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2177-8841
1980-8348
dc
POR UMA TEORIA BASTARDA - For a bastard theory
Trotta, Rosyane
Resumo: O projeto de pesquisa Dramaturgia Cênica se dedicou, ao longo do ano de 2011, a uma prática investigativa cujo foco central foi a formação do artista-pesquisador, tendo como objeto o teatro performativo e a tarefa de elaborar o trajeto entre a fonte motivadora e uma cena autoral. O presente artigo expõe os materiais e as operações empregados e reflete sobre a experiência, como pretexto para dar prosseguimento à discussão sobre a pesquisa em artes cênicas, levantada numa das edições da revista Moringa.
Abstract: The research project Stage Dramaturgy has dedicated the year of 2011 to an investigative practice in which the central focus has been the apprenticeship of an artist and researcher with the task of creating a performative theater that elaborates the way between the motivational source and an authorial scene. This article shows the materials and the skills employed, and reflect on that experience, as a pretext to continue the discussion about researching in performing arts addressed in one of the Moringa journal editions.
UFPB
2012-06-08 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 3 n. 1 (2012)
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1980-8348
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A QUESTÃO EPISTEMOLÓGICA NOS ESTUDOS TEATRAIS - La pregunta epistemológica en los estudios teatrales
Dubatti, Jorge
Resumo: O texto faz uma revisão sobre alguns fundamentos filosóficos e teóricos que avaliam a necessidade de um questionamento epistemológico para os estudos teatrais. Permite reconhecer que cada tomada de posição científica é uma tomada de posição ontológica. Afirma que o teatro como fazer deve ser estudado em sua dimensão de práxis, e não utilizando esquemas abstratos a priori, independentes da experiência teatral. A Filosofia do Teatro se interessa também pelo pensamento que surge em torno do acontecimento e habilita, assim, o resgate dos metatextos dos artistas, dos técnicos e dos espectadores como documentos essenciais para seu estudo.
Resumen: El texto presenta una revisión de algunos fundamentos teóricos y filosóficos que avalan la necesidad de la pregunta epistemológica en los estudios teatrales. Reconoce que cada toma de posición científica es una toma de posición ontológica. Afirma que si el teatro es un hacer debe ser estudiado en su dimensión de práxis, y no desde esquemas abstractos a priori, independientes de la experiencia teatral. La Filosofía del Teatro se interesa, además de las prácticas mismas, por el pensamiento que se genera en torno del acontecimiento, y habilita así el rescate de los metatextos de los artistas, los técnicos y los espectadores como documentos esenciales para su estudio.
UFPB
2012-06-08 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 3 n. 1 (2012)
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A LINGUAGEM E A ESTRUTURA DA NEGATIVIDADE EM AFRICA ABUNDA LEJOS DE AQUÍ, DE WALTER ROSENZWIT - The language and the negativity structure in Walter Rosenzwit’s Africa abunda lejos de aqui
Gambi, Henrique do Nascimento
Resumo: Este trabalho tem como proposta analisar a peça Africa abunda lejos de aquí, de Walter Rosenzwit, a partir da teoria das poéticas comparadas de Jorge Dubatti. Nossa análise se aterá ao que o crítico denomina de abordagem imanente da obra. Como subsídio, empregaremos a teoria da negatividade de Agamben.
Abstract: This paper has the purpose of analyzing the play Africa abunda lejos de aquí, by Walter Rosenzwit, having as starting point Jorge Dubatti’s theory of comparative poetics. Our analysis will be attached to what he calls immanent approach of the play. To support that, we will also employ Agamben’s theory of negativity.
UFPB
2012-06-08 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 3 n. 1 (2012)
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SUL DA CENA, SUL DO SABER - South of scene, south of knowledge
Fabrini, Veronica
Busca-se pensar o teatro como lócus privilegiado para a experiência de pontos cruciais das epistemologias do sul, concebidas por Boaventura Sousa Santos: a abertura para saberes ofuscados pelo modelo hegemônico do “Norte”, a ecologia de saberes e a tradução intercultural. Isto nos leva a rever o estatuto do corpo enquanto natura-prima do teatro e as colaborações com que práticas tradicionais frequentemente revitalizam o teatro. A metáfora do sul, seja da cena ou do saber, busca uma compreensão e uma experiência mais profunda da alteridade, fundamental ao teatro.
UFPB
2013-06-13 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 4 n. 1 (2013)
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SENTIDOS DA PALAVRA PERFORMANCE - Meaning of the performance word
Belém, Elisa
O artigo expõe três usos da palavra performance: o uso corriqueiro pela mídia; o campo Estudos da Performance; o gênero performance art. São abordadas brevemente as bases teóricas que levaram a constituição do campo Estudos da Performance, assim como características da performance art. O conceito de performatividade permeia os três termos referidos. Destaca-se, portanto, o uso da palavra para análise e investigação de manifestações humanas e, de outra forma, o uso da palavra ligado à criação artística.
UFPB
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2177-8841
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CORPO SUBJETIVADO: ... - Body subjectified: ...
Antério, Djavan
Gomes-da-Silva, Pierre Normando
Este artigo insere-se no âmbito de uma investigação à luz de conceitos e significados do corpo enquanto elemento subjetivo. Objetiva-se revisar diferentes linhas de pensamento, fomentando uma discussão reflexiva acerca desta temática. A metodologia adotada foi a revisão sistemática. Os estudos analisados apresentaram contextos diversificados, porém com similaridades conceituais nas quais é possível vislumbrar aproximações ideológicas acerca do corpo.
UFPB
2013-06-13 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 4 n. 1 (2013)
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O DIZER VERDADEIRO COMO PRÁTICA DISCURSIVA NA PEDAGOGIA DO ATOR
Icle, Gilberto
Este texto fricciona a noção de parrhesia e a Pedagogia do Ator. Apresenta-se o contexto discursivo, no qual as operações teóricas são empreendidas, e problematiza-se o conceito de parrhesia, dizer-verdadeiro, segundo a obra de Michel Foucault. Analisam-se os textos prescritivos para o ator, confrontando-os com o imperativo de dizer a verdade. Tal operação se realiza, a partir de uma indagação constituída num movimento reflexivo entre a Pedagogia do Ator e a noção de parrhesia.
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2014-06-26 00:00:00
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dc
O DESEJO DOS OUTROS: aspectos da relação entre teatro e público na contemporaneidade
Desgranges, Flávio
O autor toma o filme francês O Gosto dos Outros como mote para analisar aspectos da relação entre teatro e público nos dias atuais, destacando duas questões-chave para tratar o assunto: que aspectos marcantes podem ser levantados para pensarmos a ausência de uma cultura teatral no Brasil? De que modo considerar a potência estética da arte teatral na contemporaneidade?
UFPB
2014-06-26 00:00:00
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DE LA EPOPEYA DEL TEATRO ALTERNATIVO A LA ESCUELA DE BUFONES
del Bosque, Andres
Este texto realiza el viaje juglaresco de un loco, que navega desde la Utopía del teatro alternativo de los años setenta del siglo XX, embarcado en la Nave del Teatro Experimental de Cali y timoneado por el maestro Enrique Buenaventura, hasta el desembarco en los puertos de la Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid que tiene lugar en los albores del siglo XXI. La trayectoria traza una parábola que nos permite sentir el teatro alternativo como permanente investigación y resistencia cultural e insinúa que el teatro oficial, comercial y académico, es en verdad lo efímero que permanece desprovisto de identidad. Esta navegación a bordo de esta nave de locos, propone el viaje que nos lleva hacia la máscara: el Nacimiento del Otro (alter-nativo).
UFPB
2014-06-26 00:00:00
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dc
PASSAGENS SEM TERMO
Primo, Rosa
O texto que se segue tem como propósito discutir o corpo-dançante a partir da obra Self-Unfinished, de Xavier Le Roy, cuja concepção conduz a uma certa inversão da imagem do corpo orgânico, desestabilizando a geografia corporal, agitando lógicas espaciais e ópticas. Um corpo dançante que leva o público a se confrontar com uma realidade em seu processo de diferenciação, fazendo-se passagens, mudança, construção de imagens transitórias e dissolução do sujeito unitário.
UFPB
2014-06-26 00:00:00
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dc
POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A DANÇA CONTEMPORÂNEA E O CONCEITO DE MIMESIS EM ARISTÓTELES
Roble, Odilon José
Bonvino, Jéssica
Um dos pilares da Estética no pensamento ocidental é a poética de Aristóteles. Nela encontramos uma atenção especial ao conceito de mimesis como recriação poética da natureza, distanciando-se assim da concepção negativa platônica na qual a arte é cópia da cópia. Nesse texto, discursamos sobre novas pertinências da mimesis ao revisitarmos o conceito aristotélico e identificarmos o estreitamento atual entre dança contemporânea e cotidiano.
UFPB
2014-06-26 00:00:00
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dc
“ARTE” E A “CIÊNCIA” DE CONTAR HISTÓRIAS: como a noção de performance pode provocar diálogos entre a pesquisa e a prática
Hartmann, Luciana
Universidade de Brasília
Este artigo, baseado em levantamento da produção bibliográfica brasileira sobre a narração de histórias e no escopo teórico-metodológico fornecido pelos estudos da performance, pretende promover uma análise dos diálogos possíveis entre a pesquisa e a prática do contar histórias.
UFPB
2014-12-29 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 5 n. 2 (2014)
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dc
O ESPETÁCULO COMO ACONTECIMENTO CONTEXTUAL: dimensão espaço-tempo para a construção real-ficcional
Campos, Cecília Lauritzen Jácome
Universidade do Estado de Santa Catarina
O estudo tem por objetivo discutir a relação tempo/espaço e suas implicações nas dimensões real/ficcional do espetáculo teatral. Para tanto, dois espetáculos são referidos para a análise dos aspectos levantados, Pequenos milagres do Grupo Galpão e Hysteria do Grupo XIX. A partir do exercício crítico da recepção, as reflexões traçadas apontam determinadas linhas de raciocínio que valorizam a condição do espetáculo enquanto acontecimento e experiência.
UFPB
2014-12-29 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 5 n. 2 (2014)
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dc
A PRESENÇA DO REAL: do extremo à perturbação na experiência receptiva da cena contemporânea
Montagner, Alessandra
Universidade Estadual de Campinas
Este artigo disserta sobre experiências receptivas de choque impulsionadas pela utilização do extremo nas produções da cena contemporânea. Analisa-se uma cena do espetáculo B. #4, do ciclo de tragédias Tragedia Endogonidia, da companhia teatral italiana Socìetas Raffaello Sanzio, a fim de ilustrar a perturbação e ambivalência que fundam novas possibilidades relacionais e pessoais pela experiência estética.
UFPB
2014-12-29 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 5 n. 2 (2014)
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dc
O MATERIAL FATZER DE BRECHT: notas sobre o inacabado como nova forma de narrar
Teixeira, Francimara Nogueira
Instituto Federal de Educaçao, Ciencia e Tecnologia do Ceará
O artigo faz uma aproximação do Material Fatzer, de Brecht, através da contextualização histórica de sua produção e da problematização de questões formais. Procura apontar pistas para abordar o texto da peça didática como modelo para novas formas de narrar a partir do que o próprio material já apresenta em sua estrutura de documento e comentário.
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2014-12-29 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 5 n. 2 (2014)
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dc
O OFÍCIO DA CRIANÇA-ATOR: análise da atuação da criança na linguagem teatral e cinematográfica
Cruvinel, Tiago de Brito
Universidade de Brasília
Veloso, Jorge das Graças
Universidade de Brasília
Esta pesquisa analisa a singularidade da atuação das crianças e mostra que os componentes importantes das competências compreendidas pelo ofício do ator adulto, também podem ser discutidos nos trabalhos desenvolvidos por crianças¬-atores no cinema ou no teatro. Esta investigação apresenta, ainda, as diferenças entre crianças em cena e crianças-atores; para esta diferenciação, utilizou-se os espetáculos do diretor italiano Romeo Castellucci.
UFPB
2014-12-29 00:00:00
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dc
DA ARTE À MERCADORIA: a transfiguração do teatro pelo sistema capitalista
Rosa, Beatriz Maria Vianna
Universidade Estadual de Campinas
No momento em que o ator se profissionaliza, isto é, atribui ao seu ofício o objetivo de ser remunerado, o capitalismo se apropria das relações teatrais, transformando-o em mercadoria e atribuindo-lhe a mesma função dos objetos de consumo. Nossa reflexão filosófica, baseada em dois filósofos, Ernest Fischer e Ana Portich, questiona a possibilidade que o teatro, que é uma arte que se dá no encontro sensível de seres humanos, tem de não perder sua essência imaterial e simbólica, nos perguntando se a arte teatral tem condição de sobreviver dentro do sistema capitalista de produção.
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2014-12-29 00:00:00
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 5 n. 2 (2014)
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1980-8348
dc
O ANTIGO E O MODERNO OU O CARREFOUR DO TEMPO
Banu, Georges
Université Sorbonne Nouvelle Paris 3
O teatro se confronta com a questão do tempo e seu tratamento cênico. Começou por tentar restituir a distância no tempo a fim de reconstituir as condições históricas dos textos clássicos e, em seguida, de uma maneira polêmica, deu prioridade a sua dimensão contemporânea e procedeu a uma reaproximação evidente pelas opções adotadas. Hoje, alguns grandes diretores preferem a hibridação de durações e adotam uma dupla posição, na qual a distância e a proximidade se cruzam, criando um tempo "fictício", impuro, um tempo estritamente teatral.
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 9 n. 2 (2018)
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1980-8348
dc
O CORPO CÔMICO FEMININO: convenções, renovações e paradoxos
Pimenta, Daniele
Universidade Federal de Uberlância
Este artigo discute questões relacionadas à comicidade feminina, de modo a demonstrar o quanto essa vertente de atuação é rica e presente nas artes cênicas, embora a imagem cômica da mulher não tenha, ainda, dominado o imaginário de nosso público de forma equivalente à imagem sublime.
UFPB
2018-12-17 11:52:48
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 9 n. 2 (2018)
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TENNESSEE WILLIAMS NÃO PARECE ELE MESMO: expressionismo e crítica social em Not About Nightingales
Arnaut, Luis Marcio
Universidade de São Paulo
Analisa-se Not about Nightingales de Tennessee Williams. Escrita em uma época de acentuada crítica social na dramaturgia norte-americana, faz um contraponto com a hegemonia sobre o dramaturgo – psicologizante e autobiográfica – e revela uma dramaturgia crítica social. São analisados aspectos formais quanto à construção expressionista, evidenciando em alguns personagens o contexto histórico-crítico dos direitos humanos.
UFPB
2018-12-17 11:52:48
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 9 n. 2 (2018)
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POÉTICAS DA REBELDIA: a dramaturgia de Plínio Marcos e o pensamento de Antonin Artaud
Araújo, Gessé Almeida
O presente artigo aproxima a dramaturgia de Plínio Marcos do pensamento do encenador francês Antonin Artaud. O naturalismo tardio de Plínio Marcos integrou-se com o momento político que o Brasil viveu antes e depois do golpe de 1964. Os principais fundamentos do Teatro da Crueldade calçam a aproximação entre as visadas sobre a arte da representação, como fundamentos do que se chama de poéticas da rebeldia.
UFPB
2018-12-17 11:52:48
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 9 n. 2 (2018)
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O PLÁGIO INVENTIVO: REESCRITURA, REENCENAÇÃO, REMONTAGEM, RETEATRALIZAÇÃO E REPERFORMATIZAÇÃO
Beigui, Alex
UFOP
Através do presente artigo, procuramos discutir a ideia de “plágio inventivo” no contexto da cena contemporânea. Para tanto, apresentamos de maneira sucinta um percurso dos elementos que conduziram ao espaço do plágio, suas contradições e diferenças em relação à cópia e a alguns conceitos afins como o de mímesis e o de simulacro. A partir da problemática entre a “originalidade” e a representação, analisamos algumas experimentações, enquanto campo metodológico de criação.
UFPB
2019-09-06 23:00:01
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 10 n. 1 (2019)
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2177-8841
1980-8348
dc
A BRINCADEIRA COMO PERFORMANCE EM UM ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS
Pereira, Diego de Medeiros
UFSM
Fazzioni, Mateus Junior
UFSM
Neste texto, busca-se examinar e entender o “brincar” como um ato performativo que acontece em uma zona liminar, que não se encontra nem dentro e nem fora da subjetividade infantil. A elaboração deste estudo se faz por meio de revisão bibliográfica e análise do espetáculo “Atenção para a Chamada!”, criado pelo Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq), em 2017. Esses materiais serão discutidos tendo como primeiro plano a investigação das relações entre a brincadeira performativa da criança e o teatro contemporâneo.
UFPB
2019-09-06 23:00:01
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dc
MEMÓRIA, NARRATIVA E O TRÁGICO MODERNO
Medeiros, Elen de
UFMG
O ponto central do artigo é a memória e o que dela se projeta como narrativa na construção dramatúrgica de Nelson Rodrigues, Carlos Alberto Soffredini e Luís Alberto de Abreu. Por meio do processo de reconstrução fabular, uma certa ideia de tragicidade que se alinha à noção sustentada na modernidade será consolidada. Os três autores e as peças aqui dispostas estão ligados a um processo memorialístico fragmentado de constituição da narrativa e, nesses casos, representação de um aspecto trágico do homem moderno.
UFPB
2019-09-06 23:00:01
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TEATRO NA ESCOLA E FORMAÇÃO DE ESPECTADORES: uma proposta de apreensão dos signos da cena
Simões, Itamar Wagner Schiavo
UDESC
Analiso a questão do signo no teatro tecendo relações com indústria cultural e pedagogia do espectador além de apresentar uma ação de formação de público. Utilizo como aporte teórico proposições sugeridas por Ane Ubersfeld, conduzindo a problemática da multiplicidade sígnica da encenação em direção a algumas ideias de Teodor Adorno sobre os modos de percepção do espectador impostos pela indústria cultural, dimensionando uma discussão sobre a obsolescência e a necessidade do teatro na atualidade. Contribui para o debate o estudo de Flávio Desgranges sobre a pedagogia do espectador. Por fim apresento uma ação de formação de público em escolas através do espetáculo Infância.
UFPB
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O TECIDO COLORIDO NA DANÇA-TEATRO DE PINA E BARBA: Uma Dramaturgia Plural de Subjetivação
Piva, Bruno Leal
Universidade Nova de Lisboa
O presente artigo tem o intuito de relacionar a composição dramatúrgica de Pina Bausch e Eugênio Barba em sua dança-teatro, a partir do envolvimento dos atores-dançarinos na criação cênica, levando em consideração suas experiências pessoais e suas participações na construção de uma narrativa plural, envolvidas por suas subjetividades ou subpartituras, num processo contínuo de subjetivação.
UFPB
2019-09-06 23:00:01
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PROPOSIÇÕES PARA UM MOVIMENTO MENOR
André Arias
Erin Manning
Concordia University
As proposições deste texto são orientações de um processo curatorial experimental em curso durante o ano de 2019, e que serve como o ativador da série de encontros que o SenseLab facilitará em diferentes países com o título de Movimentos Menores. Na exploração transversal do que essa série de encontros pode gerar, emerge a pergunta de como é possível dar conta da entrada do movimento menor no mundo. Um processo curatorial para a ativação de movimentos menores requer uma transformação do pressuposto de que existe um campo da arte e um campo da vida, quando o binarismo entre arte e vida é desfeito. O que importa não é se é ou não arte, mas como a experiência ou o acontecimento muda as condições da experiência. Quando a arte se torna a maneira e não o fim, os movimentos menores se tornam orientadores dos processos por vir.
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2019-12-17 14:13:44
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dc
ESFERA PÚBLICA ATRAVÉS DA PERFORMANCE
Ana Vujanović
Bojana Cvejić
Performing Arts Research and Training Studios
Entendemos a esfera pública como uma esfera discursiva da sociedade, que consiste na fala, em ações e movimentos dos cidadãos, nas “palavras e nos atos”, como diria Hannah Arendt, que se podem considerar articulações e expressões da ideologia. Para intervir politicamente, a esfera pública precisa de espaço público e, portanto, procura-o. O principal motivo que nos fez começar a investigar a esfera pública é nossa preocupação com a crise que atravessa, uma crise que não está apenas associada a uma privatização da esfera pública, em curso no capitalismo neoliberal, mas também vista, de uma maneira mais ampla, como uma crise de representação na democracia representativa.
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“NATUREZA”? UM SOBREVOO SOBRE ALGUNS MOMENTOS DA HISTÓRIA DA DANÇA OCIDENTAL DO SÉCULO XVIII E XX
Ana Teixeira
A proposta deste texto é ressaltar dois períodos na história da dança ocidental, nos quais a questão da Natureza foi fundamental para articular pressupostos distintos no entendimento dos dois momentos da história da dança. Do século XVIII ao XX, registra-se a inquietação de artistas que se debruçavam no estudo da Natureza como ativador da compreensão do corpo, da dança, do gesto e do movimento. No século XVIII, interrogava-se sobre a natureza humana, suas emoções e como expressá-las, já no século XX buscava-se redescobrir o corpo a partir da Natureza. A questão que se lança é: como os artistas estão lidando com essa questão no século XXI?
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2019-12-17 14:13:44
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O CORPO E OS MAPAS DA ALTERIDADE
Christine Greiner
PUC-SP
Há muitas bibliografias que têm discutido o tema da alteridade do ponto de vista político e filosófico. Tópicos como racismo, neurodiversidade e gênero têm reverberado amplamente nas discussões acadêmicas e outros fóruns. No entanto, pouco se discute acerca do papel da arte e do corpo nestes debates. Este artigo busca colaborar com este viés, deslocando o debate das práticas discursivas para o corpo em movimento e suas ações performativas.
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NO QUE ESTÁ POR VIR, SEREMOS TODOS FILÓSOFOS-ENGENHEIROS-DANÇARINOS OU NÃO SEREMOS NADA
Renzo Taddei
Este texto argumenta que, ante os desafios postos pelo que se convencionou chamar de Antropoceno – cuja manifestação mais dramática são as mudanças climáticas –, por um lado, e pela possibilidade de uma “explosão de superinteligência” no campo da inteligência artificial, por outro, três habilidades serão fundamentais para a existência das coletividades humanas no futuro: a de ser capaz de avaliação ética das novas possibilidades tecnológicas; a de ação reflexiva e criativa dentro de um contexto de incertezas incontornáveis; e habilidade para construir alianças pragmáticas com povos e formas de vida com os quais não se compartem regimes epistêmicos. Tais habilidades encarnam-se na figura do filósofo-engenheiro-dançarino, ou, mais apropriadamente, do eticista-bricoleur-coreógrafo.
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A DANÇA DOS OUTROS
Luciane Ramos-Silva
Entendendo movimento como prática social, cultural e política, percebemos que nestes tempos sombrios algumas danças têm possibilitado o surgimento de poderosos atos criativos. A partir da observação de um conjunto de artistas negras e negros, que criam na contramão da engrenagem compressora de desejos, discutimos, à luz de alguns intelectuais basilares para a luta antirracista e a crítica cultural, fundamentos e formas de escritas de si que desconstroem estigmas coloniais, inserem a discussão crítica da diferença e possibilitam uma abordagem das identidades não como “pautas”, mas como reelaboração de existências e disputa de narrativas.
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2019-12-17 14:13:44
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dc
AFECTOS EM PERFORMANCE
Ana Pais
A performance, o teatro e a dança são lugares privilegiados para pensar os afectos e as suas particulares performatividades, isto é, o que (nos) fazem. Ao reforçar ou subverter as condições políticas, sociais e culturais do encontro na presença, eles podem mostrar outras formas de pensar a vida comum, afecto público e a autonomia do sujeito. Neste texto, abordarei o papel dos afectos no trabalho das seguintes artistas contemporâneas: Raquel André (Coleção de Amantes), Cláudia Müller (Dança Contemporânea em Domicílio) e Eleonora Fabião (Ações Cariocas). A partir de modelos de circulação de afecto, como o de Teresa Brennan, em The Transmission of Affect (2004), procurarei pensar como estas três criadoras configuram o encontro efêmero, dando especial atenção ao tipo de relação para o qual o espectador é convidado.
UFPB
2019-12-17 14:13:44
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DESCOLONIZAR A ARTE
Guzzo, Marina
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Federici, Conrado
Liberman, Flávia
Este artigo pretende, a partir de uma cartografia sobre o que seria uma arte comunitária ou arte comum, lançar questões sobre nomes, papéis e ações que podem ajudar a delimitar suas contradições e sua potência para construir o que entendemos como esfera pública. É crescente o discurso sobre descolonização em projetos artísticos ou curatoriais. No entanto, ainda são raras as formas de mudar essas práticas para encontrar outras maneiras de fazer e existir, criando em contextos tão desiguais, como encontramos na sociedade brasileira.
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2019-12-17 14:13:44
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CONDENSAÇÃO E ACUMULAÇÃO DRAMÁTICA EM ANTON TCHÉKHOV
Rauschenberg, Nicholas
A partir de una reconstrucción exhaustiva de las principales obras teatrales de Antón Chéjov, buscamos en este artículo pensar dos nociones imprescindibles para los dramaturgos: la condensación y la acumulación dramáticas. Después de pensar una dialéctica entre disociación y condensación, analizamos a Tío Vania y las obras posteriores, mostrando cómo Chéjov elaboró a partir de la reescritura de Fauno y La Gaviota una economía de personajes, vínculos y situaciones dramáticas de acumulación a partir de condensaciones más sofisticadas en los relatos.
UFPB
2020-06-24 20:27:18
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CASULO DE FOGO
Baldin, Talita
Universidade Federal Fluminense
Carvalho, Rodrigo
Universidade Federal Fluminense
Viana Vidal, Paulo Eduardo
Universidade Federal Fluminense
O relato de experiência apresenta Casulo de Fogo, encenado em 2016 pela Cia Coletivo Sem Órgãos. Os principais conceitos utilizados são fragmentação da obra e desconstrução, buscando ilustrar como embasaram o processo de trabalho. Como resultado, verificou-se como fragmentação e deslocamento na construção cênica são conceitos de potência para a abertura do diálogo com a criação, dando lugar ao subjetivo, intuitivo, desconhecido, na produção cênica.
UFPB
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ENEGRECER, SABOTAR A MEMÓRIA
Mostaço, Edélcio
Universidade do Estado de Santa Catarina
O artigo trata do espetáculo Preto, estreado pela companhia brasileira de teatro em 2018. Partindo da fala da atriz negra Grace Passô, ele articula, através de uma construção performática, rizomas, acontecimentos e novos agenciamentos sobre a memória do racismo no Brasil. Sua construção en abyme subverte a percepção tradicional do tempo histórico, introduzindo a tensão deleuziana entre o virtual e o real.
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2020-06-24 20:27:18
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MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 11 n. 1 (2020): Fronteiras em diálogo
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