2024-03-29T00:23:45Z
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/index/oai
oai:periodicos.ufpb.br:article/24948
2018-03-22T16:29:11Z
moringa:MSPB
driver
nmb a2200000Iu 4500
"150717 2015 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
PETER BROOK: ESBOÇO DE UMA OBRA
Banu, Georges
Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3
Análise da história e do percurso de Peter Brook à partir de seu interesse pelo trabalho com atores de culturas diversas, assim como a pesquisa sobre a passagem do visível para o invisível em cena, com o que se preocupou depois de sua instalação em Paris, no teatro Bouffes du Nord.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/24948
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
por
Copyright (c)
oai:periodicos.ufpb.br:article/24949
2018-03-22T16:29:11Z
moringa:MSPB
driver
nmb a2200000Iu 4500
"150717 2015 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
O MARAT/ SADE DE PETER BROOK: polifonia, violência e excessos
Elias, Larissa
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Marat/Sade, encenação e filme de Peter Brook, realizados, respectivamente, em 1964 e 1967, são obras artísticas impregnadas de excesso e violência visuais e sonoros. Ambas se organizam por meio da mesma estrutura polifônica proposta pela dramaturgia de Peter Weiss. Tais obras permitem que vejamos a poética de Peter Brook fora da perspectiva de uma certa ideia de espaço vazio.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/24949
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
por
Copyright (c)
oai:periodicos.ufpb.br:article/24959
2018-03-22T16:29:11Z
moringa:MSPB
driver
nmb a2200000Iu 4500
"150719 2015 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
MEU TRABALHO COM PETER BROOK
Maratrat, Alain
O presente texto resulta de uma solicitação feita a Alain Maratrat para dissertar sobre temas que envolvem sua experiência e trabalho durante vinte anos no teatro Bouffes du Nord, sob direção de Peter Brook.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/24959
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
por
Copyright (c)
oai:periodicos.ufpb.br:article/24962
2018-03-22T16:29:11Z
moringa:MSPB
driver
nmb a2200000Iu 4500
"150719 2015 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
VAZIO E PLENITUDE
Tonezzi, José
Universidade Federal da Paraíba
Romano, Lúcia
Universidade Estadual Paulista
O texto apresenta alguns preceitos brookianos do fazer teatral, em especial no que concerne à interpretação, pensados a partir do relato de atividades desenvolvidas em São Paulo, com orientação do ator e diretor Alain Maratrat. A revisão da experiência passada encaminha a reflexão sobre a presença de Brook na cultura teatral nacional de meados da década de 1990, além de observar alguns limites e possibilidades da troca “intercultural”, sob a luz do projeto de “transculturalidade” presente no teatro de Peter Brook e empreendido por Maratrat em parceria com um grupo de jovens atores e atrizes brasileiros.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/24962
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
por
Copyright (c)
oai:periodicos.ufpb.br:article/25018
2018-03-22T16:29:11Z
moringa:MSPB
driver
nmb a2200000Iu 4500
"150723 2015 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
DO PROCESSO À CONTEMPLAÇÃO: diálogos entre Mikhail Bakhtin e Peter Brook
Gonçalves, Jean Carlos
Universidade Federal do Paraná
Esse texto tem como objetivo refletir sobre o processo e a contemplação nas artes do espetáculo a partir de um diálogo entre textos de Mikhail Bakhtin e Peter Brook. Por meio do encontro entre as noções de estética, criação e recepção da obra de arte, presentes nas obras dos referidos autores, é possível pensar na produção e na circulação de sentidos da encenação teatral, desde seu processo de montagem até o encontro da obra com o espectador.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/25018
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
por
Copyright (c)
oai:periodicos.ufpb.br:article/25019
2018-03-22T16:29:11Z
moringa:MSPB
driver
nmb a2200000Iu 4500
"150723 2015 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
LITERATURA, TEATRO E CINEMA: o Mahabharata de Peter Brook, um encontro multicultural
Lirio, Gabriela
Universidade Federal do Rio de Janeiro
O artigo analisa a adaptação cinematográfica do poema épico indiano O Mahabharata. O diretor Peter Brook e o roteirista Jean-Claude Carrière, após longa pesquisa, dedicaram-se à adaptação do poema, primeiro para o teatro e depois para o cinema, obtendo, deste modo, uma dupla investigação. O multiculturalismo da proposta e a problemática da identificação/distanciamento foram fundamentais ao entendimento do processo de adaptação da obra.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/25019
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
por
Copyright (c)
oai:periodicos.ufpb.br:article/25020
2018-03-22T16:29:11Z
moringa:MSPB
driver
nmb a2200000Iu 4500
"150723 2015 eng "
2177-8841
1980-8348
dc
A TRAGÉDIA DE CARMEN: teatro e cinema na obra de Peter Brook
Lirio, Gabriela
Universidade Federal do Rio de Janeiro
O artigo investiga a relação entre teatro e cinema na obra de Peter Brook, através da análise do filme e do espetáculo “A Tragédia de Carmen”. O conceito de adaptação e as relações espaço-temporais serão analisadas na transposição das linguagens. Observa-se o foco no trabalho do ator e a importância dada à comunicabilidade com o público.
UFPB
2015-07-21 00:00:00
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/25020
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 6 n. 1 (2015)
por
Copyright (c)