TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Autores

  • Vinicius Ferreira Baptista Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Palavras-chave:

tecnologia, desenvolvimento social, tecnologia social, adequação sociotecnica

Resumo

O presente texto discute elementos teóricos acerca de Tecnologia, especificamente em três vertentes: Tecnologia Aplicada, Tecnologia Social e Adequação Sociotécnica. A metodologia aplicada foi a de revisão bibliográfica com o objetivo de mapear uma visão objetiva sobre tecnologia e desenvolvimento social. Situa-se que a Tecnologia é capaz de produzir materialidade no desenvolvimento social, incluindo populações marginalizadas e permitindo melhora da qualidade de vida e promoção de oportunidades sociais. Neste sentido, temos um retrospecto das perspectivas da Tecnologia, desde a tecnologia apropriada, tecnologia social e adequação sociotécnica, cada uma com um projeto de desenvolvimento. Entende-se que, para cada visão, existe um aspecto de desenvolvimento e que, notadamente, a Tecnologia Social e a Adequação Sociotécnica são as que apresentam vinculação mais próxima ao de desenvolvimento social atrelado à mudança de condições sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Ferreira Baptista, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Administrador. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

22-04-2019

Como Citar

Baptista, V. F. (2019). TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 4–23. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles