ASPECTOS DA CRÍTICA DE FRANCISCO JOSÉ DE JACA À IDEOLOGIA DA ESCRAVIDÃO NA ESCOLÁSTICA COLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i3.34926

Palavras-chave:

Crítica, Ideologia, Escravidão, Colonial, Escolástica.

Resumo

Neste texto propomos a realização da abordagem preliminar do problema da ideologia da escravidão presente nos debates da escolástica colonial. Este foi um dos problemas que atingiu desumanamente as colônias da América espanhola e portuguesa. Assim, temos o interesse de estudar a ideologia da escravidão colonial negra, que abarca os debates ocorridos nas disputas sobre licitude e ilicitude da mesma nas colonias espanholas. Isto implica em múltiplos argumentos que compõem o pensamento sobre o tema da escravidão tanto indígena como negra, que foi tratado por filósofos e teólogos atuantes na história da filosofia escolástica colonial do Novo Mundo. Nesta sociedade, o tráfico sistemático de escravos gerou relações de injustiça e hierarquias que dizimaram um número incalculável de vidas, e que sem dúvida nos legou os seus reflexos em termos de desigualdade social nas relações de raça e etnia desenvolvidas em nosso continente latino-americano. Perseguindo esta controvérsia, tentamos nos apropriar e elucidar o problema da manutenção desta ideologia, que de uma forma paradoxal, buscou legitimar a substituição da escravidão indígena pela escravidão negra. Isto tudo no sentido de buscar-se justificar a ideologia da escravidão negra, como um tipo de prática que fosse legalmente chancelada por meio da licitude conferida por uma série de títulos. Contra estas injustiças, abordamos alguns aspectos da crítica inovadora presente na proposta antiescravagista de Francisco José de Jaca OFMCap (1645-1689). Logo, cabe frisar que o frade capuchinho se insurgiu contra tal prática da ideologia da escravidão, com a sua proposta de liberdade natural e justiça restitutiva, que visa corrigir os danos causados aos povos negros vindos da África que foram submetidos a trabalhos forçados. Então, esta crítica pode ser encarada como um protótipo da gênese dos direitos humanos, que visa fazer a defesa da vida em sua integralidade, sem nenhuma distinção de etnia, cor ou raça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Decothé Junior, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialização em teologia luterana pelas Faculdades EST (EST). Licenciado em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharel em teologia pelas Faculdades EST (EST).

Referências

AÑOVEROS, J.M.G. Luis de Molina y la esclavitud de los negros africanos en el siglo XVI. Principios doctrinales y conclusiones. In: Revista de Indias, ISSN 0034-8341, Vol. 60, Nº 219, 2000, págs. 307-330. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=20028>. Acesso em: 28 jan. 2017.

ARGOTE, G. M.. La filosofia colonial de los siglos XVI, XVII Y XVIII en el nuevo reino de Granada. In: UNIVERSITAS PHILOSOPHICA 23-24, (pp. 11-40), diciembre 1994-junio 1995, Santafé de Bogotá, Colombia. Disponível em: < http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/vniphilosophica/article/viewFile/11539/9436>. Acesso em: 17 jan. 2017.

BÍBLIA DE JERUSALÉM: nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.

BELTRÁN B, D. M. El pensamiento antiesclavista de Francisco José de Jaca, primeras manifestaciones contra la institución de la esclavitud . In: Revista Cuadernos del Caribe ISSN: 1794-7065 | ISSN-e: 2390-0555 | Vol. 17 No. 1 de 2014 | pág. 69-77 San Andrés Isla, Colombia. Disponível em: <http://www.revistas.unal.edu.co/index. php/ccaribe/article/view/50185/50743> Acesso em: 11 jan. 2017.

BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a simulação dos vencidos: ensaio sobre a conquista hispânica da América. Preparação do texto: Katia de Almeida Rossini Iluminuras. Revisão: Ana Paula Cardoso. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Editora Iluminuras Ltda., 1995.

GONZÁLEZ, M. A. P. La lucha por la libertad de naturales y africanos en las Indias Occidentales (siglos XVI y XVII). In: Revista española de derecho canónico, ISSN 0034-9372, Vol. 71, Nº 176, 2014, págs. 369-399. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4893257> Acesso em: 27 jan. 2017.

JACA, Francisco José de. Resolución sobre la libertad de los negros y sus originarios, en estado de paganos y después ya cristianos. Ed. Miguel Anxo Pena González. Madrid: Consejo de Investigaciones Científicas, 2002.

LÓPEZ, García José Tomás (1982), Dos defensores de los esclavos negros en el siglo XVII: Francisco José de Jaca Ofm Cap. y Epifanio de Moiráns Ofm Cap., Caracas, Pontificia Studiorum Universitas a S. Thomas Aq. in Urbe, XV+ 379 págs.

MONTES D'OCA, F. Discurso Antiescravista de Epifanio de Moirans sobre os Títulos de Escravidão. In: Síntese, Belo Horizonte, v. 44, n.139, p. 279-303, Mai./Ago., 2017.

______. Two Capuchin Friars in Defense of African Slaves' Liberty: Francisco José de Jaca and Epifanio de Moirans. In: Patristica et Mediaevalia, v. 36, p. 91-108, 2015.

ORAMA, Rebeca Moreno. Entre la retórica legal y eclesiástica: una misión antiesclavista en el siglo xvii. In: Perífrasis. Vol. 6 n.o 11. Bogotá, enero - junio 2015, 140 pp. ISSN 2145-8987 pp 89-104. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/peri/v6n11/v6n11a07.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2017.

PICH, R. H. Alonso de Sandoval S.J. (1576/1577 - 1652) and the Ideology of Black Slavery: Some Theological and Philosophical Arguments. In: Patristica et Mediaevalia, v. 36, p. 51-74, 2015.

RAMOS, A. A mestiçagem no Brasil. Tradução e revisão de notas por Waldir Freitas Oliveira. Edufal, Maceió, 2004.

SARANYANA, Josep-Ignasi. A filosofia medieval – das oriegens patrísticas à escolástica barroca - tradução: Fernando Salles. - São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lulio”, 2006.

______. Teología en América Latina. Madrid: Iberoamericana; Frankfurt am Main: Vervuert, 1999-2008. 3 v.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

10-12-2017

Edição

Seção

Artigos