CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

  • Cassia Silva Nunes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i2.25175

Resumo

Em pleno século XXI, convive-se com profundas mudanças nas áreas da ciência, da economia, da política e do social. Época de transitoriedade entre dois paradigmas, o moderno e o pós-moderno para alguns, e emergente para outros, na busca de novos sentidos e novas práticas para a vida na sua totalidade. No campo, o passado é cada vez mais presente nas condições ofertadas para as escolas rurais o que revela o quanto crianças, jovens e adultos veem sua condição de sujeito violada e negada, com políticas públicas, como a educacional, sempre orientadas na contramão dos anseios da população. É dentro deste enfoque que este artigo Cenário da Educação do Campo no Estado do Tocantins, tem como objetivo de traçar o perfil da educação do campo nesta região para que se possa ter parâmetro de discussão e orientação para promoção das políticas públicas. Para tanto, o presente trabalho realizou uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com base nos levantamentos realizados pelo IBGE, Secretaria da Educação do Estado do Tocantins e Secretaria Municipal de Educação, INEP, Pesquisa de Campo. O resultado provisório aponta que ainda persiste a fragilidade no atendimento a educação do campo, embora muito já se tenha alcançado nesta área.

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Biografia do Autor

Cassia Silva Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Professora do Colegiado de Ciências Sociais - UFT

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Publicado

17-09-2016

Como Citar

NUNES, C. S. CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i2.25175. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v9i2.25175. Acesso em: 29 mar. 2024.