UM ESTUDO TEÓRICO DAS CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Recursos Humanos, Trabalho em Equipe, Cultura Organizacional, Estrutura OrganizacionalResumo
Este estudo desenvolve um quadro teórico sobre as implicações das características organizacionais sobre o processo de gestão do conhecimento (GC). As características organizacionais são tratadas neste trabalho como constructos por se tratarem de conceitos complexos. Diversas publicações apresentam modelos e processos voltados à GC. Entretanto, existe uma lacuna na teoria sobre os fatores do ponto de vista do contexto interno que devem ser considerados. O estudo apresenta como resultado, a partir de um amplo levantamento teórico-conceitual, cinco constructos organizacionais que sustentam o processo de GC: recursos humanos, trabalho em equipe, cultura organizacional, estrutura organizacional e desenvolvimento e absorção de conhecimento. O estudo ainda levanta as implicações destes constructos em relação às quatro fases do processo de GC (aquisição, armazenamento, distribuição e utilização do conhecimento).Downloads
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Publicado
22-12-2015
Como Citar
Gonzalez, R. V. D., & Martins, M. F. (2015). UM ESTUDO TEÓRICO DAS CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(2), 14–34. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/21916
Edição
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles