REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS-ESTAGIÁRIOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL SOBRE O AGIR DOCENTE: UMA ANÁLISE À LUZ DO ISD

Autores

  • Luiz Henrique S. de Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Gabriela Belo da Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o contexto de produção (mundo físico e mundo sociossubjetivo), os conteúdos temáticos mais recorrentes e as vozes enunciativas que emergem dos textos de três alunos-estagiários, a partir do gênero textual relatório de estágio. A escolha por esse gênero textual justificase devido à relevância do relatório de estágio como uma prática de letramento e formação docente. Os pressupostos teóricos utilizados se pautam no quadro teórico-metodológico e epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo (doravante ISD), proposto por Bronckart (1999, 2006, 2008). Vale ressaltar que lançamos mão das discussões acerca de formação docente, as quais dialogam com as discussões realizadas por Reichmann (2012). Como resultados, constatamos que os documentos oficiais, os gêneros textuais, o planejamento, o espaço físico da escola e a relação professor/aluno são conteúdos temáticos recorrentes, nos três textos que foram investigados. No que diz respeito às vozes enunciativas, podemos concluir que estas são convocadas por meio de itens lexicais, que fazem parte do agir linguageiro docente, constituindo, dessa forma, vozes que estão imbricadas no processo de formação identitária dos alunos-estagiários.

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

Andrade, L. H. S. de, & Silva, G. B. da. (2016). REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS-ESTAGIÁRIOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL SOBRE O AGIR DOCENTE: UMA ANÁLISE À LUZ DO ISD. PROLÍNGUA, 10(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/28702

Edição

Seção

Artigos