PERIÓDICOS ELETRÔNICOS COM O USO DO SEER NO RIO GRANDE DO SUL: CRITÉRIOS DE QUALIDADE

Autores

  • Jeane De Lucia Barros Lima
  • Angélica Conceição Dias Miranda

Palavras-chave:

Comunicação científica. Periódicos eletrônicos. Open Journal System. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Acesso aberto. Avaliação de periódicos.

Resumo

Este estudo sobre os periódicos eletrônicos constantes do SEER no Rio Grande do Sul fornece um panorama geral da situação destes, quanto aos aspectos extrínsecos, como periodicidade, presença de ISSN eletrônico, DOI, comitê editorial, tempo de existência e presença em mecanismos de indexação. O objetivo do trabalho foi pesquisar a situação desses periódicos de uma maneira ampla, visando à manutenção da qualidade dessas publicações, através de uma análise de determinados critérios de qualidade. É uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório, tendo como forma de abordagem a quantitativa. Como resultados, observou-se que no critério periodicidade, dos 69 periódicos constantes no IBICT, 37 são de periodicidade semestral, porém 21 do total não mantém a periodicidade estabelecida; no critério presença de DOI, constatou-se que nenhuma publicação o possui ou o informa; quanto à presença de ISSN eletrônico, 45 ainda não o possuem; sobre a indexação, 44 deles não informam se está indexado ou não; 53 revistas possuem um comitê editorial estruturado e 16 não possuem. A análise desses aspectos mostrou que os periódicos no SEER necessitam de um cuidado maior por parte dos editores e atores que participam desse processo, visando aumentar a visibilidade e a credibilidade dos trabalhos publicados nos periódicos utilizadores do SEER e das Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-06-2011

Como Citar

Barros Lima, J. D. L., & Miranda, A. C. D. (2011). PERIÓDICOS ELETRÔNICOS COM O USO DO SEER NO RIO GRANDE DO SUL: CRITÉRIOS DE QUALIDADE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 1(1), 163–179. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9059

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles