A COOPERAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

Autores

  • Victor Fraile Sordi Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Clandio Favarini Ruviaro Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Confiança, Reciprocidade, Cooperativa, Gestão.

Resumo

As organizações atuais estão inseridas em um contexto de extrema competitividade e necessitam do compartilhamento e da criação de conhecimentos para gerar inovação, objetivando a sustentabilidade no mercado. Relacionando o compartilhamento de conhecimento à cooperação, este artigo teve como objetivo discutir a possível relação entre cooperação e compartilhamento de conhecimentos entre indivíduos num cenário competitivo. Através de uma pesquisa bibliográfica foi possível discutir alguns pontos tanto da cooperação entre indivíduos, como do compartilhamento de conhecimentos entre os mesmos. No sentido de se aprofundar no tema, aplicou-se também uma pesquisa exploratória com entrevistas não estruturadas junto a colaboradores de uma cooperativa de crédito inserida no estado de Mato Grosso do Sul. Conforme a metodologia proposta, a cooperação e o compartilhamento de conhecimentos relacionam-se num cenário de competição, visto que a cooperação depende do compartilhamento de conhecimentos para existir e o próprio compartilhamento de conhecimentos, necessita da cooperação entre os agentes para acontecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Fraile Sordi, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestrando em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil.

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil.

Clandio Favarini Ruviaro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil.

Downloads

Publicado

25-06-2014

Como Citar

Sordi, V. F., Binotto, E., & Ruviaro, C. F. (2014). A COOPERAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4(1), 119–134. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16654

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles