Políticas Editoriais

Foco e Escopo

De iniciativa da Coordenação do Curso de Administração (Gestão 2009-2011) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nasce a idéia do periódico científico Perspectivas em Gestão & Conhecimento, empreendido institucionalmente através da colaboração entre docentes pesquisadores vinculados ao Departamento de Administração, ao Departamento de Ciência da Informação e ao Departamento de Filosofia desta universidade, contando com a cooperação técnico-científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Soma-se, ainda, a este empreendimento colaborativo, pesquisadores especialistas nacionais e internacionais, como membros da nossa Equipe Editorial ou convidados como referees ad hoc.

Perspectivas em Gestão & Conhecimento tem por objetivo publicar trabalhos originais e inéditos relacionados com as temáticas Gestão e Conhecimento sob abordagens que priorizem diálogos inter/pluri/multi/transdisciplinares e representem contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos e/ou para aplicação nos diversos setores e organizações da sociedade. Sugestões...

O periódico utiliza o software Open Journal System (OJS), sendo disponibilizado à comunidade científica nacional e internacional por meio do Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB.

Este periódico é baseado na Open Archives Initiative (OAI).

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Texto de apresentação do número publicado, realizado por membros da Equipe Editorial ou por autores/pesquisadores consagrados na área do foco e escopo do periódico.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Carta aos Leitores

Carta especial aos leitores da revista, realizada por membros da Equipe Editorial ou por autores/pesquisadores consagrados na área do foco e escopo do periódico.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Representam esforço teórico, histórico e/ou descritivo de integração de saberes na relação das temáticas Gestão e Conhecimento, fornecendo análise crítica consistente capaz de suscitar e/ou subsidiar pesquisas e novas perspectivas teóricas. Mínimo de 15 e máximo 30 laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Pesquisa

Representam artigos oriundos de relatórios de pesquisas científicas, enfocando seu problema, métodos, análises, resultados e conclusões. Mínimo de 12 e máximo 25 laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Representam experiências profissionais ou descrevem atividades de interesse para os leitores, contribuindo para o conhecimento do tema explorado. Mínimo de 12 e máximo de 25 laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Memória de Evento Científico-Profissional

Coletânea de conferências, palestras e artigos apresentados em eventos técnicos, científicos e/ou profissionais de interesse e contributo às diversas áreas relacionadas ao foco e escopo da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pontos de Vista/Comentários

Comportam observações, opiniões, críticas, ponderações, explicações sobre temas de interesse do público-alvo do periódico no âmbito nacional e internacional. Inicialmente, as submissões de Pontos de Vista/Comentários estarão abertas somente para convidados da Equipe Editorial. Qualquer proposta, contudo, que não atender a esse pressuposto, deve ser encaminhada ao Contato do periódico antes de submissão. A autoria deve ser individual. Máximo de 10 laudas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Compreendem entrevistas com profissionais de competência reconhecida sobre suas práticas/ experiências pessoais/institucionais sobre temas de interesse do público-alvo do periódico.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Configuram-se como apreciação e análise crítica e interpretativa de obras recém-lançadas, cabendo ao resenhista toda a liberdade de julgamento. A autoria deve ser individual. Mínimo de 3 e máximo de 5 laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de originais encaminhados para Perspectivas em Gestão & Conhecimento será realizada por, no mínimo, 2 (dois) avaliadores pertencentes ao seu Conselho Consultivo, ou avaliadores ad hoc convidados, quando necessário, designados de acordo com a área de atuação/pesquisa. Havendo divergência de parecer, um terceiro avaliador será convocado.

Contudo, a decisão final de aceite para publicação competirá apenas aos Editores da revista, ouvindo o Comitê Editorial em observância aos pareceres dos avaliadores designados.

Perspectivas em Gestão & Conhecimento prioriza a avaliação de submissões de autores pós-graduados em nível Stricto Sensu (Mestres e Doutores ou equivalentes em países estrangeiros).

Submissões de autores apenas graduados, pós-graduados em nível Lato Sensu, discentes de graduação ou pós-graduação também poderão ser avaliadas, quando destes últimos salvo a indicação dos seus respectivos orientadores na condição responsável e solidária de co-autores.

Em quaisquer casos, deve-se observar que Perspectivas em Gestão & Conhecimento estimula e prioriza a publicação de submissões originais e inéditas de qualidade científica contributiva à área que se propõe sob autorias individuais ou coletivas, com pelo menos um autor pós-graduado em nível Stricto Sensu.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente a informação científica ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Periodicidade

Perspectivas em Gestão & Conhecimento é uma revista semestral, devendo ser publicada nos meses de JUNHO e DEZEMBRO.

Esses prazos podem ser alterados, considerando a demanda de trabalhos submetidos.

Ressalta-se a adoção do processo de submissão de originais em fluxo contínuo, atendendo aos períodos de publicação indicados.

A submissão de originais, entretanto, poderá ser interrompida a critério do Comitê Editorial do periódico em face do volume de avaliação e aceites para publicação. Nesse caso, o Comitê Editorial divulgará tal decisão na seção Notícias..., bem como divulgará na mesma seção o retorno (nova abertura) de chamada de trabalhos.

 

Sugestões de conteúdos para submissões

Aspectos conceituais, históricos e epistemológicos sobre as relações entre Gestão e Conhecimento. Gestão da informação e gestão do conhecimento. Práticas, soluções, metodologias e modelos de gestão do conhecimento. Sistemas organizacionais e processos decisórios. Inteligência competitiva. Aprendizagem organizacional. Benchmarking. Bancos de idéias, fóruns e redes sociais. Tecnologias aplicadas à gestão do conhecimento. Gestão de recursos humanos. Gestão de competências. Aspectos emocionais, afetivos, comportamentais e psicológicos nas organizações. Bancos de talentos. Educação coorporativa. Gestão de ensino e capacitação presencial e à distância. Gestão do capital intelectual. Propriedade intelectual, marcas e patentes. Gestão estratégica da informação e do conhecimento. Gestão da produção e comunicação científica, profissional e/ou institucional. Memória organizacional. Portais de conhecimento. Gestão da inovação. Empreendedorismo. Gestão do conhecimento, ética e responsabilidade social. Aspectos econômico-financeiros na gestão do conhecimento. etc.

As temáticas sugeridas acima para submissões não excluem outras propostas pelos autores em observância ao foco e escopo de Perspectivas em Gestão & Conhecimento e à evolução da área.

 

Declaração de ética e boas práticas de publicação

Perspectivas em Gestão & Conhecimento se empenha em manter os mais altos padrões de ética de publicação e toma todas as medidas possíveis contra quaisquer malversações no processo de publicação.
Assume-se que os princípios internacionais recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/) devem orientar os padrões de comportamento de todas as partes envolvidas no ato de desta publicação: o autor, os editores da revista e os membros do Comitê Editorial.

Quanto aos autores, além das condições incluídas no processo de submissão, deve-se observar que:
- Questões éticas relacionadas à pesquisa envolvendo seres humanos são de responsabilidade única dos autores.
- Todos os trabalhos resultantes de pesquisa ou relatos de experiências que envolveram sujeitos humanos terão sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverá ser claramente descrito. Quando exigido, deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1975, revisada em 1983). Os trabalhos de autores brasileiros deverão, ainda, indicar respeito às Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n. 196, de 10/10/96 e n. 251, de 07/08/97. O(s) autor(es) deverá(ão) apresentar também o parecer do Comitê de Ética da sua instituição de origem.
- Quando um autor descobre um erro significativo ou uma imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é sua obrigação informar imediatamente aos editores da revista e cooperar com o editor para que seja feita retratação ou correção do artigo.

Outros procedimentos éticos da publicação:
- O Comitê Editorial e os revisores avaliam os manuscritos por seu conteúdo intelectual, sem levar em conta raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou o pensamento político dos autores.
- Quaisquer trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com terceiros, exceto quando autorizado pelo editor da Perspectivas em Gestão & Conhecimento.
- Os pareceres dos revisores serão realizados objetivamente. Críticas devem ser apresentadas objetivamente, não sendo aceitáveis comentários inadequados, irônicos ou ofensivos. Tal conduta em referência se impõe tanto para os revisores quanto para os autores.
- Os revisores devem expressar as suas opiniões de forma clara, com o apoio de argumentos.
- Os revisores devem identificar qualquer trabalho relevante, já publicado, que não tenha sido citado pelos autores. Qualquer afirmação de que uma observação ou argumento já tenha sido publicado deve ser acompanhada pela citação correspondente. O revisor também deve chamar a atenção dos editores da revista para qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.
- Quaisquer desvios das regras acima definidas devem ser informados diretamente para os editores da PG&C, que estão comprometidos em fornecer resoluções rápidas para qualquer problema desse tipo.

Ademais, a revista Perspectiva em Gestão & Conhecimento recomenda aos membros da sua Equipe Editorial, bem como aos autores, a observação do seguinte documento: Boas Práticas de Publicação Científica: um manual para autores, revisores, editores e integrantes de Corpos Editoriais, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - ANPAD.

 

Indexação

Perspectivas em Gestão & Conhecimento se encontra registrada/indexada em:

LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
DOAJ - Directory of Open Access Journals, developed by Lund University Library
INFOBILA - Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información, Universidad Autónoma de México
DRJI - Directory of Research Journals Indexing, from Solapur - Maharashtra, India
LISA - Library and Information Science Abstracts, developed by ProQuest Periodicals
Dialnet - portal bibliográfico de acceso libre y gratuito, mantenido por la Fundación Dialnet y la Universidad de La Rioja
Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Ministério da Educação do Brasil
NewJour - Electronic Journals & Newsletter, developed by Georgetown University Library
SFX KnowledgeBase – developed by Ex Libris Group Ltd.
TULIPS – developed by University of Tsukuba Library (筑波大学附属図書館の)
CCUC – Catàleg Col·lectiu de les Universitats de Catalunya
CB-UdG – Catàleg de la Biblioteca de la Universitat de Girona
UNIVERSIA.NET – Biblioteca Universia de Recursos de Aprendizaje, mantenido con el mecenazgo del Grupo Santander
Sumarios.org – Sumários de Revistas Brasileiras, sob responsabilidade da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto
SEER – Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil
DIADORIM – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil
LivRe – Portal para Periódicos de Livre Acesso na Internet, sob responsabilidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil
Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da Universidade Federal da Paraíba
Portal Spell - Scientific Periodicals Electronic Library, desenvolvido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Base PERI - Periódicos Indexados pela Biblioteca Professora Etelvina Lima da Universidade Federal de Minas Gerais
BRAPCI – Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação da Universidade Federal do Paraná
InfoBCI - Divulgando informações, compartilhando conhecimentos (plataforma wordpress.com)
• Google Acadêmico

 

Logomarca

Nota: Perspectivas em Gestão & Conhecimento tem como símbolo a imagem d'O Pensador de Auguste Rodin.
Fonte utilizada: Réplica da estátua d'O Pensador de Auguste Rodin localizada na Plaza del Congreso, Buenos Aires - Argentina, fotografada por Luciana Ferreira da Costa em dezembro do ano de 2009.
Todos os direitos reservados.
Design da Logomarca: Luciana Ferreira da Costa.