A formação perene do profissional da educação

Autores

  • Elioenai Fernandes Farias
  • Eliseudo Salvino Gomes Universidade Católica de Brasília
  • Janaína Estevam da Silva

Resumo

Resumo: o presente artigo foi motivado pelo seguinte enunciado: “o sujeito é palavra”, bem como pela proposta de António Nóvoa no que diz respeito ao professor reflexivo, e pela de Viktor Frankl no que se refere à autoeducação, através dos valores atitudinais. A afirmação enfática do sociólogo francês Alain Touraine leva-nos aos seguintes questionamentos: que condições são necessárias no contexto da sala de aula para que o aluno compreenda de forma autorreflexiva as dimensões social, cultural e política do seu aprendizado? Como podem a leitura e a escrita contribuírem para a representação das realidades pessoal e social desse aluno? A concepção de professor definida por Nóvoa é a de um profissional reflexivo, visto não apenas na sua dimensão profissional, mas também pessoal. Em Frankl, a tarefa da educação não é meramente transmitir conhecimentos e informações. É de afinar a consciência, de maneira que o estudante possa perceber os valores existentes nas situações concretas da vida.

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Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Estudos Teóricos