A Logoterapia de Viktor Frankl: de kronos a kairós

Autores

  • Eliseudo Salvino Gomes
  • Paulo Henrique Carneiro

Resumo

RESUMO A Logoterapia de Viktor Frankl compreende o ser humano nas dimensões: biológica, psicológica, e noológica, a qual se caracteriza pelas funções específicas do ser humano, dentre elas, a liberdade. O homem moderno vive de acordo com duas instâncias temporais: Kronos e Kairós, estando Kairós mais ligado à questão da eternidade, pois, simbolicamente representa o momento oportuno, o exato momento para agir, enquanto Kronos mais perto da instância mais formal do tempo; subdivido em ordens e simetrias e, até mesmo rotinas absurdas. O humor, outra característica específica do ser humano, aparece no artigo como sugestão de auto-distanciamento, para se tomar a posição mais sincera em prol de uma comunidade ética, assim como para a realização de sentido. PALAVRAS-CHAVE: Logoterapia. Análise Existencial. Kronos. Kairós. Transitoriedade. Temporalidade. Humor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliseudo Salvino Gomes

Doutorado em Psicologia (Clínica) pela Universidad Pontifícia de Salamanca-UPSA (2009). Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR (2002). Membro do Grupo de Pesquisa NOUS: Espiritualidade e Sentido. Miembro del Comité Científico de la revista “Foro de Educación -Pensamiento, cultura y sociedad-”. Membro do Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial. Atualmente, Coordenador Técnico e Professor da Pós-Graduação em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl (Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR). Orientador Educacional do Colégio Marista de Natal, Estado do Rio Grande do Norte.

Paulo Henrique Carneiro

Palhaço (DRT 24937) e Psicólogo (CRP 08/16031), Especialista em Análise Existencial e Logoterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Downloads

Publicado

2013-12-22

Edição

Seção

Estudos Teóricos