IMAGEM CORPORAL, PERFIL LIPÍDICO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE MULHERES EM PROJETO DE EMAGRECIMENTO

Autores

  • Helena Brandão VIANA Docente titular no curso de educação física do Centro Universitário Adventista São Paulo – Unasp. Campus Hortolândia. Hortolândia, São Paulo/Brasil.
  • Elisa Gomes de Carvalho SANTOS Professora especialista de educação física no Centro Universitário Adventista São Paulo – Unasp. Campus Hortolândia. Hortolândia, São Paulo/Brasil.
  • Olga Bouchard MONTEIRO Professora especialista de educação física no Centro Universitário Adventista São Paulo – Unasp. Campus Hortolândia. Hortolândia, São Paulo/Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.25515

Resumo

Introdução: A insatisfação corporal é muito comum nos dias de hoje devido às exigências de um padrão ideal imposto pela sociedade. As pesquisas apontam que indivíduos obesos apresentam frequentemente insatisfação corporal, além de doenças provenientes do quadro inflamatório provocado pela obesidade, como diabetes, hipertensão e coronariopatias. Por isso é tão importante apresentar formas preventivas do ganho excessivo de peso e alternativas de tratamento através da atividade física e mudanças no estilo de vida. Objetivo: Avaliar a percepção da imagem corporal, composição corporal e nível de atividade física de mulheres com sobrepeso e obesas participantes de um projeto de emagrecimento. Materiais e métodos: Foram aplicados dois questionários, sendo a escala de silhuetas para avaliação da imagem corporal e o IPAQ (Questionário internacional de Atividade Física), para avaliação no nível de atividade física. Foram mensurados também o peso, a altura e a circunferência de cintura e quadril para análise de RCQ (Relação cintura quadril). O estudo foi realizado com 20 alunas participantes do Projeto de Extensão Universitária, intitulado: “Emagrecendo com Saúde” da Faculdade Adventista de Hortolândia. Resultados: Entre as participantes 12 apresentaram 2 a 4 pontos de distância na escala de silhuetas e oito tiveram entre 5 e 8 pontos de distância, indicando maior insatisfação na escala de silhuetas. Elas também apresentaram baixo (71%) ou moderado (29%) nível de atividade física, peso excessivo e apresentam alto risco de doenças coronarianas. Conclusão: A insatisfação corporal foi acentuada no grupo de emagrecimento, o que supostamente era esperado, pois quem procura um projeto dessa natureza, além de buscar mais saúde, muitas vezes está à procura de um corpo mais delineado. DESCRITORES Obesidade. Imagem Corporal. Atividade Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

VIANA, H. B., SANTOS, E. G. de C., & MONTEIRO, O. B. (2016). IMAGEM CORPORAL, PERFIL LIPÍDICO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE MULHERES EM PROJETO DE EMAGRECIMENTO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(1), 51–58. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.25515

Edição

Seção

Pesquisa