Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista quadrimestral eletrônica Prim@ Facie, UFPB, online, é um periódico para a área de Direito com interfaces voltadas para a Filosofia, a História, a Ciência Política e demais áreas afins. Visa propiciar debates atualizados sobre problemas do Brasil e do mundo contemporâneo com a participação de pesquisadores de diversas universidades nacionais e estrangeiras. A perspectiva jurídica estará em constante diálogo com a dimensão temporal e política da vida em sociedade.

Não é possível compreender o direito em separado dos interesses sociais e econômicos. Cabe trazer à mesa de discussões a compreensão aprofundada de temas como: crescimento econômico, desenvolvimento, criminalidade, direitos humanos, meio ambiente, globalização e trabalho. As instituições públicas, mas igualmente as relações e os sujeitos privados constituem pólos de produção normativa e de tensões de interesses.

A revista pode submeter seus números à organizadores que serão responsáveis pela seção Corpus (seção temática).

Padrão acadêmico a ser seguido:
- Publicar artigos em Português, Espanhol, Inglês e Francês assinados por pesquisadores de alto nível;
- Publicar a revista com periodicidade regular;
- Ser pontual na publicação dos números;
- Publicar resumos, título e palavras-chave em Inglês ou outra língua estrangeira ao Português;
- Adotar e especificar as normas de publicação utilizadas;
- Identificar as afiliações dos autores e co-autores.

 

Políticas de Seção

Corpus

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Livros & Idéias

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Memória Acadêmica - Não Indexados

Documentos diversos. Sem natureza científica. Registro de Eventos e Outros.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha Crítica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notoriedade Acadêmica - No Blind Review

Artigos publicados a convite exclusivo do organizador da edição. Não submetidos ao Blind Review, nem ao Open Review. Não indexados. Natureza de homenagem à biografia intelectual.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Palavra científica do Conselho Editorial ou de professor com delegação para tal função.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

ESTATUTO DA REVISTA PRIMA FACIE (Extrato)

IV. Dos Pareceristas
Art. 12. São experts doutores com vinculação a IES ou Instituto de Pesquisa de natureza acadêmica, os quais emitem parecer científico sobre as publicações e são igualmente chamados de Avaliadores.
Art. 13. Cada avaliador recebe em total condição de anonimato as demandas de parecer e emite os pareceres no prazo acordado com cada editor dirigente responsável por aquele respectivo artigo.
Art. 14. Serão solicitados o mínimo de dois pareceres para cada artigo submetido em duplo cego.
Art. 15. Artigos CONVIDADOS não são submetidos ao sistema de pareceres e não podem ultrapassar o percentual de 25% dos artigos publicados por ano.

 

Periodicidade

2002-2015: Semestral. 2016-Atual: Quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Missão

Publicar artigos com qualidade acadêmica de alto padrão internacional, visando potencializar a inserção do PPGCJ da UFPB, Brasil, no universo da produção de Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas.

 

Anúncios de Chamadas

H-NET Humanities and Social Sciences Online (Michigan State University, USA)
http://www.h-net.org/announce

CALENDA Calendrier des Sciences Sociales (France)
http://calenda.revues.org/

 

Indexações

DOAJ Directory of Open Acess Journals (Sweden).

QUALIS/CAPES [Estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação do Brasil] (Brasil).

GOOGLE SCHOLAR (Google Acadêmico).

PKP Public Konwledge Project, Open Archives Harvester 2 - International list of Journals (England, UK).

LATINDEX Sistema Regional de información en Línea para Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal (Mexico).

RCAAP Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Portugal).

IBICT/SEER (Brasil).

ROAD Directory of Open Access Scholarly Resources. Communication and Information Sector of UNESCO.

WorldCat (USA)

Journalindex.net

 

Estatuto da Revista Prim@ Facie

I. Da natureza da publicação
Art. 1º Prim@ Facie, ISSN 1678-2593, órgão do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, Universidade Federal da Paraíba, campus I, João Pessoa, Paraíba, é um periódico semestral de natureza científica flexível à dinâmica da pesquisa jurídica com vocação multidisciplinar conforme exigem as áreas de Direito Econômico e Direitos Humanos, sendo ela uma edição obrigatoriamente eletrônica, ou suplementarmente impressa.
Art. 2º A Prim@ Facie tem interesse numa ampla gama de temas jurídicos, históricos, políticos e contemporâneos, distribuindo os artigos nas seções editoriais definidas pela sua Comissão de Editoração.
Art. 3º A Prim@ Facie aceita submissões de artigos e trabalhos inéditos no Brasil e na rede mundial de computadores, para avaliação e publicação advindas de autores nas seguintes situações acadêmicas:
I –doutores de Instituições de Ensino Superior, brasileiras, ou estrangeiras.
II – doutorandos, desde que regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior brasileiras, ou estrangeiras enquanto participantes de uma colaboração com pelo menos um doutor, podendo este ser autor ou coautor.
III –mestres e mestrandos de Instituições de Ensino Superior brasileiras, enquanto participantes de uma colaboração com pelo menos um doutor, podendo este ser autor ou coautor.
§ 1º Não serão aceitas submissões com mais de três autores por cada artigo.
§ 2º Seis a cada dez autores por ano que publiquem artigos na revista devem ser afiliados a instituições externas ao Estado da Paraíba.
Art. 4º Os artigos e trabalhos submetidos à Prim@ Facie que não se enquadrarem nos requisitos do art. 3º deste Estatuto, ou estejam fora do padrão de cientificidade e de qualidade comum ao mundo universitário, poderão ser rejeitados e arquivados pelo editor geral, ou qualquer editor dirigente, sem prosseguimento da avaliação de mérito.

II.Dos Editores e do Conselho Editorial
Art. 5º Os Editores elaboram a composição do Conselho Editorial e estabelecem outras funções para o bom funcionamento da revista.
Art. 6º O Conselho Editorial faz a política editorial do periódico.
Art. 7º Os Editores devem recorrer aos conselheiros editoriais para aprovar cada edição sob a forma de duplo parecer cego entre pares, em pelo menos ¾ dos artigos publicados por ano, ficando SOMENTE ¼ do total de artigos publicados por ano para aprovação direta de artigos convidados.
Art.8º As decisões do Conselho Editorial acerca da publicação ou não de uma dada submissão são acadêmicas, autônomas e irrecorríveis, sendo tomadas em reuniões online previamente convocadas com a antecedência de cinco dias úteis, sendo válidas as convocações eletrônicas por e-mail.
Art. 9º Cada editor executivo recebe artigos para acompanhá-los e fazer a intermediação entre o Autor e pelo menos dois Avaliadores os quais agem em regime de parecer cego.

III. Do Editor Geral
Art. 10. É ele um editor dirigente, membro natural do Corpo de Editores, coordenando as atividades gerais da revista e executando as deliberações do Conselho Editorial.
Art. 11. Ao final de um mandato de dois anos, ou ainda no caso da interrupção deste por renúncia ou qualquer outro motivo, é feita a indicação de um nome da parte do corpo dirigente da revista, em comum acordo e em decisão final cabível exclusivamente ao Colegiado do PPGCJ.
Parágrafo único. Se não houver consenso na indicação de um novo editor geral para a revista no âmbito da Comissão de Editoração, cabe ao Colegiado do PPGCJ instaurar um processo eleitoral no âmbito do Programa, definindo as regras e procedimentos que lhe sejam adequados.

IV. Dos Pareceristas
Art. 12. São experts doutores com vinculação a IES ou Instituto de Pesquisa de natureza acadêmica, os quais emitem parecer científico sobre as publicações e são igualmente chamados de Avaliadores.
Art. 13. Cada avaliador recebe em total condição de anonimato as demandas de parecer e emite os pareceres no prazo acordado com cada editor dirigente responsável por aquele respectivo artigo.
Art. 14. Será solicitado o mínimo de dois pareceres para cada artigo submetido em duplo cego.
Art. 15. Artigos convidados não são submetidos ao sistema de pareceres e não podem ultrapassar o percentual de 25% dos artigos publicados por ano.

Discutido e aprovado em 01 de Setembro de 2011.
Modificado em: 18 de Junho de 2015.

MODIFICAÇÃO. Original do Art. 3o., inc. II: "doutorandos, desde que regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior brasileiras, ou estrangeiras".

 

Plágio – Estamos Alertas

Nós revisamos os manuscritos em várias etapas do processo de avaliação. Repudiamos toda forma de plágio, triando as submissões às quais uma análise acurada venha a demonstrar evidências de tal problema. O corpo editorial deste periódico encoraja autores, usuários e o público em geral a fazer reclamação concreta baseada em indícios, especialmente se o artigo já se encontra publicado neste periódico. Entre em contato.

 

Sem Custos para o Autor (APC)

Não cobramos custos de processamento da submissão ao autor.