Participação Popular no Contexto das iniciativas de Governo Aberto: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Cristiane Sinimbu Sanchez Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação http://orcid.org/0000-0002-0247-3579
  • Patricia Zeni Marchiori Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2017v2n2.34564

Palavras-chave:

Participação cidadã, Governo Aberto, formas de participação, Revisão Sistemática

Resumo

As iniciativas de Governo Aberto (GA) preconizam a transparência, a colaboração e a inovação, o controle social e a participação como formas de combate à corrupção e aprimoramento da gestão democrática. Este estudo buscou explorar os elementos que caracterizam a participação popular no contexto das iniciativas de Governo Aberto, derivando-se da aplicação de alguns protocolos de revisão sistemática da literatura, estruturado com base em estratégia de busca nas bases de dados: Business Source Complete, Science Direct e Web of Science – Coleção Principal. Aplicaram-se critérios de inclusão/exclusão de documentos, resultando em 64 documentos para análise. Os resultados indicam que a participação, no contexto de GA, compõe-se de alguns elementos, a saber: espaços, ferramentas, tecnologias de informação e comunicação. A participação se dá, por vezes, de forma institucionalizada, sustentada por entidades coletivas que representam a sociedade civil organizada. Quanto à participação dos cidadãos na elaboração destas políticas, as iniciativas de GA se encontram em estágio de implementação e reformulação de políticas que garantam tanto o acesso aos dados abertos governamentais, assim como os espaços de representação da sociedade. Aponta-se, ainda, que existem condicionantes para a participação – barreiras e desafios – que estão relacionadas à assimetria de informação, falta de experiência no uso das ferramentas, entre outros. Destaca-se que a sistematização destes elementos pode contribuir para a melhoria de políticas de inclusão da sociedade na elaboração e acompanhamento de políticas públicas de interesse dos cidadãos. Considera-se que a apresentação e discussão destes elementos possa contribuir, futuramente, para a criação um quadro conceitual na temática.

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Biografia do Autor

Cristiane Sinimbu Sanchez, Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e Especialialista em Biblioteca Escolar, também pela UFAM (2013). Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2017).

Bibliotecária da Universidade Federal do Paraná, onde atua como chefe da Biblioteca de Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de unidades de informação; Fontes de Informação; Bases de Dados; Periódicos Científicos; Dados abertos; Governo Aberto; Participação em Governo Aberto; Incentivo à leitura.

Patricia Zeni Marchiori, Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação

Bacharel em Biblioteconomia - UFPR. Especialista em Gestão do Conhecimento em Oceanografia e Ciências da Água - VUB/Bélgica. Mestre em Ciência da Informação - UFRJ/IBICT/CNPq. Doutora em Ciências da Comunicação (Ciência da Informação) - USP.

Professora Titular - UFPR/DECiGI

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Publicado

2017-12-22