O ensino de ética jornalística e o exemplo da revista Veja

Autores

  • Wellington Anselmo Martins PPGC/UFPB
  • Pedro Luis Bueno Berti

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n4.33875

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é apresentar uma forma reflexiva de ensino de ética jornalística a partir do estudo de um exemplo atual da mídia de massa brasileira. Os objetivos específicos são dois: 1) conceituar a ética kantiana e seu princípio de livre reflexão crítica; 2) levantar dados sobre chamadas de capa da revista Veja. O período de um ano, delimitado de maio de 2015 a maio de 2016, é para pesquisa da versão impressa da revista Veja. A revisão de literatura e a análise de conteúdo são os métodos empregados. Os resultados teóricos afirmam a necessidade de liberdade de pensamento. E os resultados quantitativos sugerem uma prática parcial da mídia estudada: 17 vezes, em chamadas de capa, cita-se o ex-presidente Lula da Silva (PT), sempre associando-o à corrupção; uma única vez cita-se o ex-presidente Fernando Henrique (PSDB), mas sem crítica a ele. Tal exemplo de possível prática parcial serve de base, em sala de aula, para a reflexão crítica e o ensino de ética jornalística.

Palavras-chave: Ensino de ética. Ética jornalística. Revista Veja.

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Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

Artigos