A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E OS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA NO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.40724

Palavras-chave:

Organização do trabalho pedagógico., Currículo., Ciclos de formação., Pedagogia histórico-crítica.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a maneira como a proposta curricular na rede estadual mato-grossense se vincula à política de organização do trabalho pedagógico a partir dos ciclos de formação humana. São empregadas as refêrenciais fundamentais da pedagogia histórico-crítica, isto é, toma-se como referência pedagógica fundamental o princípio da humanização como assimilação dos elementos clássicos da cultura humana. Os dados apresentados provêm da análise documental das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso (OC´s) e das respostas de 31 (trinta e um) professores que responderam a um questionário aplicado em agosto de 2017, em quatro (04) escolas da rede estadual de educação, no município de Cuiabá/MT. A partir desse levantamento procurou-se analisar os aspectos conceituais relevantes da proposta curricular voltados à promoção da humanização, via ação intencional voltada à assimilação dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos, efetiva forma de compromisso político que se entende que deve estar presente na escola organizada por ciclos de formação humana. A partir do estudo realizado, foi possível desvelar algumas fragilidades acerca da consistência do documento oficial de referência curricular do Estado de Mato Grosso e dos vínculos com a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Kelly Katia Damasceno, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará e Professora Titular - Efetiva do Secretaria de Estado de Educação.

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Titular da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

26-05-2019

Como Citar

DAMASCENO, K. K.; FERREIRA, B. de J. P. A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E OS CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA NO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 364–379, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.40724. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.40724. Acesso em: 28 mar. 2024.