Revista Lugares de Educação

A Revista Lugares de Educação (ISSN 2237-1451), com periodicidade semestral, é um periódico online, vinculado ao Departamento de Educação (DE), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB), do Curso de Pedagogia. Sua meta principal é tornar-se um veículo para a publicação de artigos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas, resultados de pesquisas educacionais e traduções de obras conceituadas, todos de caráter inédito, nos idiomas Português, Espanhol, Inglês e outros. Possui como linhas de interesse (em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96): Educação básica do campo e da cidade, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação Profissional, Educação Superior; Políticas Educacionais, Movimentos Sociais, Educação ambiental, Educação patrimonial, gestão educacional, formação de professores, aprendizagem e estudos culturais e outros. A revista é dirigida a professores pesquisadores, graduandos e pós-graduandos da área de educação. É formada por uma Equipe Editorial (Editor-chefe, Editor-chefe adjunto e Diretoria de Edição) e por membros dos Conselhos Científicos editorial, Interno e Externo (ad hoc). A RLE possui Qualis B4 - INTERDISCIPLINAR.

ISSN 2237-1451

Notícias

 

PUBLICAÇÃO: DOSSIÊ CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE

 
Esta edição da Revista Lugares de Educação objetiva refletir sobre aspectos do currículo e da formação docente que orientam a prática pedagógica na educação, bem como sobre as experiencias vivenciadas por discentes e docentes que desenvolvem ações através do projeto PIBID.  
Publicado: 2016-06-21 Mais...
 

PUBLICAÇÃO: CHAMADA DE ARTIGOS

 
Revista Lugares de Educação (ISSN 2237-1451) del Departamento de
Educação (DE) del Centro de Ciencias Humanas, Sociales y Agrarias de la
Universidad Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB) convoca a los docentes e
investigadores a proponer sus artículos para ser considerados en el volumen 7,
(14) de 2017 al monográfico titulado: “Educación, desarrollo local y
transformación social” cuya finalidad es difundir trabajos de investigación
inéditos y originales vinculados con la sistematización de prácticas
profesionales e institucionales capaces de construir conocimiento y mejorar la
calidad de vida de personas y territorios.
Podrán presentarse artículos vinculados con investigaciones, proyectos y
experiencias prácticas sistematizadas en torno a: metodologías y prácticas
participativas; prácticas evaluadas de servicios-aprendizaje implementados
desde el ámbito de educación superior; buenas prácticas de desarrollo local en
el medio rural y urbano; políticas públicas de bienestar social; accesibilidad
universal y eliminación de barreras en el medio local; arte para la
transformación social; movimientos sociales; cambio social desde las redes
sociales; implicación de la universidad en la transformación social del entorno;
sistemas de evaluación de competencias que contemplen la participación de
actores sociales y educativos; etc,.
La fecha máxima para la recepción de artículos finaliza el 30 de abril de
2017.
Editor del volumen: Enrique Pastor Seller. Universidad de Murcia (España)
 
Publicado: 2016-04-05 Mais...
 

PUBLICAÇÃO: INFORME

 
INFORME  
Publicado: 2016-03-05 Mais...
 
Outras notícias...

v. 6, n. 13 (2016): DOSSIÊ MEMÓRIAS ESCOLARES: QUEBRANDO O SILÊNCIO...

Sumário

Editorial

Editoral
Eduardo Jorge Lopes da Silva, Patrícia Fernanda da Costa Santos
PDF
1-2
Introdução
Flávia Sousa de Sena, Luiz Gonzaga Gonçalves, Patrícia Fernanda da Costa Santos
PDF
3-6

Memórias

TÍMIDAS LEMBRANÇAS ESCOLARES DE UM MÍOPE: CACOS DE UMA VIVÊNCIA QUE SE TRANSFORMAM EM VITRAIS
Alexandre Magno Tavares da Silva
PDF
4-12
O MÓBILE E O SENTIDO DA ESCOLA: AS DUAS FACES INESQUECÍVEIS DE UMA PROFESSORA
Arilu Silva Cavalcante
PDF
13-18
MEMÓRIAS DA ESCOLA OPRESSORA REVERTIDAS EM ESPERANÇA PARA UMA PRÁTICA LIBERTADORA
Cláudia Costa Duarte
PDF
19-23
LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA: A LUTA POR UMA VAGA NA ESCOLA PÚBLICA
Edna Maria Lopes da Silva
PDF
24-29
APRENDER: UMA BUSCA PERMANENTE
Elma Nunes de Melo
PDF
30-37
A ESCOLA TRADICIONAL NA MINHA RELAÇÃO COM O SABER: MEMÓRIAS DE OBEDIÊNCIA E TRANSGRESSÃO
Flávia Sousa de Sena
PDF
38-43
RELAÇÃO VIDA–ESCOLA: UMA COMPREENSÃO NECESSÁRIA
Francikely da Cunha Bandeira
PDF
44-49
FACES DO SABER E APRENDER NA ESCOLA
Jerusa Pereira de Andrade
PDF
50-56
REVISITANDO MINHA TRAJETÓRIA ESCOLAR: PARA ALÉM DAS RESISTÊNCIAS
Josinalva Silva Paulino
PDF
57-62
A ESCOLA COMO UM MUNDO QUE NÃO FOI ORGANIZADO A MEU FAVOR: QUE NOTA DOU A ELA?
Kadydja Menezes da Rocha Barreto
PDF
63-66
NA ESCOLA COMO UM DEVER A CUMPRIR: LIVRE INCURSÃO PELOS MEUS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES
Luiz Gonzaga Gonçalves
PDF
67-74
ESCOLA: CANAL DE ESPERANÇA PARA “MELHORAR DE VIDA”
Maria de Fátima Pereira da Silva
PDF
75-80
ENCANTOS E DESENCANTOS DA ESCOLA
Maria do Socorro Arruda Diniz Pires
PDF
81-83
A ESCOLA COMO CAMINHO PARA “SER MAIS”
Patrícia Fernanda da Costa Santos
PDF
84-91
DOMINEI O X’ E O X’’: SIM OU NÃO À EMANCIPAÇÃO NOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO?
Quezia Vila Flor Furtado
PDF
92-97
ESTUDAR “PARA SER GENTE”: O MÓBIL E AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES
Regina Celi Delfino da Silva
PDF
98-103