IDENTIFICAÇÃO DE VALORES RELATIVOS AO TRABALHO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Luiz Antonio Lourencetti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0002-8865-0619
  • Mário Sacomano Neto Universidade Federal de São Carlos
  • Gilberto Miller Devós Ganga Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Palavras-chave:

Valores, Valores relativos ao trabalho, Estudantes de pós-graduação.

Resumo

O estudo objetiva identificar os valores relativos ao trabalho de alunos de cursos de pós-graduação de uma universidade pública. O estudo também explora as diferenças desses valores com variáveis de gênero e tipo de organização em que esses alunos atuam. Para isso, os dados foram coletados por meio de survey utilizando uma adaptação da Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R). O estudo adota uma metodologia descritiva, quantitativa e exploratória, identificando os valores relativos ao trabalho de uma amostra de 78 estudantes com média de idade igual a 33,21 anos (DP= 8,81), variando entre 23 e 63 anos, sendo 61,5% (n=48) do gênero feminino, provenientes de três cursos de pós-graduação. Em seguida, aplica-se a técnica de análise fatorial dos itens da EVT-R, objetivando identificar relações de dependência entre as variáveis. Tal análise demonstrou que a amostra, de forma geral, apresentou prioridade para itens relacionados ao valor relativo ao trabalho Estabilidade que se refere à busca por segurança e ordem na vida por meio do trabalho, possibilitando suprir materialmente as necessidades pessoais. Em relação às diferenças de gênero, não foram encontradas evidências significativas de diferenças entre os fatores identificados. Já com relação ao tipo de empresa em que trabalha, observaram-se diferenças no fator associado aos valores Prestígio e Realização Profissional, que se evidenciou significativamente diferente para a amostra de empresas públicas e privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Lourencetti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduação e Mestrado em Psicologia (UNESP/Bauru) e Especialização em Gestão Organizacional e de Pessoas (UFSCar). Atualmente é Doutorando em Psicologia (UNESP/Bauru) e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Delineamentos Culturais (GEPEDEC/UNESP/Bauru).

Mário Sacomano Neto, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor adjunto da UFSCar. Atua nas disciplinas de Organizações no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos e também na Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar.

Gilberto Miller Devós Ganga, Universidade Federal de São Carlos

Possui Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Lourencetti, L. A., Sacomano Neto, M., & Ganga, G. M. D. (2017). IDENTIFICAÇÃO DE VALORES RELATIVOS AO TRABALHO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 112–130. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles