Representações queer no documentário Bichas: cibercultura e reconfiguração do audiovisual contemporâneo

Autores

  • Tiago José Lima PPGC/UFPB
  • Alisson Gutemberg

Resumo

A produção audiovisual durante muito tempo foi monopolizada por grandes instituições. Nos últimos anos, a cibercultura tem proporcionado diversas transformações sociais e tecnológicas, dentre elas, a inversão dos pólos de produção e difusão de informações (FERDINAND e NICOLAU, 2015). A intenção deste trabalho é discutir de que maneira a cultura digital pode contribuir com algumas reivindicações dos estudos queer. Tendo como objeto empírico o documentário Bichas (Marlon Parente, 2016), verificamos como estas novas ferramentas têm estimulado a produção de narrativas mais próximas à realidade da comunidade LGBT e que podem incentivar a constituição de uma sociedade mais democrática e menos preconceituosa.

Palavras-chave: Representação. Queer. Cibercultura. Audiovisual.

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Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Artigos