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2020-05-03T13:32:30Z
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2020-05-03T13:32:30Z
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
Vol.7, N.2 (2014) POR UM CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO MAIS DIVERSA, DINÂMICA E DEMOCRÁTICA: debates atuais..
PESQUISA EM EDUCAÇÃO: O WORDSMITH COMO FERRAMENTA DE EXPLORAÇÃO DE CORPORA
Samara Wanderley Xavier Barbosa, Maria Zuleide da Costa Pereira;
Nathália Fernandes Egito Rocha, Rafael Ferreira de Souza Honorato;
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
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pt_BR
Este texto constitui-se a partir da implementação das ações de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFPB, intitulado “Os Sentidos do Currículo nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa/PB”, e desenvolvido no período de 2013 a 2014. O objetivo do plano/projeto é destacar o papel do software Worsmith Tools 6, como ferramenta de análise de corpora, na exploração dos sentidos de educação, currículo e ensino nos documentos curriculares analisados, que são os documentos de políticas curriculares nacionais (Lei de Diretrizes e Bases de nº 9394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª série, Diretrizes Curriculares Gerais para Educação Básica e Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de Nove Anos) e os locais (Projetos Político-Pedagógicos de nove escolas da Rede Municipal de Ensino). Dessa forma, mostramos os recursos do conjunto de ferramentas utilizadas, exemplificando de que modo elas contribuíram para uma análise documental mais exata e confiável do que outras perspectivas de análise linguística permitiriam. De fato, ao mesmo tempo em que facilitaram às possíveis articulações entre educação, currículo e ensino, o conjunto de ferramentas em questão, como argumenta Sardinha (2004), nos deu a possibilidade de analisar vários aspectos da linguagem, tais como: a composição lexical, o tema dos textos selecionados e a organização da retórica e composicional dos gêneros discursivos. Metodologicamente, organizamos os documentos em análise num conjunto de textos informatizados, de tal forma que se tornaram adequados para o pesquisador analisar, sempre tendo em vista a autenticidade, a legibilidade e a extensão dos textos, e a seleção criteriosa dos enunciados que comporiam o corpus. Para empreender a análise propriamente dita, decidimos utilizar o Worsmith Tools 6 e suas três ferramentas o Wordlist, o Concord e o Keywords, cada uma delas com suas especificidades. A partir das primeiras análises, elaboramos gráficos e tabelas, destacando os sentidos de currículo mais recorrentes, cruzando essas informações com articulação com os preceitos de educação e ensino, de forma a verificar as relações entre os sentidos associados a essas diferentes categorias e suas implicações para o contexto educacional a que elas se referem, levando em conta aspectos culturais, políticos e ideológicos que transparecem ao longo dos documentos. Assim, a pesquisa realizada mostrou que no campo da Educação e do Currículo, e mais especificamente a análise documental nesses campos, a aproximação com a Linguística de Corpus é fundamental à medida que permitiu uma visão mais abrangente dos textos estudados e sob uma multiplicidade de perspectivas, o que contribuiu para tornar os achados mais consistentes e para compreender os significados mais profundos dos textos, abarcando aspectos culturais, ideológicos, políticos e identitários.
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2020-05-03T13:32:05Z
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2020-05-03T13:32:05Z
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
Vol.8, N.2 (2015) ESTUDOS SOBRE CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO
TRAJETÓRIA DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS DA MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO INTEGRANTES DA REDOR
Freitas, Mayanne Júlia Tomaz
de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
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pt_BR
Esta pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, objetivou recuperar a trajetória e a memória dos núcleos e grupos de estudos de gênero articulados à Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero – REDOR, destacando: histórico e características da inserção institucional; caracterização das/os integrantes, inclusive por área de conhecimento; linhas e projetos de pesquisa; ações de extensão e formação; intervenções na política institucional; parcerias e intervenções sociais. Inicialmente, tratamos da importância da criação de núcleos, grupos e redes de pesquisa focados na temática, que surgem para legitimar um novo campo de conhecimento. Em seguida apresentamos os dados que foi possível coletar sobre 35 núcleos e grupos. Concluímos que a REDOR é de grande relevância para essas regiões, uma vez que propicia o intercâmbio de conhecimentos, no contexto da luta pela equidade de gênero.
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2020-05-03T13:31:41Z
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.490507
2020-05-03T13:31:41Z
Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares
Vol.8, N.3 (2015) POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: tensões e desafios no cenário educacional brasileiro
OS DISCURSOS SOBRE CURRÍCULO E AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO NOS I E II SEGMENTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB
Francisco Alex Pereira Soares, Maria Zuleide da Costa Pereira;
Rafael Ferreira de Souza Honorato, Gessica Mayara de Oliveira Souza;
2016-01-25
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
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O presente texto aborda o plano II do projeto intitulado CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: discursos contemporâneos (Os discursos sobre currículo e as concepções de avaliação nos I e II segmentos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de João Pessoa/PB), realizado pelo programa PIBIC/PIVIC concretizado no período de 2014/2015, tendo como objetivo uma análise dos sentidos de avaliação e como estes estão articulados com os sentidos de currículo nas escolas municipais de João Pessoa. Para tanto e objetivando o alcance do objetivo proposto, esta pesquisa aproxima-se de autores do campo do currículo, como Pereira (2009a, b) que assume o currículo como redes de significações, bem como em outros autores desse campo de estudo: Moreira e Candau (2007), Silva (2013). No tocante à avaliação, está embasada em Fernandes e Freitas (2007), Mainardes (2010), Esteban (2010). A pesquisa assume características quanti-qualitativa, de campo, bibliográfica, documental, exploratória e explicativa de acordo com Gonçalves (2003) e Marconi e Lakatos (2003). Para a compreensão dos sentidos de avaliação nos documentos analisados, foi utilizada a linguística de corpus, baseada nos estudos de Sardinha (2000, 2009, 2006) e, para auxiliar na linguística de corpus, foi utilizado o programa WordSmith Tool 6. Para a compreensão dos sentidos, lançou-se mão da Teoria do Discurso de Laclau (2005) e Laclau e Mouffe (2004) e de estudos de autores que se fundam nessa teoria, como Pereira (2009 a, b), Mendonça (2009), Ferreira (2011), entre outros. Os documentos analisados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano Municipal de Educação de João Pessoa, PPP de escolas da rede de ensino municipal de João Pessoa/PB e entrevistas feitas com professores. Foram utilizados trabalhos anteriores realizados com o intuito de saber os sentidos de currículo nas escolas da rede de ensino municipal de João Pessoa e realizada a análise do imbricamento de sentidos entre currículo e avaliação, em que se percebeu haver uma relação entre essas categorias, na concepção de que ambas podem ser consideradas significantes vazios sob a luz da Teoria do Discurso.