O PROFESSOR EM CONSTRUÇÃO E A ESCRITA DE DIÁRIOS REFLEXIVOS: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DENTRO DE UM SUBPROJETO PIBID LETRAS-INGLÊS

Autores

  • Angélica A. de Melo Maia Universidade Federal da Paraíba
  • Giuseppe A Ferreira Dantas Universidade Federal da Paraíba
  • Juliana Barbosa dos Santos Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Vivemos uma época de muitas transformações. Por isso, faz-se necessária a formação de profissionais de mentes mais flexíveis, que sejam capazes de enfrentar mudanças e oferecer respostas efetivas aos novos desafios. Assim como os demais profissionais, o professor também precisa tornar-se mais reflexivo e crítico. Nesse sentido, a escrita de relatos/diários reflexivos (REICHMANN, 2013) tem sido uma prática constantemente adotada em cursos de formação de professores. Por valorizar as contribuições da escrita de diários na formação docente, o Subprojeto PIBID – Letras/Inglês da Universidade Federal da Paraíba considera necessária a escrita de diários reflexivos pelos bolsistas/professores em formação. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os diários de professores participantes desse subprojeto, a fim de discutir os impactos dessa prática para a formação docente. A metodologia consiste em uma análise qualitativa de diários produzidos por 10 professores de língua inglesa em formação inicial envolvidos no projeto supracitado no período de 2014 a 2015, para perceber de que forma essa escrita tem contribuído para a construção da identidade desses futuros docentes. A partir das análises realizadas, observamos que, a princípio, o gênero diário reflexivo foi usado mais como um instrumento de descrição do que de reflexão sobre as aulas. As reflexões mais aprofundadas estão nos diários mais recentes, nos quais os professores expressam suas ideias de forma mais crítica e questionadora, o que permite que eles identifiquem procedimentos e atividades que facilitam ou não o trabalho docente e a aprendizagem dos alunos. É nesse momento em que percebemos o maior impacto dos diários na formação inicial, pois os professores passam a compreendê-los com uma prática de escrita situada e através deles, se percebem como agentes de letramento, em uma dimensão humana e institucional.

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

Maia, A. A. de M., Dantas, G. A. F., & Santos, J. B. dos. (2016). O PROFESSOR EM CONSTRUÇÃO E A ESCRITA DE DIÁRIOS REFLEXIVOS: A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DENTRO DE UM SUBPROJETO PIBID LETRAS-INGLÊS. PROLÍNGUA, 10(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/28705

Edição

Seção

Artigos