GESTÃO DO CONHECIMENTO E A ORALIDADE NA CAPES:IMPLICAÇÕES À INTELIGÊNCIA COLETIVA

Autores

  • Mônica Maria Rebelo Velloso da Silveira
  • Ivan Rocha Neto

Palavras-chave:

Comunicação Oral. Gestão do Conhecimento, Cultura Organizacional, Inteligência Coletiva, Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resumo

Foram pesquisadas as formas de socialização de experiências e conhecimentos no âmbito da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), por meio de transmissão oral. Foi investigada a possibilidade da implantação de processos de gestão do conhecimento como estratégias de aprendizagem organizacional para preservação da identidade e da cultura da instituição, sobretudo no atual momento de expansão e diversificação de suas atividades e de renovação de seu quadro funcional. São apresentados os resultados de duas pesquisas de natureza qualitativa para avaliação das percepções dos protagonistas envolvidos, com base em um questionário e entrevistas, sintetizadas pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Também é apresentada a fundamentação teórica sobre a formação da inteligência coletiva na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Maria Rebelo Velloso da Silveira

Coordenadora da unidade de Gestão e Documentação da Capes, mestre em Sistemas de Informação pela The American University (EUA, 1993) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM).

Ivan Rocha Neto

PhD em Eletrônica pela Universidade de Kent at Canterbury (Reino Unido, 1975). Docente-pesquisador do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da TI da Universidade Católica de Brasília, também credenciado pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação de IES (UFRGS, FURG, UFSM)

Downloads

Publicado

19-08-2013

Como Citar

Silveira, M. M. R. V. da, & Rocha Neto, I. (2013). GESTÃO DO CONHECIMENTO E A ORALIDADE NA CAPES:IMPLICAÇÕES À INTELIGÊNCIA COLETIVA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3, 148–162. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/15971

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles