Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Evidenciação Contábil & Finanças (RECFin) é um periódico científico publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) dessa instituição. Sua missão é contribuir com a construção e a atualização do conhecimento nas áreas de Contabilidade, Atuária e Finanças por meio da publicação de trabalhos que fomentem o debate científico em torno de temas de interesse dessas áreas. Os artigos submetidos a esta revista devem apresentar conteúdo original e relevante, podendo ter sido apresentado em eventos científicos, desde que não tenham sido submetidos à avaliação ou publicação em outro periódico. A RECFin é uma publicação eletrônica quadrimestral dirigida aos professores, pesquisadores, alunos de graduação ou pós-graduação e profissionais de Contabilidade, Atuária e áreas afins.

Atualmente a RECFin consta classificada no seguinte estrados do Qualis CAPES:

B3 - Administração, Contabilidade e Turismo

Os artigos submetidos à RECFin devem estar de acordo com as seguintes linhas editoriais:

a) Contabilidade para usuários externos

Dentre os temas de interesse, destacam-se: Teoria da Contabilidade, Contabilidade Societária, Contabilidade Pública e do Terceiro Setor, Contabilidade Ambiental, Contabilidade Comportamental, Contabilidade Social, Contabilidade Tributária, Capital Intelectual, Auditoria, Análise das Demonstrações Contábeis e Impactos da Contabilidade na Sociedade.

b) Contabilidade para usuários internos

Dentre os temas de interesse, destacam-se: Contabilidade Gerencial, Análise e Gestão de Custos, Controladoria, Gestão Econômica, Planejamento e Gestão Tributária, Planejamento Estratégico, Controle Orçamentário e Gerencial, Sistemas de Informações Gerenciais, Tecnologia e Sistemas de Informação e Contabilidade para Gestão Organizacional.

c) Educação e pesquisa

Temas relacionados à educação e pesquisa em Contabilidade e Atuária, em especial: Educação Superior, Formação Profissional, Currículo Mundial, Processo de Ensino e Aprendizagem, Estilos e Estratégias de Aprendizagem, Tecnologia da Educação, Epistemologia do Ensino e Perfis de Estudantes e Profissionais dessas áreas.

d) Finanças e atuária

Temas relacionados às Finanças Corporativas, aos Mercados de Capitais e à Atuária, em especial: Governança Corporativa, Valuation, Gestão de Riscos, Previdência, Seguros e Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade e à Atuária.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Nominata de Avaliadores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Ahead of Print

Trabalhos aprovados para publicação, mas sem volume e número definido.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seção Nacional

Publicação de textos produzidos em português do Brasil (pt-BR), de acordo com a política de editorial da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Internacional

Publicação de textos produzidos em língua diferente do português do Brasil (pt-BR), de acordo com a política de editorial da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos recebidos serão avaliados em duas etapas:

a) Na primeira, o Editor Geral ou Adjunto examina a adequação do trabalho à linha editorial do periódico e faz uma avaliação desk review.

b) Na segunda, o trabalho é avaliado por, pelo menos, dois avaliadores, mediante o sistema double blind review.

O objetivo dessas avaliações é ajudar os autores a melhorarem a qualidade de seus trabalhos, fornecendo-lhes sugestões construtivas e em tempo razoável, preparadas por avaliadores experientes.

Os resultados das avaliações serão encaminhados aos autores do trabalho em um prazo estimado de até:

a) 30 dias para o resultado da avaliação desk review;

b) Caso o resultado da etapa anterior seja a recomendação de avaliação pelos pares, 120 dias para o resultado da avaliação double blind review.

 

Periodicidade

Em 2013, a periodicidade da RECFin foi semestral.

A partir de 2014, passou a ser quadrimestral, com a publicação de três números por ano, sendo o n. 1 publicado até 30 de abril, o n. 2 até 31 de agosto e o n. 3 até 31 de dezembro.

Atualmente, a RECFin publica seus números no início de cada quadrimestre.

 

Política de Acesso Livre

Tanto a submissão quanto a publicação de artigos na RECFin é gratuita (não há taxas). Esta revista também oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Estrutura Editorial

A estrutura editorial da RECFin é forma por: Editor Geral, Editor Adjunto, Conselho de Política Editorial e Avaliadores ad hoc.

a) Editor Geral: responsável pela gestão da revista, pela revisão preliminar (desk review) e pelo encaminhamento dos trabalhos aos avaliadores ad hoc. É quem indica o Editor Adjunto, o Conselho de Política Editorial e o os Avaliadores ad hoc. Tem mandato de 2 anos (cabendo reeleição) e é escolhido pelo DFC, que deve considerar como atributos para sua escolha: histórico como autor e revisor em periódicos, liderança científica, disponibilidade e compromisso para atuar como editor e plano de trabalho apresentado para a revista.

b) Editor Adjunto: responsável pelo auxílio ao Editor Geral na avaliação preliminar (desk review) e encaminhamento dos trabalhos aos avaliadores ad hoc, no sistema double blind review, para avaliação e parecer em cada uma das linhas editoriais da revista. É indicado pelo Editor Geral, considerando os mesmos atributos para sua escolha. Seu mandato também é de 2 anos, sendo permitida a recondução.

c) Conselho de Política Editorial: responsável pela definição da política editorial da revista, tais como: mudança de missão, escopo e foco, público-alvo, identidade visual, processo editorial e periodicidade. Pode auxiliar em consultas sobre revisões de admissão (desk review), na escolha de avaliadores e nas demais decisões relativas aos aspectos científicos do processo editorial da revista. Os membros são indicados pelo Editor Geral, com mandato de 2 anos, e devem possuir experiência em pesquisa, como autor e como avaliador, principalmente nas áreas de conhecimento foco da revista. Também integram esse conselho o(a) chefe do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) e o(a) coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB.

d) Avaliadores ad hoc: responsáveis pela avaliação dos artigos submetidos à revista. Os avaliadores são escolhidos pelo Editor Geral. Eles devem ser reconhecidos na comunidade acadêmica, distribuídos tanto em termos de suas áreas de atuação quanto geograficamente, abrangendo diferentes especialidades em regiões distintas do Brasil.

 

Direitos e Permissão

Os artigos científicos publicados pela RECFin são de total e exclusiva responsabilidade dos autores que, antecipadamente, cedem seus direitos autorais ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) e ao Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estes, por sua vez, permitem a publicação parcial ou total de seus textos, desde que a fonte seja citada.

 

Ficha Catalográfica

Revista Evidenciação Contábil & Finanças / Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) - v. 1, n. 1 (2013) -.- João Pessoa: UFPB, 2013-.

Quadrimestral

ISSN: 2318-1001

Modo de acesso: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/index

1. Contabilidade 2. Atuária 3. Finanças I. Universidade Federal da Paraíba

 

Indexadores e Diretórios

 

CiteFactor - Academic Scientific Journals

Diadorim - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Portale Bibliográfico de Acceso Libre y Gratuito da Universidad de La Rioja (España)

DOAJ - Directory of Open Access Journals

DOI - Digital Object Identifier (CrossRef)

DRJI - Directory of Research Journal Indexing

e-Revist@s - Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericas

EBSCOhost - Business Source Complete - Magazines and Journals

EZB - Electronic Journals Library

Google Acadêmico - Indexador Google Acadêmico 

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revista Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

OAJI - Open Academic Journals Index

Portal de Periódicos CAPES - Portal de Periódicos da CAPES/MEC

Portal de Periódicos UFPB - Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB

Sherpa/RoMEO - Opening Access to Research

SPELL - Scientific Periodicals Eletronic Library

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras