[ID 35673] O USO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E CÁLCULO DE NECESSIDADE ENERGÉTICA POR NUTRICIONISTAS EM DOIS HOSPITAIS PÚBLICOS DO RIO DE JANEIRO.

Autores

  • Camila Ramos Berniz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Fernandes Gomes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2019v23n2.35673

Resumo

Introdução: O estado nutricional e a avaliação do gasto metabólico têm impacto significativo na evolução clínica dos pacientes. Objetivo: Identificar quais métodos de avaliação do estado nutricional e o cálculo da necessidade energética têm sido eleitos na prática clínica de nutricionistas, conhecendo os motivos que influenciaram suas escolhas. Metodologia: Aplicou-se um questionário semiestruturado, com perguntas quanti e qualitativas, por meio do autopreenchimento. Resultados: A maioria dos entrevistados era do gênero feminino, formados em instituições públicas, com formação complementar. O principal local de atuação foi a internação e o único equipamento comum a todos foi a balança. Os métodos escolhidos por 100% dos profissionais foram o IMC e o método Kcal/Kg de peso. Conclusão: Apesar do conhecimento teórico-prático de diferentes métodos de avaliação nutricional e do cálculo da necessidade energética houve preferência pelos de maior facilidade e praticidade, havendo pouco reconhecimento de suas limitações. Entre os motivos para tais escolhas destacam-se a falta de equipamentos e o número de profissionais por enfermaria. Descritores: Equações Preditivas. Avaliação Nutricional. Nutricionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Ramos Berniz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2017.

Ana Paula Fernandes Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora e Chefe do Departamento de Nutrição Fundamental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Berniz, C. R., & Gomes, A. P. F. (2019). [ID 35673] O USO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E CÁLCULO DE NECESSIDADE ENERGÉTICA POR NUTRICIONISTAS EM DOIS HOSPITAIS PÚBLICOS DO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2019v23n2.35673

Edição

Seção

Pesquisa