Marketing de conteúdo e a ressignificação cultural através das bicicletas do Itaú

Autores

  • Marlon Camargo PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n8.35732

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir sobre os aspectos de representação na comunicação. Trata-se de uma análise dos elementos que contribuem para a constituição de um símbolo semiótico e a sua relação com o processos de ressignificações culturais praticados por empresas através do marketing de conteúdo. Os referenciais teóricos para embasar a reflexão estão na semiótica de Charles Sanders Peirce (2010), na noção de cultura apresentados por Raymond Williams (2011) e nos conceitos de marketing de conteúdo sugeridos por Joe Pullizi (2016). O artigo considera os signos trabalhados na peça publicitária Equilíbrio #issomudaomundo do Itaú Unibanco veiculada no ano de 2013. Analisar os signos utilizados por uma das marcas mais valiosas do Brasil, torna-se relevante para o entendimento dos diversos elementos persuasivos utilizados para a construção de significados através da comunicação publicitária.

Palavras-chave: Marketing de conteúdo. Símbolo. Cultura. Publicidade.

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Publicado

2017-08-20

Edição

Seção

Artigos