(INTER)MEDIAÇÃO LATENTE DE CONFLITOS E COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NA ATIVIDADE SECRETARIAL

Autores

  • Rogéria Albertinase Pincelli Mussio
  • Adriane Beatriz de Souza Serapiao UNESP - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Palavras-chave:

atividade secretarial, mediação de conflitos, Comunicação Não-Violenta, Inteligência Emocional, Dinâmicas Humanas

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a experiência resultante de estudo aplicado sobre a perspectiva teórico-prática relacionada à mediação de conflito na atividade secretarial, usando como estratégias uma linguagem mais compassiva na comunicação e o conhecimento de ferramentas de desenvolvimento humano, como Comunicação Não-Violenta, Inteligência Emocional e Dinâmicas Humanas. Através da pesquisa bibliográfica e da observação participante, apresenta-se um relato de experiência de uma situação real ocorrida na presença de uma secretária executiva, a qual atuou como mediadora de um potencial conflito em seu labor, enfatizando os aspectos metodológicos desta vivência por meio das ferramentas originárias do estudo bibliográfico. No artigo discute-se ainda como o conflito pode ser um problema sério em uma organização, tornando impraticável o desenvolvimento de trabalho em equipe e como as estratégias estudadas e empregadas podem ser valiosas para uma secretária executiva, contribuindo para gerar um ambiente mais saudável no âmbito organizacional e para construir relações positivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogéria Albertinase Pincelli Mussio

Mestranda em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP. Assessora Administrativa da UNESP.

Adriane Beatriz de Souza Serapiao, UNESP - Rio Claro

Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da UNESP de Rio Claro.

Downloads

Publicado

22-12-2017

Como Citar

Mussio, R. A. P., & Serapiao, A. B. de S. (2017). (INTER)MEDIAÇÃO LATENTE DE CONFLITOS E COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NA ATIVIDADE SECRETARIAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(2), 214–228. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Articles