Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RM&P é uma publicação quadrimestral do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba, com objetivo de publicar e disseminar a produção científica no âmbito do conhecimento médico e da saúde, abrangendo as ciências básicas, a clínica e a investigação. Nesta revista serão publicados os melhores trabalhos de conclusão dos cursos de graduação na referida área do conhecimento da UFPB e de outras universidades, assim como de trabalhos de iniciação científica, após avaliação pelo Conselho Editorial da Revista. Será considerado para publicação todo manuscrito fruto de pesquisa científica de alunos, com o respectivo professor/orientador e outros alunos e professores colaboradores do trabalho.

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

Devem conter novos dados, oriundos de um número representativo de pacientes, utilizando métodos adequados, válidos e confiáveis. Os artigos originais não devem ultrapassar 3.500 palavras e 30 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Revisões sistemáticas, com ou sem meta-análise, objetivas e concisas delineadas para reunir informações relevantes e atualizadas sobre um tópico específico de particular interesse e importância em medicina e saúde. Revisões sistemáticas devem conter no máximo 6.000 palavras e 60 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos e Séries de Casos

Devem fornecer uma curta descrição original de casos particularmente interessantes para pesquisadores e clínicos.  Apesar de concisos, os relatos devem trazer um descrição cronológica detalhada dos casos, destacando sua relevância e originalidade. Os autores devem fornecer revisão da literatura sobre os aspectos clínicos e terapêuticos do tópico relatado, comparando-o com casos similares descritos na literatura científica internacional. Relatos e séries de casos não devem ultrapassar o limite de 1.500 palavras e 15 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Relato do Caso, Discussão e Conclusões.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses

Resumos de dissertações de mestrado ou teses apresentadas e aprovadas nos últimos 12 meses, contados em relação à data de envio do resumo. Devem conter, aproximadamente, 300 palavras. Não haverá revisão do texto dos Resumos de Teses. No arquivo enviado, informar: nome completo do autor e do orientador; membros da banca; data de apresentação e a identificação do programa de pós-graduação em que a dissertação/tese foi desenvolvida e apresentada. A publicação do resumo não impede a posterior publicação do trabalho completo em outro periódico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Cartas ao Editor

Comunicações discutindo artigos recentemente publicados nesta Revista, descrevendo pesquisas originais. As cartas não devem ter mais de 500 palavras e cinco referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos recebidos serão analisados pelo Corpo Científico da Revista M&P (Editor Geral, Editor Adjunto, Comitê Editorial e Consultores Ad Hoc). Cada manuscrito submetido à Revista Medicina & Pesquisa será inicialmente analisado pelo Editor Geral e/ou Editor Adjunto quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos Autores, sendo devolvido em caso de não atendimento daquelas.

Os artigos que contenham erros significativos de metodologia científica, ou que não se enquadrarem na política editorial da Revista Medicina & Saúde, também não serão aceitos. Quando não aceitos, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor. Caso não apresente os referidos problemas, o trabalho é repassado para dois membros do Comitê Editorial, cegos quanto à identidade dos autores.

Após receber ambos os pareceres, o editor os avalia e decide pela aceitação do artigo, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Havendo divergência de parecer, um terceiro avaliador será convocado.


Critérios de Autoria: A Revista M&P recomenda que os manuscritos tenham até seis (6) autores. A política de autoria desta Revista pauta-se nas diretrizes para a autoria do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas exigidos para Manuscritos Submetidos a Periódicos Biomédicos, as quais afirmam que "a autoria deve ser baseada em: (1) contribuições substanciais para a concepção e desenho, ou aquisição de dados, ou análise e interpretação dos dados; (2) redação do artigo ou revisão crítica do conteúdo intelectual; e (3) aprovação final da versão a ser publicada." As condições 1, 2 e 3 deverão ser todas observadas.

Aquisição de financiamento, coleta de dados e/ou análise de dados ou supervisão geral do grupo de pesquisa, por si só, não justificam autoria e deverão ser reconhecidas nos agradecimentos, com autorização das pessoas mencionadas nestes.


Avaliação e Seleção dos Manuscritos: Os trabalhos recebidos serão analisados pelo Corpo Científico da Revista M&P (Editor Geral, Editor Adjunto, Comitê Editorial e Consultores Ad Hoc). Cada manuscrito submetido à Revista Pesquisas em Ciências Médicas será inicialmente analisado pelo Editor Geral e/ou Editor Adjunto quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos Autores, sendo devolvido em caso de não atendimento daquelas.

Os artigos que não apresentarem mérito, que contenham erros significativos de metodologia científica, ou que não se enquadrarem na política editorial da Revista Medicina & Pesquisa, também não serão aceitos. Quando não aceitos, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor. Caso não apresente os referidos problemas, o trabalho é repassado para dois membros do Comitê Editorial, cegos quanto à identidade dos autores.

Após receber ambos os pareceres, o editor os avalia e decide pela aceitação do artigo, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Havendo divergência de parecer, um terceiro avaliador será convocado.

Um manuscrito pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos, mas cada versão é sempre analisada pelos membros do Conselho Editorial que analisaram inicialmente o trabalho e/ou pelo Editor Geral/Editor Adjunto, que detém o poder da decisão final, podendo a qualquer momento ter sua aceitação ou recusa determinada.

O anonimato será mantido em todo o processo de julgamento. Os comentários dos revisores serão devolvidos aos autores para modificações no texto ou elaboração de justificativa para sua permanência. Somente após aprovação final dos revisores e editor, os manuscritos serão encaminhados para publicação.

Sempre que possível, os trabalhos serão publicados na ordem cronológica do recebimento da versão final (data de aceitação), mas, a critério do Conselho Editorial, poderá haver antecipações.

A Revista Medicina & Pesquisa desencoraja o envio de manuscritos que abordam mais de um aspecto do mesmo estudo. A submissão de um artigo publicado em outro veículo por outro autor (plágio), ou pelo mesmo autor (publicação duplicada), é considerada antiética e inválida.

Quando aceitos, os textos estão sujeitos a correções ou modificações de padronização editorial, que não alterem o estilo do autor, além daquelas sugeridas pelos revisores. Os artigos aceitos para publicação serão enviadas ao autor correspondente em arquivo PDF para as correções cabíveis. Modificações de frases ou adições não são mais permitidas nesta fase. É da responsabilidade do autor correspondente garantir que todos os autores do manuscrito estejam de acordo com as alterações feitas sobre as provas. Estas devem retornar no prazo de dez dias, a contar da data do envio das mesmas.

 

Periodicidade

Quadrimestral. A critério do Conselho Editorial a revista poderá editar números especiais.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...