As Abordagens da Ética na Produção Científica Odontológica Brasileira no Período de 1998-2007

Jaqueline Lopes Menezes da Silva, Wilton Wilney Nascimento Padilha

Resumo


Objetivo: Verificar a ocorrência de temas relacionados à ética na odontologia na produção científica odontológica brasileira, no período 1998-2007.
Metodologia: Foi utilizada uma abordagem indutiva com procedimento comparativo-estatístico. A técnica utilizada foi a documentação indireta. Foi usada a base de dados da BVS (Biblioteca Virtual em saúde), utilizando os seguintes descritores: ética odontológica e ética em odontologia nos portais LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), e BBO (Bibliografia Brasileira de odontologia). Foram coletados os seguintes dados: a) Ano; b) Tema principal e freqüências; d) tipo de publicação; e) revista de publicação.
Resultados: Com o descritor ética odontológica foram encontradas 78 referências e com o descritor ética em odontologia 84 referências. Excluindo as referências repetidas foram analisados 62 resumos de 14 periódicos. Foram encontrados resumos de artigos (62,9%), Dissertações de mestrado (14,52%) e livros (20,97%). Dos artigos encontrados as pesquisas correspondiam a 84,62% e revisões de literatura 15,38%. Identificou-se que os temas relacionados à ética mais abordados são: ética no atendimento odontológico (29,03%), código de ética (12,9%), documentação odontológica (12,9%), ética na pesquisa odontológica (6,45%), propaganda odontológica (6,45%) e formação de profissionais (4,84%).
Conclusões: Os resultados obtidos no estudo indicam que de acordo com a abordagem quantitativa a maioria das produções científicas brasileiras analisadas apresentaram diversos temas relacionados a abordagem ética, com pouca preocupação em relação aos aspectos éticos da pesquisa odontológica e da formação ética dos profissionais de odontologia, evidenciando desse modo um maior interesse dos autores pela ética na prática odontológica.