Revista Paraibana de História

Periódico eletrônico mantido pela Associação Nacional de História – Seção Regional da Paraíba (ANPUH-PB).

ISSN: 2446-5852


Imagem para capa da revista

 PÚBLICO-ALVO

  • Profissionais de História e áreas afins (Geografia, Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Educação, Filosofia, etc).

TEMÁTICAS

A revista atuará na divulgação de artigos, resenhas e entrevistas que tenham como objeto as mais variadas temáticas abordadas pelo campo da História, priorizando a diversidade de temas e enfoques teórico-metodológicos apropriados na atualidade pelos historiadores, quer em ações de pesquisa quer em atividades pedagógicas. A cada número poderá ser feito um dossiê temático.

LINHA EDITORIAL

A linha editorial da Revista Paraibana de História estará assentada na busca pela divulgação de produções realizadas por historiadores e profissionais de áreas afins que atuam nas mais variadas esferas do campo historiográfico, com destaque para aquelas produzidas a partir dos bancos universitários, bancos escolares e nos mais variados lócus de ensino, pesquisa e extensão.
Distanciando-se de perspectivas que buscam manter uma relação meramente estética e contemplativa para com o passado, e de visões passadistas da História, a Revista se proporá a congregar produções que realizem abordagens onde as temporalidades presentes e pretéritas não sejam vistas como excludentes entre si, a partir da premissa segundo ao qual o historiador (esteja ele elaborando uma tese de doutoramento ou ministrando uma aula de Ensino Fundamental) realiza um sobrevoo sobre o passado sem que seus pés deixem – e o de seus interlocutores diretos − de tocar o chão do presente, colaborando por meio desse voo com a construção do presente nos seus mais variados âmbitos (cultural, político, econômico etc).

SEÇÕES

  • Capa;
  • Editorial;
  • Dossiê: Cada número da revista, além das demais publicações, poderá apresentar um dossiê de artigos voltados para um dos inúmeros temas considerados centrais para as sociedades paraibana, brasileira e internacional, bem como para o ofício do historiador nesse início do século XXI;
  • Resenha: A cada número poderão ser publicadas de uma a três resenhas sobre obras em História ou áreas afins. Em cada resenha será analisada uma obra no formato livro (impresso ou eletrônico) inédita publicada, preferencialmente, nos últimos dois anos ou reeditada recentemente. Embora as resenhas devam ser publicadas em idioma português, as obras analisadas poderão ter como objetos de análise obras escritas em outros idiomas;
  • Entrevista e perfil: A revista contará ainda com uma coluna de entrevistas com Historiadores (ou profissionais de outras áreas que tenham contribuído para a difusão e desenvolvimento de práticas historiográficas), em atuação ou aposentados, que tenham ações ou publicações de destaque no âmbito historiográfico (ensino, pesquisa, extensão e atuação social) paraibano, nacional e internacional, com destaque para os profissionais locais.