2024-03-29T01:11:47Z
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2019-10-22T16:24:26Z
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2177-8841
1980-8348
dc
PERFORMERS E ESPECTADORES - TRANSPORTADOS E TRANSFORMADOS
Schechner, Richard
UFPB
2011-05-02 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 2 n. 1 (2011)
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2018-03-22T16:28:31Z
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"131227 2013 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
O VERDADEIRO E O FASCISTICAMENTE FALSIFICADO GEORG BÜCHNER
Lukács, György
Inédito em português, o texto foi originalmente escrito para o centenário de morte do dramaturgo alemão Georg Büchner. Publicado em 1937.
UFPB
2013-12-27 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 4 n. 2 (2013)
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"150720 2015 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
NATUREZA E ARTIFÍCIO NA SCENA PROSPETTICA ENTRE O CINQUECENTO E O SEICENTO – Três capítulos sobre cenografia de Il Corago –
Gutlich, George Rembrandt
Universidade de Taubaté
Lemos, Maya Suemi
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Costa, Ligiana
O artigo tem por objeto a tradução e comentário de três capítulos do tratado italiano de autor desconhecido Il Corago (c. 1630). O texto trata da arte da representação cênica e, especificamente nestes capítulos, da cenografia. Ele se revela um testemunho do processo de mudança de percepção e recepção do sistema representativo perspectivo entre os séculos XVI e XVII, em que deficiências da ilusão perspectiva são apontadas e sublimadas em novas orientações estéticas e representativas.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
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"150720 2015 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
CONTATO-IMPROVISAÇÃO NO BRASIL PELA TRAJETÓRIA DE ISABEL TICA LEMOS
Pizarro, Diego
Lemos, Isabel Tica
Entrevista.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
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"151227 2015 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
“DOS DIÁRIOS”
Sulerjítski, Leopold
Universidade de São Paulo
Tradução de parte da obra do russo Leopold Sulerjítski.
UFPB
2015-12-27 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 2 (2015)
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2018-03-22T16:29:55Z
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"160628 2016 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
COMO SE FORMULAM AS PERGUNTAS NA DANÇA-TEATRO DE PINA BAUSCH?
Schlicher, Susanne
Theaterakademie Hamburg
Pina Bausch compunha suas peças seguindo princípios de montagem, colagem, métodos de filme como diminuir e cortar. Ela aplicava princípios composicionais musicais a cenas isoladas e a movimento, tanto quanto à dramaturgia da peça toda: tema e contra-assunto, tema e variação, contraponto, cânone, leitmotif, crescendo e decrescendo. A composição musical está presente na montagem de elementos únicos, ações e cenas, caos e estrutura em harmonia e ao mesmo tempo. As peças seguem a dialética da unidade e abertura, estrutura hermética e liberdade, círculo e linha em todos os níveis. O quebra-cabeça associativo dá ao público a liberdade de interpretação. Você pode sempre ver de outro modo.
UFPB
2016-06-28 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 7 n. 1 (2016)
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2018-12-18T15:04:46Z
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"181217 2018 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
CORPOS CO(SE)M MEMÓRIAS: estratégias de re-enactment na dança contemporânea –
De Laet, Timmy
University of Antwerp
O texto, originalmente publicado como capítulo de obra, consiste em versão mais longa de um artigo anterior do mesmo autor. Reproduzido para o Português sob autorização do GrupoTaylor and Francis, LLC, uma divisão da Informa plc.
UFPB
2018-12-17 11:52:48
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 9 n. 2 (2018)
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2021-06-30T19:48:57Z
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"210630 2021 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
TEORIA E PRÁTICA DO TEATRO
Telles, Narciso
Universidade Federal de Uberlândia
Os textos aqui traduzidos, publicados originalmente no volume 2 do livro Teoria e Prática do Teatro, apresentam um recorte do vasto pensamento do autor sobre o teatro latino-americano e sua relação com os espectadores.
UFPB
2021-06-30 16:48:57
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 12 n. 1 (2021): Em tempos do remoto
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2021-12-20T21:35:39Z
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"211219 2021 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
ESTUDO SOBRE A UTOPIA CONSTRUTIVISTA DE VSÉVOLOD MEYERHOLD
Shcherbakov, Vadim
State Institute for Art Studies of the Ministry of Culture of Russian Federation
Coelho, Maria Clara
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Meyerhold sempre foi fascinado pelos conceitos de arte transformando e criando vida. Ele estava profundamente preocupado com a indisposição dos russos em obedecer ao lento curso da evolução. Os experimentos do encenador ao estabelecer o espetáculo como encontro de massa e o conceito de propaganda revolucionária monumental, como foram apresentados no Teatro da RSFSR-1, provaram ser bem-sucedidos e convincentes. No entanto, a Moscou soviética fecha o teatro. Como Meyerhold confiava nos líderes do partido, ele considerou o fechamento do seu teatro uma prova de que o país soviético não precisava de uma arte cênica profissional. Assim, a ideia construtivista da arte que visa a projetar a vida de acordo com leis artísticas mostra a saída para o impasse. Se o artista de teatro deve estar efetivamente envolvido no processo de criação de um novo ser humano harmonioso, Meyerhold irá criá-lo a partir do desenvolvimento de métodos de treinamento para atores. O método foi encontrado na Biomecânica.
UFPB
2021-12-20 18:35:39
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 12 n. 2 (2021): Biomecânica e o diálogo possível
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2021-12-20T21:35:39Z
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2177-8841
1980-8348
dc
PÁVEL URBANÓVITCH, PROFESSOR DE BIOMECÂNICA
Sirotkina, Irina
Russian Academy of Sciences
Zolotukhin, Valeri
School of Advanced Studies in the Humanities
Guimarães Araújo, Joana Souto
O artigo publica fotografias inéditas da biomecânica de Vsévolod Meyerhold, pertencentes ao acervo particular do ator, professor e diretor de teatro, Pável Vladímirovitch Urbanóvitch. Logo depois de iniciar seus estudos, frequentando a primeira turma dos Laboratórios Estatais Superiores de Teatro, Urbanóvitch passou a lecionar biomecânica e acrobacia. Ao desenvolver exercícios práticos, ele reuniu diversos materiais relacionados ao método criado por Meyerhold de movimentação no palco. As fotografias de exercícios biomecânicos localizadas em seu acervo datam do início dos anos 1920. Cópias de algumas das imagens, também preservadas nos arquivos do Museu Central de Teatro de A. A. Bakhrushin, já eram conhecidas em publicações dedicadas a Meyerhold e seus alunos; outras estão sendo publicadas pela primeira vez. Diversas fotos retratam a vida cotidiana na escola de Meyerhold na época em que os princípios da biomecânica do teatro estavam sendo formulados, desenvolvidos e intensamente praticados. As fotos haviam sido designadas para o depósito no Museu do Teatro Meyerhold e utilizadas para fins didáticos, possivelmente como ilustrações para um manual de biomecânica.
UFPB
2021-12-20 18:35:39
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 12 n. 2 (2021): Biomecânica e o diálogo possível
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2021-12-20T21:35:39Z
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"211219 2021 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
ANOTAÇÕES DAS AULAS DE V. E. MEYERHOLD
Eisenstein, Serguei
Branco, Sonia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estas anotações de Eisenstein, assim como uma carta dele para sua mãe, fazem parte do livro Eisenstein sobre Meyerhold: 1919-1958, organizado, preparado e comentado por Vladímir Zabrodin (Moscou: Новое издательство, 2005).
UFPB
2021-12-20 18:35:39
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/61706
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 12 n. 2 (2021): Biomecânica e o diálogo possível
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