A literatura como recurso logoterapêutico

Autores

  • Darlei De Paula Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas/CELER; IBGEN/SEG-Instituto Brasileiro Gestão em Negócios Grupo de Pesquisa Culto cristão, música e mídia na contemporaneidade/Faculdades EST; Prestigio Consultoria.

Resumo

Esse texto apresenta a literatura como um recurso terapêutico. A literatura como recurso terapêutico pode ser em prosa ou verso, e, é considerado como uma importante ferramenta no processo psicoterapêutico de abordagem Logoterapêutica. Embora tenha se percorrido um longo caminho até o seu reconhecimento no meio acadêmico científico do campo psicoterapêutico, ela tem raízes históricas no campo da arte das letras. A literatura como recurso terapêutico não deve ser empregada indiscriminadamente, sem critérios. Esse recurso terapêutico não é objeto de se catalogar como literatura de auto-ajuda, mas como ferramenta empregada por profissionais que acompanham pessoas em um processo psicoterapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlei De Paula, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas/CELER; IBGEN/SEG-Instituto Brasileiro Gestão em Negócios Grupo de Pesquisa Culto cristão, música e mídia na contemporaneidade/Faculdades EST; Prestigio Consultoria.

Professor de Pós-Graduação Lato-Sensu na área da Saúde das disciplinas de Bioética, Ética, Saúde Mental: Atendimento a Dependência Química, História da Loucura.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Estudos Teóricos