SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO NA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE FRUTAS NO BRASIL

Autores

  • Veridiana Zocoler de Mendonça Eng. Agrônoma, Especialista em 'Gestão Interada da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho e Responsabilidade Social' e Doutoranda em Agronomia-Energia na Agricultura, Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP, campus de Botucatu
  • Berenice Buso Spir Engenheira Agrônoma, Especialista em 'Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas' e 'Gestão Integrada, Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho e Responsabilidade Social'. Assistente Agropecuário VI na Coordenadoria de Defesa Agropecuária – Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
  • Flávia Aparecida de Carvalho Mariano-Nasser Eng. Agrônoma, Doutoranda em Agronomia (Sistemas de produção), Faculdade de Engenharia/UNESP, campus de Ilha Solteira.
  • Maximiliano Kawahata Pagliarini Eng. Agrônomo, Doutorando em Agronomia (Sistemas de produção), Faculdade de Engenharia/UNESP, campus de Ilha Solteira.
  • Mauricio Dominguez Nasser Eng. Agrônomo, Mestre em Agronomia (Sistemas de Produção). Pesquisador Científico, Polo Regional Alta Paulista/APTA.

Palavras-chave:

Gestão da qualidade, Gestão de meio ambiente, Qualidade e segurança do alimento, Rastreabilidade.

Resumo

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, participando com 6% da produção mundial. Devido a maior preocupação e conscientização dos consumidores, atualmente, há grande procura por alimentos seguros e saudáveis, principalmente os consumidos in natura, que sejam produzidos respeitando o meio ambiente e sejam socialmente responsáveis. Para atender às exigências de mercado, normas internacionais de sistemas de gestão foram criadas pela necessidade de padronização de conceitos da qualidade a fim de proporcionar igual competitividade a qualquer organização, independentemente de sua dimensão e ramo de atuação, em qualquer país. Na área agrícola, normas de certificação também foram desenvolvidas e adaptadas pelo governo brasileiro para garantir a participação do Brasil no mercado externo, não sofrer restrição pelas barreiras não tarifárias além de produzir alimentos seguros e de qualidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é reunir elementos do sistema integrado de gestão, abrangendo as normas ISO 9001 e ISO 14001, gestão da qualidade e meio ambiente respectivamente, e relacioná-las com a produção e processamento pós-colheita de frutas como garantia de alimento seguro e de qualidade, a partir de certificações agrícolas como Boas Práticas de Fabricação (BPF), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e Produção Integrada de Frutas (PIF), possibilitando apontar as vantagens de implantação e otimização de recursos e tempo de implementação de ações. Os princípios do sistema de gestão formam a base para a melhoria contínua do desempenho, focada nos objetivos do sistema e na identificação de seus componentes. Os sistemas de certificação da produção agrícola, se aliados a um sistema de gestão, podem apresentar maior eficácia e fluidez nos seus processos de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-12-2014

Como Citar

Mendonça, V. Z. de, Spir, B. B., Mariano-Nasser, F. A. de C., Pagliarini, M. K., & Nasser, M. D. (2014). SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO NA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE FRUTAS NO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4(2), 218–236. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/17032

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Articles