2024-03-28T11:25:54Z
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/index/oai
oai:periodicos.ufpb.br:article/6771
2023-01-24T17:57:16Z
politicaetrabalho:REP
driver
A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COMO MEIO DE SUPRESSÃO DA POLÍTICA
Barbosa, Attila Magno e Silva
Este ensaio tem como objetivo principal demonstrar que a responsabilidade social empresarial pode ser vista como um meio de supressão da política enquanto esfera de manifestação do dissenso. Para nós, o projeto de 'solidariedade empresarial' é um produto das externalidades negativas do processo de flexibilização produtiva. Nesse sentido, defendemos a tese de que este projeto está inscrito no conjunto de técnicas biopolíticas que visam o atendimento de necessidades e carências sociais e não a constituição de uma cidadania plena.
Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial. Dissenso. Biopolítica.
Universidade Federal da Paraíba
2007-12-04
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/6771
Política & Trabalho: revista de ciências sociais; n. 26 (2007): MÍDIA E PODER; 177-202
1517-5901
0104-8015
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/6771/4209
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
oai:periodicos.ufpb.br:article/6772
2023-01-24T17:57:16Z
politicaetrabalho:REP
driver
MERCADORES DA CIDADANIA: limites e desvios da responsabilidade social corporativa
Fontenelle, Isleide Arruda
O artigo discute como o McDonald´s no Brasil ingressou na 'economia do acesso' cuja mercadoria, por excelência, é a experiência, vendendo sanduíches com a promessa de inclusão digital, através do 'Projeto McInternet', apresentado como sendo uma ação de responsabilidade social corporativa.
Palavras-chave: McInternet. Inclusão Digital. Responsabilidade Social Corporativa. Mercado da Cidadania.
Universidade Federal da Paraíba
2007-12-04
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/6772
Política & Trabalho: revista de ciências sociais; n. 26 (2007): MÍDIA E PODER; 203-223
1517-5901
0104-8015
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/article/view/6772/4210
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0