SER E AGIR – DA ORDEM TRINITÁRIA AO GOVERNO DO MUNDO, IMPLICAÇÕES DE UMA GENEALOGIA TEOLÓGICA DA OIKONOMIA À LUZ DE GIORGIO AGAMBEN

Autores

  • Felipe Onisto Universidade do Contestado - UnC
  • Danielly Borguezan Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i1.27504

Palavras-chave:

Teologia, Oikonomia, Ser, Agir.

Resumo

O presente trabalho possui como tema central discussões entre Ser e Agir, conceitos apresentados pelo filósofo Giorgio Agamben na obra O REINO E A GLÓRIA: UMA GENEALOGIA TEOLÓGICA DA ECONOMIA E DO GOVERNO : HOMO SACER II (Boitempo, 2011). O objetivo geral do artigo é compreender a teologia cristã e suas influências na economia. A metodologia utilizada é de caráter revisionista, bibliográfica. Estruturalmente o debate decorrerá sobre dois postulados, Genealogia teológica da oikonomia onde as discussões permitirão compreender os conceitos a partir do século III depois de Cristo pelos primeiros padres da igreja, e Teologia e oikonomia - deus virou dinheiro, decorrente das implicações da análise na compreensão do ocidente. As considerações finais apontam que secularmente a igreja se legitimou a guiar as vidas mundanas sob a prerrogativa de um agente transcendente que as observa. Utilizando desses mecanismos o sistema econômico se elevou à sacro, entidade metafísica que expressa humor no mercado financeiro, não agradá-lo impacta diretamente na condução material que as vidas necessitam. Seu bem reside na produção e consumo, não há espaços aos incrédulos, os que o fazem são taxados de inimigos da ordem, rebeldes conspiradores, ameaçadores da lógica e necessitam ser extirpados. Como não se questiona Deus a vertente também se aplica ao mercado financeiro. Com 2016 anos de história, o cristianismo se consagrou e como cópias da vertente a economia caminha nessa direção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Onisto, Universidade do Contestado - UnC

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Contestado - UnC - Canoinhas - SC com Licenciatura Plena em Sociologia. Pós-Graduação em Gestão Pública pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Acadêmico no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado - UnC. Professor da UnC e coordenador do curso de graduação de Ciências Sociais - UnC. Atualmente vincula-se ao grupo de pesquisas interdisciplinar em Ciências Humanas - CNPq e grupo de estudos de Giorgio Agamben. http://www.agambenbrasil.com.br/

Danielly Borguezan, Universidade do Contestado - UnC

Graduada em Direito pela Universidade do Contestado - UnC. Especialização em Processo Civil – UnC. Mestre em Desenvolvimento Regional - UnC.  É advogada e faz parte do corpo docente da Escola Técnica Dama e da Universidade do Contestado - UnC. Coordenadora do curso de Direiro da UnC. Atualmente vincula-se ao grupo de pesquisas interdisciplinar em Ciências Humanas - CNPq e grupo de estudos de Giorgio Agamben. http://www.agambenbrasil.com.br/

 

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O reino e a glória : uma genealogia teológica da economia e do governo : homo sacer, II. Tradução Selvino José Assmann. São Paulo :Boitempo, 2011.

______. Entrevista com Giorgio Agamben. Revista do Departamento de Psicologia da UFF, vol.18, n.1, Niterói Jan./June 2006. Entrevista concedida a Flávia Costa.

______. DA TEOLOGIA POLÍTICA À TEOLOGIA ECONÔMICA ENTREVISTA COM GIORGIO AGAMBEN. Revista Internacional Interdisciplinar Interthesis. V. 2 n. 2 Florianópolis Jul/Dez 2005. Entrevista concedida a GianlucaSacco e traduzida para o português por Selvino José Assmann.

______. Não à tatuagem biopolítica. São Paulo, 2004. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1801200404.htm>. Acesso em: 07 mar. 2015.

BAZZANELLA, Sandro Luiz. A centralidade da vida em Nietzsche e Agamben frente a metafísica ocidental e a metafísica contemporânea. [tese] / Paulo Roberto Sandrini ; orientador, Selvino José Assmann. – Florianópolis, SC : 2010. 468 p.

BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. [Organização Michael Löwy ; tradução Nélio Schneider, Renato Ribeiro Pompeu]. – 1. Ed. – São Paulo : Boitempo, 2013.

NASCIMENTO, Daniel Arruda. Do conceito de inoperosidade no recente vulto de Giorgio Agamben. Cadernos de Ética e Filosofia Política 17, 2/2010, pp.79-101.

OLIVEIRA, Claudio. Agamben, um filósofo para o século 21. São Paulo, 2013. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2013/06/agamben-um-filosofo-para-o-seculo-21/. Acesso em: 07 mar. 2015.

SALVÀ, Peppe. “Deus não morreu. Ele tornou-se Dinheiro". Entrevista com Giorgio Agamben. Tradução Selvino José Assmann. Publicado em 30 ago. 2012. Disponível em: < http://www.ihu.unisinos.br/noticias/512966-giorgio-agamben>. Acesso em: 17 abr. 2015.

SORDI, Caetano. AGAMBEN, GIORGIO. O REINO E A GLÓRIA: UMA GENEALOGIA TEOLÓGICA DA ECONOMIA E DO GOVERNO. Debates do NER, Porto Alegre, ano 14, n. 23 p. 247-254, jan./jun. 2013.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

11-04-2017