TRANSFORMAÇÕES CONCEITUAIS DE COMUNIDADES DE PRÁTICA: DA APRENDIZAGEM SITUADA À GESTÃO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Julieta Kaoru Watanabe Wilbert Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andrea Valéria Steil Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Palavras-chave:

CoP, Comunidade de prática, Definição de CoP, Gestão do Conhecimento

Resumo

Comunidades de prática (CoPs) têm sido alvo de pesquisas na área de gestão do conhecimento. Entretanto, a definição de “comunidade de prática” apresenta polissemias. Para compreender o que é CoP, este artigo identifica interpretações acerca dessa expressão a partir de revisão sistemática. Concluiu-se que o conceito de CoP se alterou com o passar do tempo para se adequar aos diversos contextos em que elas encontraram aplicabilidade. Assim, aspectos antes não considerados, como a criação de CoPs pela organização, passaram a ser aceitos. Dessa forma, a partir de um conceito analítico da área da aprendizagem situada, o grande ponto de inflexão conceitual de CoPs foi a sua transformação para um conceito instrumental, onde se descobriu a utilidade do conceito para a aplicação na prática. Os resultados desta pesquisa mostraram que, não obstante as transformações conceituais, há elementos centrais que permanecem intrínsecos ao conceito de CoP, em suas várias abordagens: existência de um domínio como núcleo de atração de pessoas, voluntariedade na adesão, informalidade no funcionamento, existência de empreendimento conjunto, engajamento mútuo e repertório compartilhado. Este artigo traz, adicionalmente, uma síntese da transformação do conceito de CoP relatada por Wenger-Trayner, que junto com Lave (1991) definiu Comunidade de Prática no contexto da academia. O estudo contribui para a compreensão do processo de transformação do entendimento de CoPs ao longo do tempo, e mostra que conceitos são passíveis de adaptações contextuais e temporais.

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Biografia do Autor

Julieta Kaoru Watanabe Wilbert, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento Departamento de Engenharia do Conhecimento/PPGEGC/UFSC

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento /PPGEGC/UFSC

Andrea Valéria Steil, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia do Conhecimento e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento /PPGEGC/UFSC

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Publicado

31-10-2018

Como Citar

Wilbert, J. K. W., Dandolini, G. A., & Steil, A. V. (2018). TRANSFORMAÇÕES CONCEITUAIS DE COMUNIDADES DE PRÁTICA: DA APRENDIZAGEM SITUADA À GESTÃO ORGANIZACIONAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(Esp.), 102–117. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles