MEDIDAS DE DESEMPENHO E ONTOLOGIAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO PARA IDENTIFICAÇÃO DO USO DE ONTOLOGIAS PARA O SUPORTE DOS PROCESSOS DE MEDIDAS DE DESEMPENHO

Vanderlei Freitas Junior, Alexandre Leopoldo Gonçalves

Resumo


O presente trabalho se propõe analisar as publicações internacionais acerca do emprego das ontologias no contexto de medidas de desempenho. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica em três bases de dados internacionais: Web of Science, Scopus e IEEE. Essa pesquisa foi desenvolvida em duas grandes etapas: (i) busca sistemática da literatura, e (ii) análise e síntese das informações bibliométricas. Foram localizados 115 trabalhos, escritos por 362 autores vinculados a 84 instituições de 101 países diferentes e estão publicados em 38 periódicos. Os autores identificaram ainda 981 palavras-chave diferentes em seus estudos. Os estudos, de maneira geral, evidenciam a possibilidade de utilização das ontologias como ferramenta semântica em diversas etapas e momentos do processo de medidas de desempenho, especialmente no que tange à representação do conhecimento e elu-cidação dos indicadores chaves, permitindo a interoperabilidade destes indicadores. A partir da identificação destes estudos o presente trabalho contribui para a compreensão das possibilidades de aplicação das ontologias para o suporte aos pro-cessos de medida de desempenho, realizando o mapeamento das publicações inter-nacionais desta temática e evidenciando a possibilidade de representação do conhecimento envolvido nesta tarefa.

Palavras-chave


Ontologia; Indicadores de rendimento; Engenharia; Conhecimento

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).