Produção Científica dos Professores do Departamento de Clínica e Odontologia Social no Período de 2003 a 2007

Fernanda Filgueiras Gonçalves de Farias, Francisca Arruda Ramalho

Resumo


Introdução: A produção e a exteriorização do conhecimento acadêmico são primordiais para que a universidade cumpra seu papel social e contribua para o desenvolvimento da sociedade.
Objetivo: Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a produção científica dos professores do Departamento de Odontologia e Clínica Social da Universidade Federal da Paraíba, no período de 2003 a 2007.
Metodologia: O universo da pesquisa foi composto por todos os 34 professores vinculados ao departamento, e a amostra foi constituía por 27 professores, pois sete foram excluídos da pesquisa. Os dados da pesquisa foram coletados no Currículo Lattes dos docentes. Após a análise dos dados, foi possível traçar o perfil dos docentes e as características de sua produção científica.
Resultados: Observou-se que a maior parte dos docentes é do gênero feminino, natural do estado da Paraíba, possuindo de 18 a 22 anos de graduação, em geral, são bastante qualificados, com grande parte possuindo o título de doutor. Analisando a produção científica dos docentes, observou-se que, quanto a tipologia, os periódicos são os canais formais mais utilizados pelos pesquisadores, com maior parte desses periódicos sendo de circulação nacional. Os resumos publicados em anais de evento foi um importante veículo informal de comunicação científica utilizado pelos professores superando a publicação de artigos científicos em periódicos. A produção técnica dos docentes ainda é incipiente, e, em sua maior parte consiste em cursos de curta duração.
Conclusão: Conclui-se que produção científica dos professores é variada, e, pode-se dizer que está dentro dos padrões de publicação que se espera de um professor universitário.