2024-03-29T09:11:58Z
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/index/oai
oai:periodicos.ufpb.br:article/3647
2020-05-02T13:33:19Z
rec:RES
driver
Currículo e Epistemologia
Lima, Idelsuite de Sousa
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
2008-09-01
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/3647
10.15687/rec.v1i1.3647
Curriculum Space Journal; Vol.1, n.1 (2008) GLOBALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: currículo, espaço em litígio?
Revista Espacio del Curriculum; Vol.1, n.1 (2008) GLOBALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: currículo, espaço em litígio?
Revista Espaço do Currículo; Vol.1, n.1 (2008) GLOBALIZAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: currículo, espaço em litígio?
1983-1579
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/3647/2983
Copyright (c) 2008 Revista Espaço do Currículo
oai:periodicos.ufpb.br:article/9673
2020-05-02T13:33:01Z
rec:RES
driver
Livro: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO NO BRASIL
Cardoso, Maria Marcolina Lima
Autora: ZOTTI, Solange aparecida. SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: DOS Jesuítas aos anos de 1980. Campinas, SP; Autores Associados; Brasília, DF: Editora Plano, 2004.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
2009-03-01
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9673
10.15687/rec.v3i2.9673
Curriculum Space Journal; Vol.3 N.2 (2011) O CAMPO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI: UMA POLISSEMIA DE SENTIDOS E...
Revista Espacio del Curriculum; Vol.3 N.2 (2011) O CAMPO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI: UMA POLISSEMIA DE SENTIDOS E...
Revista Espaço do Currículo; Vol.3 N.2 (2011) O CAMPO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI: UMA POLISSEMIA DE SENTIDOS E...
1983-1579
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9673/5261
Copyright (c) 2011 Revista Espaço do Currículo
oai:periodicos.ufpb.br:article/9683
2020-05-02T13:32:59Z
rec:RES
driver
Discurso e Mudança Social
Maia, Angélica
Autora: ZOTTI, Solange aparecida. SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: DOS Jesuítas aos anos de 1980. Campinas, SP; Autores Associados; Brasília, DF: Editora Plano, 2004.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
2009-03-01
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9683
10.15687/rec.v3i2.9683
Curriculum Space Journal; Vol.3 N.2 (2011) O CAMPO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI: UMA POLISSEMIA DE SENTIDOS E...
Revista Espacio del Curriculum; Vol.3 N.2 (2011) O CAMPO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI: UMA POLISSEMIA DE SENTIDOS E...
Revista Espaço do Currículo; Vol.3 N.2 (2011) O CAMPO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI: UMA POLISSEMIA DE SENTIDOS E...
1983-1579
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9683/5265
Copyright (c) 2011 Revista Espaço do Currículo
oai:periodicos.ufpb.br:article/20639
2020-05-03T13:32:31Z
rec:RES
driver
UM “ENTENDIMENTO DO ENTENDIMENTO”: OLHAR SOBRE OSABER LOCAL
dos Santos, Miriam Espindula
Primeiramente quero justificar minha opção por fazer uma síntese-resenha do livro O Saber Local: novos ensaios em antropologia interpretativa, de Clifford Geertz. A escolha se deu pela inquietação que o mesmo provocou no momento de sua leitura, o referido ensaio contribuiu de forma significante para o meu processo de (in) maturação acadêmica, pessoal e de pesquisadora. A intenção é destacar os pontos mais relevantes do livro, lançar um olhar sobre algumas questões problematizadas pelo autor. Apesar de não utilizar a hermenêutica interpretativa proposta por Geertz em minha pesquisa, a mesma possibilitou muitas ideias acerca de como proceder enquanto pesquisadora, no trato que devo ter para com o meu objeto, um trato respeitoso, atencioso, aberto, com um olhar afinado para as questões que o cerca, bem como o uso de analogias para analisar determinados fatos. Destaco que o meu olhar sobre este ensaio também reflete as discussões calorosas que realizamos em sala de aula acerca do mesmo, bem como dos momentos em que analisamos os projetos de pesquisas dos colegas da turma, apesar de não me deter neste aspecto. Assim sendo, vou seguir basicamente a divisão proposta pelo ensaísta nesta obra, refletindo acerca do que mais me inquietou neste ensaio...
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
2014-09-12
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n2.350355
10.15687/rec.v7i2.20639
Curriculum Space Journal; Vol.7, N.2 (2014) POR UM CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO MAIS DIVERSA, DINÂMICA E DEMOCRÁTICA: debates atuais..
Revista Espacio del Curriculum; Vol.7, N.2 (2014) POR UM CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO MAIS DIVERSA, DINÂMICA E DEMOCRÁTICA: debates atuais..
Revista Espaço do Currículo; Vol.7, N.2 (2014) POR UM CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO MAIS DIVERSA, DINÂMICA E DEMOCRÁTICA: debates atuais..
1983-1579
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n2.350355/11388
Copyright (c) 2014 Revista Espaço do Currículo
oai:periodicos.ufpb.br:article/22236
2020-05-03T13:32:19Z
rec:RES
driver
OS PROCESSOS DA GLOBALIZAÇÃO: Fenômeno novo ou velho?
de Lima, Vagna Brito
O presente texto se configura em uma síntese-resenha compreensiva do capítulo I – Os processos da globalização (SANTOS, 2002, p. 25-94), capítulo inicial da obra A Globalização e as Ciências Sociais. O livro A Globalização e as Ciências Sociais, organizado pelo professor português Boaventura de Sousa Santos, consiste numa coletânea com 14 capítulos, escritos por diferentes autores e distribuídos em sete linhas de discussão sobre a temática da globalização e suas interfaces com o campo das ciências sociais. As discussões que compõem a referida obra, sem exceção abordam temáticas relevantes com importantes contribuições para o entendimento das diferentes facetas presentes nas dimensões da globalização neoliberal e o seu impacto nas sociedades semiperiféricas. Contudo, justifica-se a opção em fazer a síntese-resenha do texto introdutório na perspectiva de ampliar a compreensão sobre os processos de intensificação da globalização a partir das provocações iniciais do autor: “1) a globalização é um fenômeno novo ou velho?; 2) a globalização é monolítica, ou tem aspectos positivos e aspectos negativos?; 3) aonde conduz a crescente intensificação da globalização?” (SANTOS, 2002, p. 26-27)...
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
2014-12-23
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n3.604605
10.15687/rec.v7i3.22236
Curriculum Space Journal; Vol.7, N.3 (2014) CURRÍCULO: mosaico interdisciplinar
Revista Espacio del Curriculum; Vol.7, N.3 (2014) CURRÍCULO: mosaico interdisciplinar
Revista Espaço do Currículo; Vol.7, N.3 (2014) CURRÍCULO: mosaico interdisciplinar
1983-1579
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n3.604605/12322
Copyright (c) 2014 Revista Espaço do Currículo
oai:periodicos.ufpb.br:article/27453
2020-05-03T13:31:42Z
rec:RES
driver
EN TORNO A LO POLITICO
Diniz, Edileuda Soares
MOUFFE, Chantal. En torno a lo politico. Buenos Aires: Fondo de Cultura economica, 2007. p. 15-40.
O texto evidencia a perspectiva de Mouffe (2007), no que concerne ao seu entendimento acerca do político, o qual equivale ao ambiente de poder. Isso a aproxima do conceito clássico das formas de poder, de maneira que a dimensão que ela dá do político é a do antagonismo presente nas sociedades humanas. Termo esse que, muito embora na acepção enciclopédica signifique ação contrária, na sua discussão teórica o que prevalece é o sentido de conflituoso. Juntamente ao antagonismo, encontra-se o conceito de hegemonia, por serem vitais para a compreensão do político, quando se trata de que toda sociedade provém de uma série de práticas que tencionam estabelecer ordem num âmbito de contingência....
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
2016-01-25
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.488489
10.15687/rec.v8i3.27453
Curriculum Space Journal; Vol.8, N.3 (2015) POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: tensões e desafios no cenário educacional brasileiro
Revista Espacio del Curriculum; Vol.8, N.3 (2015) POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: tensões e desafios no cenário educacional brasileiro
Revista Espaço do Currículo; Vol.8, N.3 (2015) POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: tensões e desafios no cenário educacional brasileiro
1983-1579
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.488489/14748
Copyright (c) 2016 Revista Espaço do Currículo