ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS PESQUISAS COM DOCUMENTOS CURRICULARES (nacionais e locais)

escola básica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.30090

Palavras-chave:

Escola Básica, Estado do Conhecimento, BDTD, Currículo

Resumo

Neste trabalho objetivamos analisar parte de resultados obtidos em dissertação de Mestrado, organizada sobre o exercício de mapeamento de dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação em educação entre 1998 a 2013. Vale destacar, que operamos com dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), identificando aquelas produções que minimamente trouxeram estudos sobre as etapas da educação infantil e ensino fundamental, na perspectiva da recontextualização do discurso ideológico sobre a distribuição de conhecimentos. Para tanto, elegemos como categorias de análise, currículo, Escola Básica, Educação Básica, distribuição de conhecimentos, conhecimento (enquanto construções intelectuais historicamente produzidas pela humanidade), qualidade (inclua-se educação de qualidade, qualidade na educação, entre outras variações de uso encontradas, referentes às relações com o conhecimento) e avaliação. Entre os resultados das análises destacamos o pequeno contingente de trabalhos, que se dedicaram ao estudo da distribuição de conhecimentos, bem como a expressiva desigualdade regional na distribuição de teses e dissertações produzidas. Por fim, a linguagem escolhida na educação não é neutra, pois com ela compreendemos a realidade educacional de uma forma e não de outra, destacamos determinados problemas, tomamos posição diante deles e expressamos nossas intenções.

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Biografia do Autor

Aline Rabelo Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Acadêmica do Curso de Doutorado no mesmo Programaultura. 

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

28-04-2017

Como Citar

MARQUES, A. R.; SILVA, F. de C. T. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS PESQUISAS COM DOCUMENTOS CURRICULARES (nacionais e locais) : escola básica brasileira. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 137–145, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.30090. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.30090. Acesso em: 29 mar. 2024.