O ENSINO FUNDAMENTAL DA BNCC

proposta de um currículo na contramão do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.43516

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular., Ensino Fundamental., Currículo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental sob a perspectiva dos estudos de Michael Young. Para isso, em um primeiro momento apresentamos os estudos de Young sobre sua teoria do currículo e explicitamos os conceitos, conhecimento poderoso e conhecimento dos poderosos. Após, apresentamos como a BNCC do Ensino Fundamental está organizada, como as disciplinas escolares aparecem e o que elas indicam para compor o currículo. Por fim, tecemos reflexões com o propósito de apontar questões e problematizar a BNCC sob a luz dos estudos de Young. Acreditamos que a organização proposta neste artigo permite compreender para além dos conceitos elaborados por Young e da estrutura da BNCC Ensino Fundamental, já que também permite sinalizar inquietações/problematizações que podem motivar futuros estudos e pesquisas.

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Biografia do Autor

Janaína Farias de Ornellas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil.

Doutora em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino pela Universidade de São Paulo e Professora Adjunta I da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Luana Cristeinsen Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil.

Licencianda do Curso de Licencitura em Química da UFTM e Bolsista de Iniciação cienctífica do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências (FORPEC).

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Publicado

26-05-2019

Como Citar

ORNELLAS, J. F. de; SILVA, L. C. O ENSINO FUNDAMENTAL DA BNCC: proposta de um currículo na contramão do conhecimento. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 309–325, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.43516. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.43516. Acesso em: 29 mar. 2024.