2024-03-29T00:29:02Z
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/index/oai
oai:periodicos.ufpb.br:article/20640
2020-05-03T13:32:30Z
rec:SOC
driver
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: O WORDSMITH COMO FERRAMENTA DE EXPLORAÇÃO DE CORPORA
Samara Wanderley Xavier Barbosa, Maria Zuleide da Costa Pereira;
Nathália Fernandes Egito Rocha, Rafael Ferreira de Souza Honorato;
Este texto constitui-se a partir da implementação das ações de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFPB, intitulado “Os Sentidos do Currículo nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa/PB”, e desenvolvido no período de 2013 a 2014. O objetivo do plano/projeto é destacar o papel do software Worsmith Tools 6, como ferramenta de análise de corpora, na exploração dos sentidos de educação, currículo e ensino nos documentos curriculares analisados, que são os documentos de políticas curriculares nacionais (Lei de Diretrizes e Bases de nº 9394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª série, Diretrizes Curriculares Gerais para Educação Básica e Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de Nove Anos) e os locais (Projetos Político-Pedagógicos de nove escolas da Rede Municipal de Ensino). Dessa forma, mostramos os recursos do conjunto de ferramentas utilizadas, exemplificando de que modo elas contribuíram para uma análise documental mais exata e confiável do que outras perspectivas de análise linguística permitiriam. De fato, ao mesmo tempo em que facilitaram às possíveis articulações entre educação, currículo e ensino, o conjunto de ferramentas em questão, como argumenta Sardinha (2004), nos deu a possibilidade de analisar vários aspectos da linguagem, tais como: a composição lexical, o tema dos textos selecionados e a organização da retórica e composicional dos gêneros discursivos. Metodologicamente, organizamos os documentos em análise num conjunto de textos informatizados, de tal forma que se tornaram adequados para o pesquisador analisar, sempre tendo em vista a autenticidade, a legibilidade e a extensão dos textos, e a seleção criteriosa dos enunciados que comporiam o corpus. Para empreender a análise propriamente dita, decidimos utilizar o Worsmith Tools 6 e suas três ferramentas o Wordlist, o Concord e o Keywords, cada uma delas com suas especificidades. A partir das primeiras análises, elaboramos gráficos e tabelas, destacando os sentidos de currículo mais recorrentes, cruzando essas informações com articulação com os preceitos de educação e ensino, de forma a verificar as relações entre os sentidos associados a essas diferentes categorias e suas implicações para o contexto educacional a que elas se referem, levando em conta aspectos culturais, políticos e ideológicos que transparecem ao longo dos documentos. Assim, a pesquisa realizada mostrou que no campo da Educação e do Currículo, e mais especificamente a análise documental nesses campos, a aproximação com a Linguística de Corpus é fundamental à medida que permitiu uma visão mais abrangente dos textos estudados e sob uma multiplicidade de perspectivas, o que contribuiu para tornar os achados mais consistentes e para compreender os significados mais profundos dos textos, abarcando aspectos culturais, ideológicos, políticos e identitários.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
2014-09-12
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n2.356375
10.15687/rec.v7i2.20640
Curriculum Space Journal; Vol.7, N.2 (2014) POR UM CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO MAIS DIVERSA, DINÂMICA E DEMOCRÁTICA: debates atuais..
Revista Espacio del Curriculum; Vol.7, N.2 (2014) POR UM CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO MAIS DIVERSA, DINÂMICA E DEMOCRÁTICA: debates atuais..
Revista Espaço do Currículo; Vol.7, N.2 (2014) POR UM CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO MAIS DIVERSA, DINÂMICA E DEMOCRÁTICA: debates atuais..
1983-1579
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n2.356375/11389
Copyright (c) 2014 Revista Espaço do Currículo
oai:periodicos.ufpb.br:article/25812
2020-05-03T13:32:05Z
rec:SOC
driver
TRAJETORIES OF GENDER STUDIES CENTERS OF UNIVERSITIES IN NORTHEASTERN BRAZIL
TRAJETÓRIA DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS DA MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO INTEGRANTES DA REDOR
Freitas, Mayanne Júlia Tomaz
de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
This research, based on bibliographical and documentary approaches, aimed to recover the trajectory and memory of gender studies centers and groups belonging to REDOR, a feminist network of gender and women studies centers in the North and Northeast of Brazil. Data collection included: background and institutional location; profile and academic field of members; research, extension and training projects developed; impact on institucional policies; partnerships and social impact. Initially, we highlight the significance of the creation of these gender research centers and network, which emerged in order to legitimate a new field of knowledge. Next, we present the data that was possible to collect about 35 centers and groups. We conclude that REDOR is very important for the regions, insofar as it promotes the exchance of knowledge, in the context of the struggle for gender equity.
Esta pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, objetivou recuperar a trajetória e a memória dos núcleos e grupos de estudos de gênero articulados à Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero – REDOR, destacando: histórico e características da inserção institucional; caracterização das/os integrantes, inclusive por área de conhecimento; linhas e projetos de pesquisa; ações de extensão e formação; intervenções na política institucional; parcerias e intervenções sociais. Inicialmente, tratamos da importância da criação de núcleos, grupos e redes de pesquisa focados na temática, que surgem para legitimar um novo campo de conhecimento. Em seguida apresentamos os dados que foi possível coletar sobre 35 núcleos e grupos. Concluímos que a REDOR é de grande relevância para essas regiões, uma vez que propicia o intercâmbio de conhecimentos, no contexto da luta pela equidade de gênero.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
2015-10-06
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n2.270279
10.15687/rec.v8i2.25812
Curriculum Space Journal; Vol.8, N.2 (2015) ESTUDOS SOBRE CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO
Revista Espacio del Curriculum; Vol.8, N.2 (2015) ESTUDOS SOBRE CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO
Revista Espaço do Currículo; Vol.8, N.2 (2015) ESTUDOS SOBRE CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO
1983-1579
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n2.270279/14122
Copyright (c) 2015 Revista Espaço do Currículo
oai:periodicos.ufpb.br:article/27454
2020-05-03T13:31:41Z
rec:SOC
driver
OS DISCURSOS SOBRE CURRÍCULO E AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO NOS I E II SEGMENTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB
Francisco Alex Pereira Soares, Maria Zuleide da Costa Pereira;
Rafael Ferreira de Souza Honorato, Gessica Mayara de Oliveira Souza;
O presente texto aborda o plano II do projeto intitulado CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: discursos contemporâneos (Os discursos sobre currículo e as concepções de avaliação nos I e II segmentos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de João Pessoa/PB), realizado pelo programa PIBIC/PIVIC concretizado no período de 2014/2015, tendo como objetivo uma análise dos sentidos de avaliação e como estes estão articulados com os sentidos de currículo nas escolas municipais de João Pessoa. Para tanto e objetivando o alcance do objetivo proposto, esta pesquisa aproxima-se de autores do campo do currículo, como Pereira (2009a, b) que assume o currículo como redes de significações, bem como em outros autores desse campo de estudo: Moreira e Candau (2007), Silva (2013). No tocante à avaliação, está embasada em Fernandes e Freitas (2007), Mainardes (2010), Esteban (2010). A pesquisa assume características quanti-qualitativa, de campo, bibliográfica, documental, exploratória e explicativa de acordo com Gonçalves (2003) e Marconi e Lakatos (2003). Para a compreensão dos sentidos de avaliação nos documentos analisados, foi utilizada a linguística de corpus, baseada nos estudos de Sardinha (2000, 2009, 2006) e, para auxiliar na linguística de corpus, foi utilizado o programa WordSmith Tool 6. Para a compreensão dos sentidos, lançou-se mão da Teoria do Discurso de Laclau (2005) e Laclau e Mouffe (2004) e de estudos de autores que se fundam nessa teoria, como Pereira (2009 a, b), Mendonça (2009), Ferreira (2011), entre outros. Os documentos analisados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano Municipal de Educação de João Pessoa, PPP de escolas da rede de ensino municipal de João Pessoa/PB e entrevistas feitas com professores. Foram utilizados trabalhos anteriores realizados com o intuito de saber os sentidos de currículo nas escolas da rede de ensino municipal de João Pessoa e realizada a análise do imbricamento de sentidos entre currículo e avaliação, em que se percebeu haver uma relação entre essas categorias, na concepção de que ambas podem ser consideradas significantes vazios sob a luz da Teoria do Discurso.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
2016-01-25
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.490507
10.15687/rec.v8i3.27454
Curriculum Space Journal; Vol.8, N.3 (2015) POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: tensões e desafios no cenário educacional brasileiro
Revista Espacio del Curriculum; Vol.8, N.3 (2015) POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: tensões e desafios no cenário educacional brasileiro
Revista Espaço do Currículo; Vol.8, N.3 (2015) POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: tensões e desafios no cenário educacional brasileiro
1983-1579
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.490507/14749
Copyright (c) 2016 Revista Espaço do Currículo