2024-03-28T11:25:00Z
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/index/oai
oai:periodicos.ufpb.br:article/16105
2019-10-29T15:02:40Z
mpgoa:EDT
driver
SOBRE A REVISTA E O MESTRADO PROFISSIONAL GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES APRENDENTES
Prestes, Emília Maria da Trindade
Apresentação da Revista do Mestrado em Gestão das Organizações Aprendentes (MPGOA)
UFPB
2013-06-10
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/16105
10.23179/2317-9082
Gestão & Aprendizagem; v. 1 n. 1 (2012)
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/16105/9188
oai:periodicos.ufpb.br:article/16996
2019-10-29T15:03:10Z
mpgoa:EDT
driver
A evolução tecnológica dos periódicos científicos eletrônicos: do paradigma gutenberguiano para um cenário hipermidiático
Dias, Guilherme Ataíde
Editorial
UFPB
2013-10-10
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/16996
10.23179/2317-9082
Gestão & Aprendizagem; v. 2 n. 1 (2013)
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/16996/9677
oai:periodicos.ufpb.br:article/18158
2019-10-29T15:04:12Z
mpgoa:EDT
driver
PROCESSOS COGNITIVOS NA SOCIEDADE APRENDENTE
Brennad, Edna Gusmão de Góes
Editorial
UFPB
2014-02-18
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/18158
10.23179/2317-9082
Gestão & Aprendizagem; v. 2 n. 2 (2013); 1-2
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/18158/10274
oai:periodicos.ufpb.br:article/19909
2019-10-29T15:05:34Z
mpgoa:EDT
driver
Sobre o Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes
Brennad, Edna Gusmão de Góes
Isoni, Miguel Maurício
Editorial.
UFPB
2014-07-14
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/19909
10.23179/2317-9082
Gestão & Aprendizagem; v. 3 n. 1 (2014); 1-2
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/19909/11052
oai:periodicos.ufpb.br:article/22391
2019-10-29T15:05:54Z
mpgoa:EDT
driver
A semente da publicação
Freire, Gustavo Henrique de Araújo
Freire, Isa Maria
Editorial do n.2 do v.3 [2014] da Revista MPGOA.
UFPB
2014-12-28
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/22391
10.23179/rmpgoa.v3i2.22391
Gestão & Aprendizagem; v. 3 n. 2 (2014); 01-02
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/22391/12462
oai:periodicos.ufpb.br:article/30070
2019-10-29T15:06:24Z
mpgoa:EDT
driver
EDITORIAL
Machado, André Gustavo Carvalho
UFPB
2016-08-08
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/30070
10.23179/rmpgoa.v4i1.30070
Gestão & Aprendizagem; v. 4 n. 1 (2015); 1-2
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/30070/15907
Copyright (c) 2016 Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes
oai:periodicos.ufpb.br:article/30072
2019-10-29T15:06:43Z
mpgoa:EDT
driver
Editorial
Bellini, Carlo G. P. G.P.
UFPB
2016-08-08
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/30072
10.23179/rmpgoa.v4i2.30072
Gestão & Aprendizagem; v. 4 n. 2 (2015); 1-1
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/30072/15928
Copyright (c) 2016 Revista do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes
oai:periodicos.ufpb.br:article/31381
2019-10-29T15:07:22Z
mpgoa:EDT
driver
Editorial
Brennand, Edna Gusmão de Goes
Editorial
UFPB
2016-11-08
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/31381
10.23179/g&a.v5i1.31381
Gestão & Aprendizagem; v. 5 n. 1 (2016)
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/31381/16994
Copyright (c) 2016 Gestão & Aprendizagem
oai:periodicos.ufpb.br:article/31889
2019-10-29T15:15:41Z
mpgoa:EDT
driver
Editorial
Moura Jr., Pedro Jácome de
UFPB
2016-12-31
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/31889
10.23179/g&a.v5i2.31889
Gestão & Aprendizagem; v. 5 n. 2 (2016)
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/31889/16993
Copyright (c) 2016 Gestão & Aprendizagem
oai:periodicos.ufpb.br:article/34744
2019-10-29T15:20:02Z
mpgoa:EDT
driver
Editorial
Silva, Alzira Karla Araújo da
UFPB
2017-06-07
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/34744
10.23179/g&a.v6i1.34744
Gestão & Aprendizagem; v. 6 n. 1 (2017); 05-06
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/34744/17657
Copyright (c) 2017 Gestão & Aprendizagem
oai:periodicos.ufpb.br:article/39172
2019-10-29T15:20:22Z
mpgoa:EDT
driver
Editorial
Silva, Alzira Karla Araújo da
Brennand, Edna Gusmão Góes
UFPB
2018-04-12
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/39172
10.23179/g&a.v6i2.39172
Gestão & Aprendizagem; v. 6 n. 2 (2017); 5-6
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/39172/19830
Copyright (c) 2018 Gestão & Aprendizagem
oai:periodicos.ufpb.br:article/40025
2019-10-29T15:20:40Z
mpgoa:EDT
driver
Editorial
Silva, Alzira Karla Araújo da
UFPB
2018-06-04
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/40025
10.23179/g&a.v7i1.40025
Gestão & Aprendizagem; v. 7 n. 1 (2018); 5
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/40025/20110
Copyright (c) 2018 Gestão & Aprendizagem
oai:periodicos.ufpb.br:article/43797
2019-10-29T15:21:01Z
mpgoa:EDT
driver
EDITORIAL
Silva, Alzira Karla Araújo da
UFPB
2018-12-30
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/43797
10.23179/g&a.v7i2.43797
Gestão & Aprendizagem; v. 7 n. 2 (2018); 5
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/43797/21917
Copyright (c) 2018 Gestão & Aprendizagem
oai:periodicos.ufpb.br:article/51608
2020-05-11T18:08:46Z
mpgoa:EDT
driver
EDITORIAL
Silva, Alzira Karla Araújo da
UFPB
2019-07-01
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/51608
Gestão & Aprendizagem; v. 8 n. 1 (2019); 5
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/51608/30213
Copyright (c) 2019 Gestão & Aprendizagem
oai:periodicos.ufpb.br:article/51820
2020-05-11T18:11:05Z
mpgoa:EDT
driver
EDITORIAL
Silva, Alzira Karla Araújo da
UFPB
2019-12-31
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/51820
Gestão & Aprendizagem; v. 8 n. 2 (2019); 5-6
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/51820/30216
Copyright (c) 2019 Gestão & Aprendizagem
oai:periodicos.ufpb.br:article/65128
2022-12-19T20:55:28Z
mpgoa:EDT
driver
EDITORIAL
Juvenal Freire de Oliveira, Bernardina Maria
UFPB
2022-12-15
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65128
Gestão & Aprendizagem; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê I; 2-3
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65128/36573
oai:periodicos.ufpb.br:article/65136
2022-12-15T17:40:19Z
mpgoa:EDT
driver
EDITORIAL
Ataíde Dias, Guilherme
de Almeida Silva, Alba Lígia
É com grande alegria que construímos o texto que inicia esta edição do periódico científico, Gestão & Aprendizagem. A gênese dos artigos publicados nessa edição foi o I Simpósio Internacional Jürgen Habermas, conduzido pela cientista vinculada à Universidade Federal da Paraíba, Professora Doutorada Edna Gusmão de Góes Brennand, e tratou-se de uma ação conjunta entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universitat de València e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
A realização desse evento e da consequente publicação de um número de periódico lastreado nas temáticas lá discutidas traz à tona mais uma vez – talvez estejamos sendo redundantes - a importância atual do pensamento Habermasiano. As contribuições de Habermas para a percepção da democracia que emerge na esfera pública são seminais. Elas se fazem ainda mais importante quando consideramos a contemporaneidade imediata, em que se persegue o coelho branco por labirintos que desaguam em uma quimera de um multiverso regido por uma razão instrumental que, ao invés de nos tornar mais próximos de uma Ágora ou de uma Assembleia, nos levam para um universo que aparenta ter saído de uma distopia Orwelliana, onde imperam o tecnicismo, discursos de ódio e Fake News. A obra de Habermas é um elixir para que possamos compreender e enfrentar esse cenário, trazendo mais democracia, inteligibilidade e diálogo. Afinal, a sociedade, como se apresenta, não converge para um futuro (presente?!) perfeito, pasteurizado (Não!! Rejeitamos o Triumph des Willens), e irreversível como sugerido pela tecno-fascismo.
UFPB
2022-12-15
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65136
Gestão & Aprendizagem; v. 11 n. 1 (2022): Dossiê II; 2-3
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65136/36583
oai:periodicos.ufpb.br:article/65152
2022-12-22T21:06:42Z
mpgoa:EDT
driver
EDITORIAL
Prestes, Emília
Quais são, na contemporaneidade, os desafios que se apresentam para a reflexão, interpretação da realidade e crítica nesses momentos de crises e de incertezas? É inegável hoje, apesar de todas os mecanismos de acesso à informação de que se dispõe, parece se ter menos clareza sobre a organização do mundo e sobre o comportamento humano. Aos poucos, o mundo que desde da perspectiva filosófica, sociológica, antropológica e histórica, se apresentava como passível de ser interpretado em um horizonte de verdades, vai sendo desconstruindo diante das emergências de novas realidades. Com isso, as inquietações intelectuais se revelam em perspectivas diversas e, não raramente, em interpretações provisórias, haja vista não serem capazes de incorporarem explicações mais permanentes sobre os emergentes anseios de justiça, autonomia, liberdade, inclusão ou democracia dos diferentes setores da sociedade. A questão aqui colocada se associa as reflexões de Barrington Morris Junior, no livro Injustiça: As bases da obediência e da revolta, sobre o esfacelamento das certezas estabelecidas entre o que era uma sociedade justa e injusta, frente a novas questões éticas e políticas que marcaram os novos imperativos sociais e morais, dando sentido as novas necessidades humanas.
UFPB
2022-12-18
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65152
Gestão & Aprendizagem; v. 11 n. Especial (2022); 2-4
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65152/36616
oai:periodicos.ufpb.br:article/65334
2022-12-27T13:50:50Z
mpgoa:EDT
driver
Editorial
de Almeida Silva, Alba Lígia
Com imensa satisfação, a Revista Gestão & Aprendizagem (G&A) do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Aprendentes (PPGOA) da Universidade Federal da Paraíba, disponibiliza a toda comunidade científica a Edição Especial composta por pesquisas concluídas do I Curso de Especialização em Gestão de Dados no Cenário do Big Data, vinculado ao referido Programa de Pós-Graduação e em parceria com o SEBRAE-PARAÍBA.
Os dados são insumos fundamentais para que as organizações tenham condições de melhor entender o ecossistema no qual estão inseridos, possibilitando assim a geração de informações e de conhecimentos que servirão para a elaboração de produtos e serviços otimizados para toda a sua comunidade de colaboradores internos e externos de uma instituição. Nesse diapasão, os artigos publicados nesse número de G&A abordam temas que orbitam em torno da questão da gestão de dados. Os artigos foram elaborados a partir das experiências de servidores do SEBRAE-PARAÍBA ao longo de suas respectivas atividades profissionais com o tema e das pesquisas desenvolvidas na especialização, que certamente serão de grande valia para disseminar os conhecimentos compilados para toda a comunidade que tem interesse em conhecer mais sobre a gestão de dados no cenário do Big Data.
UFPB
2022-12-27
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65334
Gestão & Aprendizagem; v. 11 n. Especial (2022): Gestão de Dados no Cenário do Big Data; 2-6
2317-9082
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65334/36726