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2177-8841
1980-8348
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SERGUEI EISENSTEIN E O PARALELO DAS ARTES
Oliveira, Vanessa Teixeira de
A partir da noção de específico cinematográfico teatral, procuro entender a visão de Serguei Eisenstein sobre a relação entre o cinema e as outras artes, sobretudo quanto ao paralelo cinema-teatro.
UFPB
2010-06-03 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 1 n. 1 (2010)
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1980-8348
dc
DO TEATRO UNIVERSITÁRIO À ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO TEATRO NA UNIVERSIDADE - CONSIDERAÇÕES, OU O TEATRO UNIVERSITÁRIO TEM COURO DURO
Germay, Robert
Nos dias de hoje, o termo Teatro Universitário engloba bem precisamente o teatro que se pratica na Universidade, intra muros. Este não é menos importante sendo ele « espontâneo », « enquadrado » ou « pré-profissional », de acordo com a definição atribuída pela AITU ( Associação Internacional do Teatro na Universidade) em seus atos fundadores (Liège, 1994). O termo remete não somente a uma velha tradição como a universidade, onde apresentações teatrais são registradas desde a origem mesmo da universidade bem como ele leva em consideração a diversidade das atividades teatrais no âmbito da universidade de hoje segundo os continentes, os países e as universidades. Desde sua criação em 1994, a AITU, que cobre os cinco continentes, organizou sete congressos mundiais com os quais deu conta da vitalidade, da especificação e das preocupações do teatro em universidade no âmbito da prática, do ensino e da pesquisa. Ela cosntitui uma rede importante de dimensão intercontinental. Sua sede oficial é o TURLg (Teatro Universitário Real de Liège – Bélgica).
UFPB
2010-06-03 00:00:00
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1980-8348
dc
FESTAS POPULARES: LUGARES, TERRITÓRIOS, EXPERIÊNCIAS
Baptistella, Rosana
O texto trata do corpo, da performance (Schechner, 1988; Turner, 1982) e da espetacularidade (Pradier, 1996) presentes em manifestações culturais populares. Lugares, cenários, relações herdadas e construídas. Enfoque no Chorado (Vila Bela da Santíssima Trindade–MT) e no Batuque (Capivari, Piracicaba e Tietê–SP).
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dc
ARTE E SUSTENTABILIDADE: ARGUMENTOS PARA A PESQUISA ECOPOÉTICA DA CENA
Siqueira, Adilson Roberto
Este artigo apresenta os pressupostos para a realização de pesquisas transdisciplinares em artes, em especial as cênicas, tendo por base o paradigma da sustentabilidade como uma nova fronteira para as artes e, por objetivo, desenvolver novas linguagens artístico-estéticas e teórico-práticas, aqui denominadas “ecopoéticas”, que ampliem o papel das artes, notadamente as cênicas, no desenvolvimento de uma cultura e de uma estética de sustentabilidade. As conjeturas aqui expostas baseiam-se em: a) nos princípios da sustentabilidade, conforme postulado pelo Relatório Brundtland (Nosso Futuro Comum, 1987), pela “Agenda 21” proposta pela Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (1992), pelo Relatório Mundial Sobre Cultura e Desenvolvimento (Nossa diversidade criativa, 1995), pela Declaração de Estocolmo (O poder da Cultura) feita pela ‘Conferencia Intergovernamental Sobre Políticas Culturais Para o Desenvolvimento (1998) e pela Declaração de Johanesburgo, emitida pela Conferencia Mundial de Desenvolvimento Sustentável (2002); b) no manifesto Tutzinger, proposto em 2001 pela Sociedade Alemã para Política Cultural, que sustenta que arte e artistas devem se envolver com a questão da sustentabilidade e; c) nos princípios metodológicos da transdisciplinaridade, conforme postulado pela Carta da Transdisciplinaridade (1994).
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1980-8348
dc
E QUE A NOSSA EMOÇÃO SOBREVIVA... BRECHT, MARX E O TRATADO VÉDICO NATYASASTRA
Camargo, Robson Corrêa de
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1980-8348
dc
O ATOR E O RÁDIO, UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA
Spritzer, Mirna
UFPB
2010-11-01 00:00:00
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1980-8348
dc
O ESPAÇO (NA) DA DANÇA
Silva, Soraia
UFPB
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1980-8348
dc
PODE A CIÊNCIA DO TEATRO DESEJAR?
Braga, Bya
UFPB
2011-05-02 00:00:00
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1980-8348
dc
BAMBOO BLUES, UMA PEÇA DE PINA BAUSCH
Caldeira, Solange
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2011-05-02 00:00:00
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1980-8348
dc
BREVES APONTAMENTOS SOBRE ALGUNS GRUPOS TEATRAIS EM ATIVIDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Mate, Alexandre
UFPB
2011-05-02 00:00:00
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1980-8348
dc
DESCOBRINDO A CULTURA VELADA E REVELANDO OS GESTOS VITAIS - Discovering the hidden culture and revealing the vital gesture
Melchert, Ana Carolina Lopes
Rodrigues, Graziela E. F.
Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade aprofundar o eixo Inventário no Corpo do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), através de sua aplicação a um grupo de alunos voluntários. Os sujeitos desta pesquisa foram estudantes universitários da Universidade Estadual de Campinas. Este projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Parecer CEP No. 679/2008).
Abstract: This research aimed to deepen the Inventory axis in the Body of the Method Dancer-Researcher-Performer (DRP), through its application to a group of volunteer students. The subjects were college students from the University of Campinas. This project was approved by the Ethics Committee of the School of Medical Sciences (CEP Opinion No. 679/2008).
UFPB
2012-06-08 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 3 n. 1 (2012)
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1980-8348
dc
CRIAÇÃO DIDÁTICO-POÉTICA NA ARTE - Poetic thaught in art creation
Barroso, Ana Beatriz
Resumo: O texto discorre sobre o substrato poético de alguns estudos e pesquisas teórico-práticos desenvolvidos no âmbito da educação em artes visuais na Universidade de Brasília, revelando a dupla face do desejo e da necessidade de se realizar um trabalho didático transformador e artístico.
Abstract: This paper is about the poetical essence of several theoretical and practical studies and researches developed in the field of visual arts education at the University of Brasilia, revealing the double face of desire and necessity involved in a transformative and educational process.
UFPB
2012-06-08 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 3 n. 1 (2012)
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2177-8841
1980-8348
dc
AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DE CAMILLE CLAUDEL E SUAS BAILARINAS DE PEDRA... - The possibles influences of Camille Claudel and her stone dancers in the dance universe...
Mesquita, Kamilla
Soares, Marília Vieira
Resumo: Este artigo trata das possíveis interfaces entre as linguagens artísticas - Escultura e Dança - através da análise das relações de vizinhança presentes entre a obra da escultora impressionista Camille Claudel (França: 1864-1943) e a Dança Moderna.
Abstract: This article is a study about the possible interfaces between the artistic languages - Sculpture and Dance – based on the analysis of the present relationships between the work of the impressionist sculptor Camille Claudel (France: 1864-1943) and Modern Dance.
UFPB
2012-06-08 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 3 n. 1 (2012)
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2177-8841
1980-8348
dc
O SOM E A CENA CONTEMPORÂNEA: NOTAS... - The sound and the contemporary scene: notes
Pitozzi, Enrico
Partindo de uma metodologia interdisciplinar que relaciona o corpo com a dimensão sonora da cena contemporânea, este texto busca definir a noção estética de imagem acústica. Através da análise de algumas práticas da cena teatral e da coreografia, tenta analisar a composição do dispositivo cênico com base no som. Tais experiências são discutidas em relação à dimensão audiovisual desenvolvida em colaboração com sound artists eletrônicos, que pode ser descrito como uma combinação de eventos e relações - mediadas pela tecnologia - entre som e imagem, que dão forma a um nova forma de composição cênica. Esta forma de organizar os materiais da cena influencia a percepção do performer e do espectador. O autor sustenta que esta perspectiva de análise muda o ponto de vista e a metodologia com que se vêem as formas do teatro e da dança redefinindo, em última análise, a noção de escuta.
UFPB
2013-06-13 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 4 n. 1 (2013)
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2177-8841
1980-8348
dc
PESSOA E STANISLAVSKI: SENSAÇÕES E EMOÇÕES ARTÍSTICAS... - Pessoa and Stanislavski: feelings and artistic emotions
Maia, Luciano
O artigo promove diálogos possíveis entre conceitos utilizados no processo de criação poética, estabelecido por Fernando Pessoa, e na primeira fase do sistema de interpretação de Constantin Stanislavski. A emoção do ator a partir da análise das sensações de Pessoa para o trabalho do poeta é considerada no estudo, que leva em conta as especificidades inerentes às duas linguagens envolvidas.
UFPB
2013-06-13 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 4 n. 1 (2013)
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2177-8841
1980-8348
dc
A TEATRALIZAÇÃO DO MUNDO SEGUNDO WITKACY (1885-1939): ... - World theatralization according to Witkacy (1885-1939): ...
Camargo, Robson Corrêa de
Apresentam-se elementos da obra do artista, pintor, filósofo, performer e dramaturgo polonês Witkacy (Stanislaw Ignacy Witkiewicz). Sua obra, traduzida ao inglês e ao francês, desde os anos setenta do século passado, é ainda inédita em nossa língua, apesar de sua importância na construção da linguagem da vanguarda europeia do século XX. Ao final, trechos de Pura Forma, principal elaboração do autor.
UFPB
2013-06-13 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 4 n. 1 (2013)
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2177-8841
1980-8348
dc
CONFLUÊNCIAS DO TEATRO E DA MÚSICA POPULAR NO ESPETÁCULO DE MARIA BETHÂNIA
Forin Junior, Renato
Chama-se “espetáculo de música teatralizado” o show de intérprete com um roteiro intertextual organizado por meio de canções e fragmentos literários. O artigo elenca algumas características desta dramaturgia e busca, na história estética brasileira, momentos de aproximação da música popular com o teatro. Maria Bethânia e o diretor Fauzi Arap são responsáveis pela fundamentação deste conceito de espetáculo.
UFPB
2013-12-27 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 4 n. 2 (2013)
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2177-8841
1980-8348
dc
ESTUDOS SOBRE DANÇATIVIDADE: dança – corpo – performance
Silva, Chrystine Pereira da
Porpino, Karenine Oliveira
A partir de trabalhos que questionam limites de linguagens artísticas, discute-se o termo dançatividade enquanto potência do corpo-artista. A escolha dos trabalhos se orientou pela percepção de tal potência como impulso para a desterritorialização dos campos específicos da dança para se re-territorializar em outro campo de fronteira pela própria experiência do corpo.
UFPB
2013-12-27 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 4 n. 2 (2013)
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2177-8841
1980-8348
dc
DANÇA ENTRE CULTURA E ARTE: práticas corporais e meios de legitimação estética
Guarato, Rafael
O transito de práticas corporais humanas entre as esferas da arte e da cultura é um fenômeno que sempre ocorreu. Talvez o principal exemplo desta ocorrência seja o ballet, que teve seus primeiros moldes forjados em práticas de sociabilidade, vindo a se tornar arte tardiamente. No entanto, nem sempre é explicitado esse processo de legitimação, consagração de uma prática cultural em arte. Com vistas a elucidar essa problemática, o presente texto se propõe a tratar como dançarinos vindos de uma manifestação popular urbana, a dança de rua, tornaram-se artistas consagrados em âmbito nacional no campo da dança enquanto arte; bem como, as alterações estéticas influem na mudança de público e no modo de perceber as ações em dança.
UFPB
2013-12-27 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 4 n. 2 (2013)
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2177-8841
1980-8348
dc
UN CUERPO BARROCO DADOR DE PLACER: ATRID HADAD
Azate, Gastón A.
California State University
En este artículo se hace un estudio de la obra de cabaret de la artista mexicana Astrid Hadad como parte del movimiento de cabaret político contemporáneo mexicano que se ha desarrollado desde los años ochenta. El ensayo toma como punto de partida el uso que Hadad hace de una estética visual barroca, la cual combina elementos del kitsch, del camp y de la cultura popular, con una forma de cantar enraizada en la música ranchera mexicana. Hadad ha construido a través de 25 años de ininterrumpida vida artística un personaje basado en las divas del cine de rumberas y del teatro sicalíptico (teatro de revista) de principios del siglo XX en la ciudad de México. El análisis también incluye un estudio de la influencia del cabaret alemán en su obra al igual que la resignificación que hace de los íconos religiosos y nacionales, los cuales son incorporados en sus innúmeros atuendos con los que se viste y desviste durante los espectáculos, con el propósito de construir y deconstruir frente al público un cuerpo escénico. Lo anterior con el objetivo de realizar una crítica de la mirada masculina al cuerpo de la mujer dentro de los parámetros de una cultura misógina y homofóbica, como lo es la mexicana.
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2014-12-29 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 5 n. 2 (2014)
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2177-8841
1980-8348
dc
RUMO A POSSÍVEIS DRAMATURGIAS DO ESPAÇO
Machado, Marina Marcondes
Universidade Federa de Min Gerais
Este artigo comenta o estado da atual pesquisa da autora e revela seus bastidores, em termos de leituras bem como de procedimentos criativos. Toma como ponto de partida a intersecção entre teatro, fenomenologia e psicanálise de modo a tecer uma rede de significados para a expressão “dramaturgia do espaço”, em busca de modos de escrita para textos dramatúrgicos que se mostrem como “roteiros de improviso”.
UFPB
2014-12-29 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 5 n. 2 (2014)
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1980-8348
dc
DANÇA, MÚSICA E PROCESSOS CRIATIVOS: possíveis interfaces
Vieira, Alba Pedreira
Universidade Federal de Viçosa
Avelino, Dienefer Ribeiro
Universidade Federal de Viçosa
Para explorar as interfaces entre música e dança em processos criativos, este estudo teórico-prático buscou compreender estas relações, por meio da visão dos participantes, 12 intérpretes-criadores e diretoras. Os resultados dos dados coletados, a partir de questionários e vídeos com registros do trabalho de campo, revelam que mesmo sendo a música e a dança artes independentes, o que prevaleceu no processo e produto final foi a interdependência entre elas.
UFPB
2014-12-29 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 5 n. 2 (2014)
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2177-8841
1980-8348
dc
ENTRE RAÍZES, CORPO E FÉ: poetnografias dançadas
Silva, Renata de Lima
Universidade Federal de Goiás
Lima, Marlini Dorneles de
Universidade Federal de Goiás
O objetivo deste artigo é explicitar e discutir a metodologia de trabalho Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 (SP/GO) a partir de articulações que aproximam, ao mesmo tempo que diferenciam, os campos da arte e antropologia. A discussão é feita a partir do processo em elaboração de uma performance que investiga a história de vida de mulheres que habitam e significam o cerrado brasileiro.
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2014-12-29 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 5 n. 2 (2014)
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dc
CORPOS E ARTEFACTOS EM CENA
Firmo, Catarina
Faculdade de Letras de Lisboa
A cena contemporânea tem vindo a preocupar-se cada vez mais com o modo como o corpo e a matéria são questionados na sua simbiose e dissemelhança. Neste estudo, proponho refletir acerca da articulação entre o corpo atuante e o artefacto cénico, observando técnicas e métodos de trabalho do ator. As reflexões tecidas serão ilustradas, através de uma incursão por algumas companhias portuguesas.
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2015-07-21 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
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1980-8348
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PARAÍSO ZONA NORTE: APONTAMENTOS SOBRE UMA ESTÉTICA CÊNICA
Medeiros, Elen
Universidade Federal de Ouro Preto
A montagem de Paraíso zona norte, de Antunes Filho, em 1989, compila duas peças do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues: A falecida e Os sete gatinhos. Tendo como objeto de análise a realização cênica do diretor brasileiro em relação às peças escritas por Nelson Rodrigues, o objetivo do artigo é apresentar alguns apontamentos sobre a concepção estética cênica do diretor em confronto com a estética dramatúrgica de Nelson Rodrigues.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
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2177-8841
1980-8348
dc
HORROR E PODER EM SHAKESPEARE: O MACBETH DE ORSON WELLES
Araújo, Rafael de Paula Aguiar
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
O presente artigo recupera a versão cinematográfica de Orson Welles para a peça de Willian Shakespeare, Macbeth. A reconstituição da narrativa é realizada com o intuito de pontuar as estratégias do autor para evidenciar aspectos políticos do texto. Com isso, elementos discursivos e estéticos são sublinhados com o objetivo de afirmar que o filme de 1948 constitui-se em obra autônoma e autoral, que oferece uma materialidade para o horror.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
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2177-8841
1980-8348
dc
O ATOR, O CORPO QUÂNTICO E O INCONSCIENTE COLETIVO
Haderchpek, Robson Carlos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
O presente artigo traz uma discussão sobre o “corpo quântico” do ator e o conceito de “inconsciente coletivo”, de Carl Gustav Jung. O principal objetivo deste trabalho é expor os léxicos e procedimentos adotados dentro de uma prática artística contemporânea, resultantes de uma pesquisa realizada pelo Arkhétypos Grupo de Teatro no âmbito da UFRN, que se pauta nos princípios do teatro ritualístico e da física quântica.
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2177-8841
1980-8348
dc
PER-FORMANCE E PERFORMANCE ART: SUPERANDO AS VELHAS TRA(D)IÇÕES
Camargo, Robson Corrêa de
Universidade Federal de Goiás
Este artigo examina o conceito de performance e de performance-art, semelhanças e diferenças. Apresenta seu significado em inglês, com definições de vários autores sobre o tema. Discute problemas de origem e de tradução destes termos chave que têm sido utilizados em demasia em nossa língua, mas sem a necessária busca pela precisão. Estabelece distinções entre o que é o movimento artístico chamado performance art e a performance no estudo da cultura, ou as performances culturais. Apresenta argumentos para que se estabeleçam as necessárias distinções entre a performance como conceito no estudo da cultura (Performances Culturais) e a performance como atividade artística.
UFPB
2016-06-28 00:00:00
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1980-8348
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TÉCNICAS DE MÍDIA E PROPAGANDA NA OBRA DE BERTOLT BRECHT
Garboggini, João André Brito
Pontifícia Universidade Católica – PUC Campinas
Procura verificar a presença de estratégias de comunicação na obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Marcado pelo advento de conceitos como propaganda ideológica, cultura de massas, entre outros, também é possível entender o teatro de Brecht do ponto de vista da comunicação social contra qualquer ideologia que se proponha dominante e hegemônica.
UFPB
2016-06-28 00:00:00
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1980-8348
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ALGODÃO DOCE: REGISTROS E REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO CRIATIVO DE UM ESPETÁCULO...
Corrêa, Josiane Franken
Universidade Federal de Pelotas
Lessa, Helena Thofehrn
Nascimento, Flávia Marchi
Universidade Federal de Pelotas
Este estudo objetivou registrar e refletir sobre o processo criativo de um espetáculo de dança contemporânea apresentado para crianças, na cidade de Pelotas/ RS, no ano de 2014. O processo criativo do espetáculo Algodão Doce foi desenvolvido a partir da improvisação como método propulsor, o que possibilitou que a composição coreográfica colaborativa se efetivasse, formando uma unidade no grupo participante.
UFPB
2016-06-28 00:00:00
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1980-8348
dc
A CARTOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE PARA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO ARTÍSTICA, CRÍTICA E ACADEMIA
Candeias, Manoel Levy
Universidade Estadual de Campinas
Este artigo trata da possibilidade de uma aproximação efetiva entre produção artística, crítica e academia. A partir da cartografia e outros conceitos de Deleuze e Guattari, levantamos algumas sugestões para uma mudança de perspectiva nos trabalhos críticos e científicos das Artes Cênicas, que dialogariam de uma nova maneira com a visão artística e passariam a usufruir de maior liberdade criativa.
UFPB
2016-06-28 00:00:00
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1980-8348
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ARTAUD E PROUST: ESCRITURA CÊNICA E PERFORMANCE LITERÁRIA
Dallago, Saulo Germano S.
Universidade Federal de Goiás
O presente artigo busca inter-relacionar a obra “Em busca do tempo perdido”, do escritor francês Marcel Proust, com as teorias sobre o teatro descritas por Antonin Artaud, em seu livro “O Teatro e seu Duplo”, envolvendo também o conceito de escritura, do filósofo Jacques Derrida, pensando a criação artística, tanto literária quanto teatral, a partir da criação de signos intrínsecos à obra de arte, no processo compositivo da mesma.
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2016-06-28 00:00:00
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2177-8841
1980-8348
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LABAN E MERLEAU-PONTY: RELAÇÕES ENTRE TEORIAS DE CORPO, MOVIMENTO E
Barbosa, Vivian Vieira Peçanha
Universidade Federal da Bahia
Este texto expõe uma leitura sobre alguns conceitos e concepções sobre o corpo e a experiência do movimento em Laban (1879-1958) e os põe em relação com alguns aspectos da fenomenologia de Merleau-Ponty (1908-1961). Ao longo do texto, os conceitos merleau-pontianos vão criando consonância com as ideias de Laban e vice-versa, revelando conexões que nos fazem compreender, em perspectivas distintas, porém aproximadas, o corpo como chave fundamental para a existência.
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2016-06-28 00:00:00
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2177-8841
1980-8348
dc
SOBRE CRIAR A “BORDA”: uma dança de corpo fronteira
Reis, Bruna Martins
Esse artigo pretende compartilhar a experiência de um processo criativo desenvolvido a partir da técnica Klauss Vianna de dança e que em seu trajeto acaba por afirmar linhas de vida de muitos tempos. Intensidades que pulsam como marcas de um processo de pesquisa entre arte e Saúde Mental. Transbordamentos e limiares de um solo em que se decanta um repertório de contágios de peles entre dança, psicologia e loucura.
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2177-8841
1980-8348
dc
ABORDAGEM SOMÁTICA NA EDUCAÇÃO TEATRAL
Magela, André Luiz Lopes
O presente artigo analisa o direcionamento para a educação teatral que pode ser realizado em alguns procedimentos pedagógicos específicos para a atuação. Estes procedimentos, reunidos sob o termo “abordagem somática”, visariam, neste enfoque, a uma ampliação da percepção teatral na vida daqueles que os experienciam. Amparado implicitamente em conceitos da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari e em obras de Jerzy Grotowski, o artigo também dialoga com escritos de Viola Spolin.
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2177-8841
1980-8348
dc
MEMÓRIAS EM JOGO: Reflexões sobre um processo de criação teatral em caps
Colaço, Fernanda
Coutinho, Denise
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre um processo de criação teatral com usuários de saúde mental em um centro de atendimento psicossocial na Bahia. A partir da experiência apresentada foi possível considerar o trabalho como uma rica e criativa oportunidade para o diálogo entre os próprios usuários e entre esses e a comunidade na qual se inserem. O trabalho também aponta novas reflexões sobre arte e linguagem teatral na área da saúde mental.
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2177-8841
1980-8348
dc
SOMOS CASSANDRAS? REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA E OS PESQUISADORES DAS ARTES PRESENCIAIS
Oliveira, Aline Nunes de
Navarro, Grácia Maria
Olharemos a pesquisa acadêmica em artes a partir dos conceitos de “pensamento mitológico” (Lévi-Strauss); “exclusão discursiva” (Foucault); “trabalho alienado” e “trabalho de natureza estética” (Marx), para assim refletirmos sobre possíveis saídas na construção de uma academia que realmente legitime os saberes das artes. A figura mítica da troiana Cassandra virá como metáfora deste artista-acadêmico que, não raro, é tomado como o “louco” da academia.
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2177-8841
1980-8348
dc
A POTÊNCIA TRANSFORMATIVA DOS ENCONTROS: eficácia e presença partilhada em territórios movediços da arte
Duenha, Milene Lopes
Campos, Cecília Lauritzen Jácome
E se partilhássemos experiência em vez de apresentarmos nossas obras de arte, sob a intenção de prever o que sentirá o espectador? Este artigo propõe discutir a noção de eficácia, observando a presença do artista como possibilidade de partilha na experiência artística que se compõe no aqui-agora, evidenciando o encontro entre corpos, como potência de afeto. Os autores Bento Espinosa, Yanick Bressan e Marco De Marinis inspiram as palavras contidas neste escrito.
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2017-06-21 15:39:09
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2177-8841
1980-8348
dc
FIGURAS DE UMA POÉTICA DO ATOR NO CINEMA
Arruda, Rejane Kasting
Universidade Vila Velha – UVV
Parte-se da noção de “figuras do objeto a”, introduzida pela psicanálise na Filosofia da Arte, para postular o trabalho do ator de cinema como poética, na medida em que aponta para modalidades distintas desta figura. Analisam-se perspectivas desta operação em dois tipos de atuação (naturalista e estranhada), demonstrando como se dá a produção deste lugar de vazio chamado “a”.
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2017-12-29 19:31:57
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1980-8348
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DANÇA EM ESPAÇOS URBANOS: reflexões e representações de bailarinos e coreógrafos
Sales, Bianca Christian Medeiros
Universidade Federal de Viçosa – UFV
Snizek, Andréa Bergallo
Universidade Federal de Viçosa – UFV
O presente artigo busca refletir a relação entre corpo, criação e espaços de veiculação de obras de dança. Objetivou-se analisar o modo de composição/ manutenção de duas obras artísticas do PROJETO NEPARC – Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-Corporais. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, que teve como amostra dançarinos e coreógrafos que compuseram o PROJETO no ano de 2013.
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2017-12-29 19:31:57
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1980-8348
dc
CORPO, FESTA E PERFORMATIVIDADE: encruzilhadas e reflexões desde a oralidade popular brasileira
Pereira, Sayonara
Universidade de São Paulo – USP
Costa, Daniel Santos
Neste texto, buscamos refletir sobre o corpo no contexto da oralidade popular brasileira, munidos de um referencial pós-colonial. Diante de nossa análise, evidenciamos a revisão de uma postura metodológica e epistemológica de investigações que lançam olhares ao universo performativo periférico e marginal, lócus em que está inserida a maior parte das manifestações performativas da oralidade popular brasileira, onde o corpo é uma festa!
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2177-8841
1980-8348
dc
PERSPECTIVAS SIGNIFICATIVAS EM DANÇA CONTEMPORÂNEA: arte e criação de Tuca Pinheiro
Duarte, Nicole Blach
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
O presente artigo surge como resultado de uma residência com o artista Tuca Pinheiro e objetiva apresentar algumas de suas ideias sobre arte e criação em dança, tecendo conexões entre seus pensamentos e alguns princípios expressos no movimento do Judson Dance Theater. Espera-se compor perspectivas significativas em dança contemporânea, que possam ampliar discussões e trazer reflexões sobre seu “modo de existir” e de permanecer.
UFPB
2017-12-29 19:31:57
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2177-8841
1980-8348
dc
O ATOR-ESTÁTUA DIANTE DO ESPELHO
Borie, Monique
Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle
Esta reflexão traça aproximações entre o pensamento e a escrita de Jean Genet com a obra do escultor Alberto Giacometti. A partir de referências objetivas, busca-se detectar o trabalho escultórico na constituição de uma obra escrita, cujo propósito maior é sobrepor o papel do ator às funções de uma escultura que transcende a forma.
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1980-8348
dc
RESSONÂNCIAS POÉTICAS: tradução criativa a partir da literatura para o teatro
Nascimento, Danilo França do
Este artigo analisa a vida e obra de Clarice Lispector em relação com o espetáculo teatral Prazer, da Cia. Luna Lunera. Como principal aporte teórico para este estudo, optou-se pela Tradução Criativa, que não tem como objetivo completar o original, mas sim reverberá-lo, criando com ele uma ressonância de sentidos poéticos. É nesse intuito que se realizam as análises dos objetos deste estudo.
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2018-06-26 23:10:23
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1980-8348
dc
DRAMATURGIAS DO CAVALO MARINHO: corporalidades e sentidos ambivalentes
Laranjeira, Carolina Dias
O artigo propõe refletir sobre as dramaturgias da brincadeira do Cavalo Marinho articuladas às corporalidades dos brincadores. A partir de diálogos com a literatura acadêmica e a experiência de campo, apresentam-se sentidos ambivalentes entre a visibilidade e a invisibilidade, a força e a soltura de movimentos, a contenção e o excesso, a conformação de normas e suas subversões.
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2018-06-26 23:10:23
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1980-8348
dc
A PRODUÇÃO DE PRESENÇA CÊNICA EM DARIO FO: o pensamento encarnado na palavra e na ação
Melo, Sérgio Nunes
Universidade Federal de Santa Catarina
O artigo discute a produção de presença cênica do ator, recentemente falecido, Dario Fo, a partir da fenomenologia da presença cênica de Bert O. States. Aborda a interseção entre atuação e dramaturgia como instâncias inseparáveis, relacionadas à própria motivação do ato criador do ator-autor, demonstrando como a trajetória da presença cênica de Fo conseguiu ser uma forma radical de artivismo que habilmente dispensou a doutrinação política.
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1980-8348
dc
O NOVO-VELHO CIRCO
Bolognesi, Mario Fernando
UNESP
O “novo circo” é estudado à luz da história das artes circenses. As aproximações e conflitos do circo com o teatro apontam para dois princípios básicos de construção dos espetáculos: a montagem de atrações, para o “circo tradicional”; a adoção do princípio da verossimilhança, para o “novo circo”.
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1980-8348
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PROFANO E PROFANADO: problemáticas do corpo e reverberações nas artes visuais
Müller, Maristela
UDESC
Ao longo do percurso histórico da humanidade desenvolveram-se diferentes concepções acerca do corpo, que se desdobraram em problemáticas potentes na religião, na filosofia, na literatura, nas artes e na educação. O presente artigo encontra-se dividido em duas principais partes: a primeira se refere ao corpo profano e a segunda versa o corpo profanado. Sendo estas, duas vias possíveis de se pensar a arte contemporânea e sua complexa reverberação para o ensino das Artes Visuais.
UFPB
2018-12-17 11:52:48
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1980-8348
dc
A CONSTRUÇÃO DE UMA POÉTICA CLOWNESCA NAS “NOITES DE CABÍRIA”
Correia, Eliana Rosa
SENAC-SP
Em todas as sociedades, há o registro de tipos cômicos que apresentam diversas funções sociais e atuam como questionadores da ordem estabelecida. Os palhaços e clowns, construíram ao longo da história, uma proposição de leitura crítica do social que inspira a construção do riso. Este artigo, objetiva estabelecer ligações entre a singularidade clownesca da personagem “Cabíria” no filme “Noites de Cabíria” e a relação cômico-crítico que permeia o universo dos clowns.
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2018-12-17 11:52:48
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"190906 2019 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA SOBRE A PALHAÇARIA NOS CONTEXTOS HOSPITALARES
Brum, Daiani Daiani Cezimbra Severo Rossini
O presente artigo tem por objetivo discutir a atuação de palhaças e palhaços em contextos hospitalares, tomando por base a inseparabilidade que essas figuras apresentam de uma abertura para os encontros. Para tanto, a partir de uma metodologia fenomenológica, trazemos experiências de palhaças e palhaços que atuam ou atuaram em palcos hospitalares, bem como elementos de pesquisas bibliográficas, exploratórias e experimentais.
UFPB
2019-09-06 23:00:01
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2177-8841
1980-8348
dc
O BAILARINO NO BRASIL É UM PROFISSIONAL OU UMA MICROEMPRESA?
Trindade, Ana Lígia
Universidade La Salle – UNILASALLE
Mangan, Patrícia Kayser Vargas
A criação da lei complementar nº 128/2008 fez surgir, no Brasil, a figura do Microempreendedor Individual (MEI), com o propósito de possibilitar que diversos profissionais pudessem sair da ilegalidade, adequando-se às legislações federal, estadual e municipal, sobretudo tributária; além de permitir o exercício regular da profissão de diversos trabalhadores autônomos. Este estudo tem como propósito problematizar acerca da necessidade de registro de MEI para exercer atividades profissionais de arte. Discutiremos sobre implicações do registro de MEI para os profissionais das artes, tendo como foco principal o bailarino profissional. Visamos neste artigo iniciar uma análise dos aspectos profissionais importantes para pesquisadores da temática e para os próprios bailarinos profissionais.
UFPB
2019-09-06 23:00:01
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2177-8841
1980-8348
dc
O INDÍGENA NO IMAGINÁRIO ALEGÓRICO DOS BUMBÁS DE PARINTINS
Nakanome, Ericky da Silva
UFAM
Silva, Adan Renê Pereira da
UFAM
Alegoria é um cenário móvel, suporte cenográfico para apresentação de parte do espetáculo dos bumbás. O estudo objetivou compreender a construção do indígena no imaginário alegórico do boi-bumbá de Parintins, Amazonas, Brasil, por meio de pesquisa etnográfica, focando-se no ritual indígena. O resultado evidencia a mescla do parintinense indígena e construtor da festa, tornando a visão do índio romantizada e espetacularizada simultaneamente.
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2019-09-06 23:00:01
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dc
DRAMATURGIA E PERFORMANCE POPULAR: Vargas, de Dias Gomes, e os desfiles das escolas de samba
Neves, Larissa de Oliveira
UNICAMP
O presente artigo apresenta uma análise da peça Vargas (1983), de Dias Gomes e Ferreira Gullar, a partir do folguedo no qual os autores se basearam para construir a dramaturgia: os desfiles de escolas de samba. Para tanto, apresenta rapidamente a importância do teatro musicado na história do teatro brasileiro, em seguida comenta a estrutura espetacular dos desfiles, para então analisar a peça dentro dessa correspondência.
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2019-09-06 23:00:01
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2177-8841
1980-8348
dc
TÉCNICAS DE ABORDAGEM SOMÁTICA COMO FUNDAMENTO PARA A DANÇA DO CANTOR EM ESPETÁCULOS INTEGRADOS DE CANÇÃO POPULAR
Osorio, Alexandre Freire da Silva
Faculdade Santa Marcelina
Discute-se o papel de técnicas de abordagem somática para o revelar da dança própria do cantor. São apontadas similaridades entre a técnica Klauss Vianna e a técnica vocal desenvolvida por Leila Farah, na busca pela conscientização do caminho do som/movimento no corpo. A vivência conjunta nas duas técnicas estimula um protagonismo por parte do cantor durante o processo criativo de espetáculos de canção, um caminho distinto do percorrido por musicais tradicionais.
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2019-09-06 23:00:01
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2177-8841
1980-8348
dc
JACQUES RANCIÈRE E A MODERNIDADE DO MOVIMENTO
Osvaldo Fontes Filho
UNIFESP
Este texto expõe alguns momentos da reflexão de Jacques Rancière em torno de uma “contra história da modernidade artística”, segundo a qual uma concepção renovada do movimento e da ação dramática teria surgido nos espetáculos de variedades e de dança em fins do século XIX, com reflexos na mecânica das performances no cinema mudo.
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2019-12-17 14:13:44
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2177-8841
1980-8348
dc
RIR DE SI
Adriana Schneider Alcure
A pesquisa e o trabalho com a comicidade e suas técnicas vêm desenvolvendo formas potentes de presença. Nos processos de criação e produções do Coletivo Bonobando, “rir de si” tornou-se uma chave para atritar micro e macro políticas na cidade. Neste artigo, apresentarei procedimentos realizados em nossos processos, analisando-os a partir da relação entre comicidade e política, destacando a centralidade da noção de “brincadeira” em nosso trabalho.
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2019-12-17 14:13:44
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2177-8841
1980-8348
dc
SE O ORDINÁRIO OCUPA O PALCO (E A SALA DE AULA)
André Magela
O presente artigo analisa algumas peças teatrais quanto ao modo como expõem elementos do comum e do ordinário, oriundos da vida cotidiana, sugerindo implicitamente ao espectador uma percepção mais teatral de sua vida, e fomentando a produção de outras possibilidades de viver, alternativas aos modos hegemônicos de sentir. E estas peças podem ser subsídios a modos de ver a arte e a produção artística que sejam interessantes para a educação teatral em escolas.
UFPB
2019-12-17 14:13:44
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2177-8841
1980-8348
dc
ROBERTO ALENCAR DO DESENHO À CENA E VICE-VERSA
Dias, Wagner Miranda
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
O artigo investiga os percursos de criação do artista do corpo Roberto Alencar, refletindo sobre a produção do grotesco em seu trajeto criativo, destacando as relações entre desenho e corpo. A análise foi elaborada por meio do estudo de documentos de processos criativos de Alencar, criados no desenvolvimento de seu trabalho, à luz das teorias de Cecília Almeida Salles sobre crítica de processos de criação, que tem como base a semiótica de C.S. Peirce e propõe diálogos com autores como Victor Hugo, Vsevolod Meyerhold e Mikhail Bakhtin.
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2019-12-17 14:13:44
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1980-8348
dc
A INSTALAÇÃO TEATRAL – UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR ENTRE AFIRMAÇÃO E (AUTO)CRÍTICA
Baumgartel, Stephan
Universidade do Estado de Santa Catarina
O artigo retoma a análise da instalação a partir de uma perspectiva teatral, já feita por mim em um artigo de 2011. Usando como estudo de caso a instalação A Floresta Que Anda, de Christiane Jatahy, o artigo amplia a relação entre instalação e teatralidade em direção à análise da intermedialidade como potencial intrínseco da instalação, discutindo os diferentes usos da imagem mediatizada ao longo da apresentação deste trabalho teatral-instalativo. Elabora uma diferenciação entre instalação crítica e instalação afirmativa, para refletir sobre a maneira como a intermedialidade pode posicionar o espectador em relação ao material apresentado na instalação.
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 11 n. 1 (2020): Fronteiras em diálogo
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1980-8348
dc
CORPOS/CORPAS/CORPES DISSIDENTES E A CENA ARTÍSTICA
Meireles, Flávia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Este artigo reflete sobre a presença de corpos/corpas/corpes dissidentes na cena artística e seus questionamentos da norma vigente – branca, masculina e heterossexual. A hipótese é a de que esses corpos/corpas/corpes respondem a demandas sociais que são resultados de longos processos históricos de luta por direitos. Proponho que as lutas dos movimentos sociais e a dimensão social da arte são facetas nas quais se poderiam perceber as estruturas subjacentes das instituições culturais.
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2020-06-24 20:27:18
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1980-8348
dc
O DESENHO DO ROSTO
Veloso, Jorge das Graças
Universidade de Brasília
Esta é uma reflexão memorial sobre práticas de pedagogias cênicas, realizadas com menores em restrição de liberdade, por conflitos com a Lei. É o revisitar de um caso individual, o “desenho do rosto” de Nézinho, registrado numa oficina de teatro promovida pelo extinto projeto Nimuendaju/MEC (1987) em parceria com o Governo do DF. É um artigo inédito sobre duas encenações que tiveram importantes reverberações na vida de alguns dos internos.
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2020-06-24 20:27:18
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2177-8841
1980-8348
dc
MEMÓRIAS EM BRASA
Pedroso, Luane
Universidade do Estado de Santa Catarina
Esta escrita tem o intuito de des(re)velar alguns aspectos da imagem de Joana d’Arc. Dialetizar essa figura que foi sacralizada/demonizada, tanto pela igreja católica (registros mais conhecidos) quanto no sentido metafórico, enquanto mulher guerreira, bruxa, forte, que luta (aspecto simbólico). Entender Joana enquanto mito/história e tirar da fogueira memórias que f(r)iccionam com o tempo presente, é também de articular tempos, refletir sobre o agora.
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2020-06-24 20:27:18
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dc
PERFORMANCE-RITUAL ÜHPÜ
Vieira Gonçalves, Luiz Davi
Universidade do Estado do Amazonas
Este artigo apresenta o processo de criação da performance-ritual Ühpü. Desenvolvida pelo grupo de pesquisa Tabihuni, na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, teve como pilar a experiência simétrica entre indígenas e não indígenas no ritual xamânico conduzido pelos indígenas Bu’u Kennedy, da etnia Ye’pá mahsã (Tukano), e Chris TK, da etnia Huni Kuin (Kaxinawa). Neste sentido, o presente artigo descortina ao campo das Artes da Cena uma experiência decolonial construída simetricamente na imersão no xamanismo, fazendo com que, antes de qualquer “encenação”, encontrássemos nossa real existência, presença e, principalmente, nossa subjetividade no/para mundo.
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2021-06-30 16:48:57
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 12 n. 1 (2021): Em tempos do remoto
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1980-8348
dc
COREOGRAFIA E DRAMATURGIA
Caldas de Almeida, Paulo Sérgio
Universidade Federal do Ceará
Este breve ensaio tematiza uma aproximação, na dança, entre coreografia e dramaturgia. Trata de reconhecer – sobretudo em contextos em que a figura do dramaturgista é incomum – a fundamentalidade de uma concepção de dramaturgia como um fazer compartilhado e distributivo. Ligadas a um mesmo esforço de produção de sentido, coreografia e dramaturgia são afirmadas como instâncias virtuais que ganham atualidade na matéria performativa dos corpos.
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2021-06-30 16:48:57
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 12 n. 1 (2021): Em tempos do remoto
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1980-8348
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SETOR CULTURAL DE SERGIPE (E DO BRASIL)
Baltazar, Márcia
Universidade Federal de Sergipe
Mostra-se o panorama da produção e da circulação de bens e serviços culturais no estado de Sergipe e no Brasil a partir de dados do Sistema de Informações e Indicadores Culturais do IBGE. O objetivo é levantar pistas para possíveis expansões do setor cultural. Conclui-se que o setor é ainda muito incipiente e vulnerável economicamente. Sem desconsiderar a recessão advinda da pandemia do COVID-19, percebe-se potenciais demandas para teatro, museus e shows em grande parcela da população, e uma necessidade, devido ao isolamento social, de investida das artes cênicas ao mundo da Internet, o que trará aprendizados.
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2021-06-30 16:48:57
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CORPO E PERFORMANCE NA VIDEOARTE BRASILEIRA
Esteves de Lima Lopes, Rodrigo
Universidade Estadual de Campinas
Este artigo tem por objetivo discutir a utilização do corpo como meio de performance estética e política em três videoartistas brasileiros. Inicia-se a análise pela performance política nos vídeos de Letícia Parente, realizados durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Segue-se uma reflexão sobre os trabalhos de Analívia Cordeiro cuja obra desenvolve a tríade tecnologia, dança e corpo feminino. Por fim, discute-se o trabalho de Otávio Donasci cujas “videocriaturas” são ciborgues parte-homem-parte vídeo.
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dc
CRIAÇÃO EM VIDEODANÇA
Silva Aires, Daniel
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fagundes Dantas, Mônica
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Este estudo trata da criação em dança com mediação tecnológica observando os procedimentos de criação em videodança analisados a partir da perspectiva do artista Gustavo Gelmini. Esta pesquisa percorre o campo das práticas artísticas para compreender o princípio de contaminação elaborado nesta escrita, e problematizar aspectos das danças criadas para o vídeo e dos corpos engendrados neste fazer.
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1980-8348
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REALISMO DE CONFRONTO, ATORES-MONSTROS E MONSTROS-ATORES
Guéron, Rodrigo
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Souza Amaral, Marcela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Considerando a hipótese do conceito de “Realismo de Confronto”, oriundo da observação de filmes contemporâneos, buscamos trazer uma questão que não é exclusiva aos filmes de nossa época, a de um realismo que coloca em questão o próprio real. Ao analisarmos as relações e as tensões entre atores e não atores e personagens, situações reais e/ou fictícias, encontramos proximidade com a teoria de Deleuze sobre as relações entre o virtual e o atual no cinema e a afirmação do filósofo que “o ator é um monstro”. Analisando o filme Monstros (Freaks, Tod Browning, 1932) e relacionando-o a outros mais contemporâneos, articularemos o “realismo de confronto” às relações entre o atual e o virtual no corpo dos atores.
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“BATUQUE NA COZINHA, SINHÁ NÃO QUER”
Neves de Oliveira, Victor Hugo
Universidade Federal da Paraíba
Este artigo busca analisar o teatro preto como estratégia contemporânea de enfrentamento ao racismo, a partir de pressupostos políticos, estéticos e criativos. Propomos uma defesa do teatro preto como um movimento de transgressão e decolonização por meio de suas relações com a perspectiva da afrocentricidade.
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1980-8348
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AUTOFICÇÃO DO PRESENTE
Lírio, Gabriela
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Neste artigo, analiso a produção discente a partir de trabalhos artísticos desenvolvidos em sala de aula na pandemia e exibidos na Internet, orientados por mim em disciplina de graduação. Para isso, desenvolvo o conceito de autoficção do presente, defendendo que grande parte da produção cênica em momento pandêmico reflete a vivência do presente traumático, diante da elaboração do luto coletivo de mais de 500 mil brasileiros vitimados pela covid-19. Parto do pressuposto de que a situação política trágica no Brasil, acentuada pelo negacionismo, pela ausência de política sanitária e demais políticas públicas, incluindo o setor cultural e/ou educacional, corrobora para ampliar o sentimento de desalento e melancolia (BIRMAN, 2020), provocando a emergência de investigações ancoradas em experiências autoficcionais, que não se referem ao passado, mas ao presente, constituindo o testemunho da memória traumática, por meio da elaboração artística na vivência dos acontecimentos.
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2021-12-20 18:35:39
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 12 n. 2 (2021): Biomecânica e o diálogo possível
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NOÇÕES DE INFÂNCIAS, TEATRO INFANTIL E ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS
Campos de Oliveira Freire, Brenda
Universidade Federal de Ouro Preto
Souza Bortolini, Neide das Graças de
Universidade Federal de Ouro Preto
Santos, Clóvis Domingos dos
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Este artigo articula algumas noções de natureza sócio-histórica, educacional e psicanalítica de “infância” que determinam atividades artístico-culturais na contemporaneidade. Tais perspectivas, ao passo que revelam a complexidade do “teatro infantil”, incidem sobre a concepção plural de “infâncias”. A partir do estudo de um possível “teatro para as infâncias”, são abordadas algumas experiências cênicas realizadas, entre 2014 e 2017, em Belo Horizonte.
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2021-12-20 18:35:39
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 12 n. 2 (2021): Biomecânica e o diálogo possível
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GESTO NARRATIVO, EXPRESSIVO E SIMBÓLICO
Cippiciani, Irani
Universidade Estadual de Campinas
Este artigo investiga o uso das mãos em cena como elemento narrativo, expressivo e simbólico, tomando como ponto de partida a tradição indiana de contar histórias através dos gestos de mão codificados, conhecida como Abhinaya, e de seu arcabouço gestual, conhecido no ocidente por duas terminologias distintas: Hastas e Mudras. O artigo pretende esmiuçar o uso desse alfabeto gestual dentro das tradições performativas da Índia nas diferentes formas em que se apresenta, apurar as terminologias utilizadas, esclarecendo as especificidades e contextos onde operam, consolidando uma base teórica sólida sobre o assunto para os artistas da cena não familiarizados com o universo performativo indiano.
UFPB
2021-12-20 18:35:39
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 12 n. 2 (2021): Biomecânica e o diálogo possível
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2177-8841
1980-8348
dc
MÃOS NÃO FALAM, GRITAM
Nunes Medeiros, Fábio Henrique
Universidade Estadual do Paraná
Esta investigação pretende descrever e observar algumas experiências práticas da relação entre o teatro de animação e a Libras (Língua Brasileira de Sinais) nos seguintes parâmetros e contextos: o uso da Libras como língua e linguagem e questões de “tradução”; a expressividade da Libras, estabelecendo relações com o teatro de animação, focalizando as ações das mãos e região “moldural” entre rosto, busto e extremidades dos braços, bem como a combinação do rosto como fator expressivo; descrição e análise de experiências de montagem e encenação no espetáculo infantil Voou: amor leve, no processo de adaptação do espetáculo Vozes de Abrigo, ambos da Cia Laica de Teatro, e em uma ação artístico-pedagógica com acadêmicos da Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
UFPB
2021-12-20 18:35:39
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2177-8841
1980-8348
dc
OPERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA CRÍTICA DE DANÇA
Rochelle Meneghini, Henrique
Universidade de São Paulo
A crítica de dança é uma atividade de mediação, realizada por quatro operações — Descrição, Interpretação, Avaliação e Contextualização —, que resultam em dois efeitos, aqui chamados Prolongamento e Deslocamento da experiência estética. Operações e efeitos são analisados a partir de reflexões conceituais, e em exemplos práticos, colhidos de oito textos de críticas sobre versões distintas do balé O Quebra Nozes, ilustrando como se organiza e como opera a crítica de dança.
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2021-12-20 18:35:39
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2177-8841
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dc
A CENA DO RAP EM RORAIMA
Baptaglin, Leila Adriana
Universidade Federal de Roraima
Figueira Borges, Edgar Jesus
Universidade Federal de Roraima
Esta investigação objetivou cartografar a cena do Rap em Roraima entre os anos de 2018 e 2019, dando destaque para a produção artística local, a partir de intervenções migratórias, elemento palpável em um estado fronteiriço. Para a investigação pautamo-nos nas contribuições teóricas de Deleuze e Guattari (1996), Mazer (2017), Xavier (2012), autores que nos auxiliaram na compreensão metodológica da investigação e na construção teórico-prática da cena do Rap. Destacamos, com os dados da pesquisa, que a cena do Rap em Roraima é constituída de sujeitos múltiplos que mobilizam suas produções artísticas calcados no contexto sócio, político, econômico e cultural de um estado fronteiriço ao norte do Brasil.
UFPB
2021-12-20 18:35:39
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2177-8841
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dc
ENFRENTANDO A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL POR MEIO DA ARTE
Mariana Pimenta Oliveira Baccarini
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Isabella Kettuly Pereira de Castro Amorim
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Carlos Eduardo de Lima Correia
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Beatriz Ribeiro Rocha
Universidade Federal do Paraná - UFPR
O presente artigo apresenta o resultado de um ano de estudos do Grupo de Teatro Político Interna-só-na-mente sobre intolerância religiosa na sociedade brasileira e formas de combatê-la por meio das metodologias do Teatro Experimental Negro e do Teatro do Oprimido. Para tanto, o grupo elaborou um conjunto de exercícios, peças e ações teatrais para a promoção da paz e convivência harmônica entre membros de diferentes religiões, apresentados neste trabalho.
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2022-06-13 14:03:36
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 13 n. 1 (2022): Arte e Sociedade: Contestação nas Fronteiras
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1980-8348
dc
TEATRO E RELIGIÃO
Jean Carlos Gonçalves
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Cláudio Eduardo Andrade
Universidade Federal do Paraná - UFPR
O artigo tem como objetivo compreender o discurso de estudantes evangélicos sobre as práticas teatrais no contexto universitário, especialmente no que se refere à relação entre fé e liberdade artística. A pesquisa foi realizada no âmbito de um curso de graduação na área de Artes Cênicas sediado em uma universidade pública do Brasil. O quadro teórico-metodológico está ancorado na Análise Dialógica do Discurso, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal referência. A pesquisa contribui para os campos da educação, da linguagem e das artes, apontando resultados que indicam limites e possibilidades da relação entre teatro e religião, considerando as peculiaridades que constituem a identidade e a alteridade dos sujeitos envolvidos e a defesa de um fazer teatral universitário que consiga preservar, mesmo em meio a processos fundamentalistas e exclusivistas, a autonomia, a laicidade e a democracia.
UFPB
2022-06-13 14:03:36
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2177-8841
1980-8348
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DRAMATURGIA DE CUPIDEZ ENTRE ROSAS E GIRASSÓIS
Diego Batista Leal
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Isa Etel Kopelman
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Este texto trata de experimentações realizadas no processo de investigação cênica “Dramaturgias de Cupidez”, para a pesquisa de doutoramento desenvolvida e orientada pelos presentes autores. O texto aborda as primeiras etapas da investigação com a miríade de versos licenciosos, obscenos, enigmáticos, carnavalizados, sensuais, escatológicos, entre outras características, presentes na produção poética do país. Essas práticas da pesquisa em andamento ocorreram no contexto de isolamento social, com os poemas: “As rosas do cume”, de Laurindo Rabelo, e “Girassol da madrugada”, de Mário de Andrade. Neste relato, trazemos algumas reflexões relacionadas à reverberação da palavra poética erotizada no corpo, como caminho de composição de um corpoesia.
UFPB
2022-06-13 14:03:36
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2177-8841
1980-8348
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MAM: 1964–1970
Lidia Kosovski
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Jussilene Santana
Instituto Martim Gonçalves – IMG
Este artigo trata da presença das artes cênicas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), entre o golpe militar de 1964 e 1970. Passa pela ação do diretor teatral Martim Gonçalves, seguido de outros dois jovens diretores, Amir Haddad e Paulo Afonso Grisolli, com o grupo A Comunidade. Consideramos que, nessa ocasião, as primeiras sementes da vanguarda teatral dos anos 1960 foram plantadas em terreno carioca, usufruindo, necessariamente, do espaço museográfico moderno como centro de novos paradigmas para as artes cênicas.
UFPB
2022-06-13 14:03:36
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2177-8841
1980-8348
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A VOZ DA CRIANÇA E O TEATRO INFANTIL
Japiá Mota, Ana Elizabeth
Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Souza, Ana Paula Abrahamian de
Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Considerando as crianças atrizes/atores sociais, produtoras de culturas e detentoras do direito de expressão, o presente artigo apresenta problematização acerca de suas participações nos processos de criação de dramaturgias do teatro a elas destinado. Apoiando-se nos campos dos Estudos da Infância e dos Estudos Culturais, defende-se a possibilidade do teatro como “lugar de fala” para as “vozes infantis”; como espaço de expressão de suas linguagens, narrativas, estéticas e poéticas. Apresenta-se, ao final, achados de uma pesquisa realizada com a participação de 14 dramaturgas/os pernambucanas/os, a indicarem possibilidades dialógicas com crianças na criação teatral infantil.
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2022-12-10 09:12:24
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 13 n. 2 (2022): Arte e Território
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2177-8841
1980-8348
dc
UM INVENTÁRIO DE ESCRITAS DE SI NA FORMAÇÃO ARTISTA DOCENTE DE DANÇA
Santos, Oneide dos
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Este ensaio apresenta-se como um inventário de escritas de si entrecruzado com conceitos filosóficos. É parte de uma pesquisa de conclusão de graduação no curso de Dança licenciatura, na Universidade Federal de Santa Maria. A contribuição do ensaio versa sobre reconhecer o inventário, a escrita de si e a dança a partir de diferentes modos, agitando e contrariando as políticas do mover/escrever até então hegemônicas.
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2022-12-10 09:12:24
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2177-8841
1980-8348
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LEVAR A PAISAGEM CONSIGO:
Romanini Jr., Moacir
Escola Superior de Artes Célia Helena
No intuito de alargar os estudos que abordam as relações entre performer, ambiente e memória, esse artigo visita a obra da artista Regina José Galindo, da Guatemala, transitando por ações performativas em que as afecções entre essas instâncias são evidenciadas de modo bidirecional. Conforme poderá ser conferido, Galindo apresenta outras nuances na relação com os lugares e suas memórias. Embora suas performances remetam principalmente às questões sociais de seu país historicamente esquecido, muitas de suas ações artísticas são realizadas pelo mundo afora, ocupando outros espaços, distintos daqueles que originaram os fatos que provocaram suas performances. Logo, defende-se nesse artigo a ideia de um corpo que carrega a paisagem consigo, ou um corpo-nação em todo o seu horror e que necessita de muitos gritos para ser ouvido.
UFPB
2022-12-10 09:12:24
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 13 n. 2 (2022): Arte e Território
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2177-8841
1980-8348
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O PROJETO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA PEÇA TEATRAL, O JESUÍTA (1861), DE JOSÉ DE ALENCAR
Rocha, Denise
Universidade Federal de Uberlândia – UFU
O Jesuíta (1861), a última peça teatral escrita por José de Alencar (1829-1877), foi uma encomenda para as comemorações da Independência do Brasil feita pelo renomado artista João Caetano (1863), que recusou o papel. Somente em 1875, ano da célebre “Questão Religiosa”, por causa da intransigência da igreja com o Estado, foi encenada a peça no Theatro São Luiz, do Rio de Janeiro. O fracasso de público, motivado pelo anacronismo do tema histórico e pelos ânimos antieclesiásticos, motivou uma querela entre Alencar e Joaquim Nabuco. O objetivo do artigo é apresentar a trajetória do médico Samuel, que ocultava sua condição de vigário da Companhia de Jesus no Brasil, e planejava com doutrinações pela proclamação da independência brasileira, mas foi confrontado com a ordem de expulsão dos jesuítas, expedida pelo Marquês de Pombal, em 1759.
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2022-12-10 09:12:24
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2177-8841
1980-8348
dc
TAÍ, EU FIZ TUDO PRA VOCÊ GOSTAR DE MIM:
Marques, Maximiliano
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Shaw, Lisa
University of Liverpool
Este artigo focaliza a trajetória artística de Carmen Miranda e aborda a forma pela qual a artista construiu seu (auto)marketing por meio da figura da baiana estilizada, tendo sua imagem ligada a produtos diversos e reproduzida no Brasil e no exterior. Examina também como Miranda contribuiu para popularizar e fixar essa figura nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, ressaltando diálogos e tensões entre a “tradição” das fantasias da baiana “autêntica” e a “modernidade” dos trajes da baiana “alegórica”. Por fim, argumenta que Carmen Miranda associou a figura da baiana estilizada à imagem tropical do carnaval brasileiro e estabeleceu uma escola estética nas apresentações das escolas de samba.
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2022-12-10 09:12:24
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 13 n. 2 (2022): Arte e Território
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