O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DO CONHECIMENTO REVISÃO DE LITERATURA DE 2009 A 2015

Autores

  • Antonio de Paula Braquehais Universidade Católica de Brasília
  • Julieta Kaoru Watanabe Wilbert Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-1522-5504
  • Eduardo Amadeu Dutra Moresi Universidade Católica de Brasília
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Gestão do Conhecimento, Revisão de Literatura.

Resumo

A Cultura Organizacional emerge como fator promotor ou inibidor para implementação e manutenção da Gestão do Conhecimento. Embora o vínculo entre os dois construtos seja mencionado na literatura, ainda são escassas pesquisas publicadas que investigam essa relação. Para cobrir tal lacuna, este estudo realizou uma revisão sistemática no Portal Capes sobre o papel da Cultura Organizacional na Gestão do Conhecimento no Brasil e no mundo, nos últimos cinco anos. Abordaram-se os principais modelos teóricos e métodos que servem de base para os estudos mais recentes nos temas da Cultura Organizacional e da Gestão do Conhecimento, apresentando-se os principais resultados. Estes sugerem que, além da necessidade de se atentar para os efeitos positivos e negativos de uma Cultura Organizacional sobre práticas de Gestão do Conhecimento, é importante realizar a identificação da cultura ou subcultura prevalente em uma organização ou grupo. Conclui-se, assim, que os estudos selecionados alertam para a necessidade de ações para a criação de uma cultura favorável para a implementação de práticas de Gestão do Conhecimento, de forma a aumentar as chances de seu sucesso em organizações. A limitação principal da pesquisa é a amostra limitada de artigos selecionados. O artigo contribui para que estudiosos da área de Cultura Organizacional e de Gestão do Conhecimento obtenham visão geral dos estudos publicados nos últimos cinco anos como base para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio de Paula Braquehais, Universidade Católica de Brasília

Mestrando em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Julieta Kaoru Watanabe Wilbert, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Engenharia do Conhecimento Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Eduardo Amadeu Dutra Moresi, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

25-03-2017

Como Citar

Braquehais, A. de P., Wilbert, J. K. W., Moresi, E. A. D., & Dandolini, G. A. (2017). O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DO CONHECIMENTO REVISÃO DE LITERATURA DE 2009 A 2015. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 80–93. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles