LUDICIDADE NA POESIA INFANTIL

Autores

  • cristiane Lumertz Klein Domingues FAPA

Palavras-chave:

Gênero poético. Lúdico. Jogo. Brincar.

Resumo

Este trabalho discute o caráter lúdico do gênero poético quando dedicado ao público infantil, porque o poema lembra um jogo ao brincar com as palavras. O mais importante é que a poesia, por lembrar uma brincadeira para criança, faz com que ela entre no mundo da escrita oportunizando o desenvolvimento do gosto e o hábito da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

cristiane Lumertz Klein Domingues, FAPA

Cristiane Lumertz Klein Domingues possui Doutorado (2011) e Mestrado (2008) em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Pedagogia (1993) e Especialização em Leirura: teoria e práxis, pela Faculdade Porto-Alegrense, onde leciona, nos níveis de especialização e graduação, as disciplinas de Teoria e Prática Metodológica de Leitura e Escrita I e II, Prática Educativa nos Anos Iniciais e Construção da Linguagem Escrita. Leciona também na Fatepa, na graduação, as disciplinas de Redação Empresarial e Comunicação Corporativa. Alfabetizadora por 15 anos, experiência no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Desenvolve estudos nas áreas da alfabetização, Linguagem, Literatura Infantil , formação docente e Recursos Humanos.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira; CECCANTINI, João Luís. Poesia brasileira para crianças: Uma ciranda sem fim. In: RECHOU, Blanca-Ana Roig; LÓPEZ, Isabel Soto; RODRÍGUEZ, Marta Neira. A poesia infantil no século XXI (2000-2008). Galícia: Xerais de Galícia, 2009. p. 195-217

BEBIANO, Elza. Coisas de crianças. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1986.

ISER, Wolfgang. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção Hans Robert Jauss... et. al.; coordenação e tradução de Luiz Costa lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LALAU. Japonesinhos. São Paulo: Peirópolis, 2008.

MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

MELO, Veríssimo de. Folclore infantil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1985.

MORAES, Vinicius. A arca de Noé. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.

MURRAY, Roseana. Classificados poéticos. Belo Horizonte: Miguilim, 1991.

OBERG, Sílvia. Como vai a poesia? Uma conversa com mediadores de leitura. Disponível em: Acesso em 13 de Marc. 2013.

PAES, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1991.

QUINTANA, Mário. Lili inventa o mundo. São Paulo: Global, 2005.

______. Sapato furado. São Paulo: Global, 2006.

SEBEN, Paulo. Encadeadinho. In: AGUIAR, Vera Teixeira de. (Coord.). Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto, 1997.

VIGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte em la infância. Madrid: Akail, 1982.

Downloads

Publicado

15.11.2013

Como Citar

DOMINGUES, cristiane L. K. LUDICIDADE NA POESIA INFANTIL. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 105–119, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/16985. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação