Qualidade de Software Percebida pelos Usuários do Sistema SIAFI: Avaliação de Um Instituto Federal em Minas Gerais

Autores

  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC
  • Jefferson Lopes La Falce Universidade FUMEC
  • Paulo Henrique Pimentel Veloso Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i2-26517

Resumo

Este artigo visa apresentar, através do prisma dos quesitos de qualidade de uso de software listados pela ISO/IEC 9126-1, a percepção dos usuários de um sistema utilizado nas instituições federais de governo, o SIAFI. A pesquisa realizada através de entrevista semi-estruturada com servidores dos campi de Januária e Montes Claros destinou-se a registrar suas impressões de maneira a produzir uma interpretação da percepção de servidores públicos sobre o sistema SIAFI. Portanto, objetivou-se avaliar a percepção dos usuários dos níveis operacional e gerencial sobre qualidade de uso de software relativa ao sistema de informação SIAFI. A pesquisa apontou que a maioria dos servidores de nível operacional entrevistados se apresentaram satisfeitos com o software, ao passo que usuários detentores de cargo em comissão expressaram que o sistema ainda é ineficiente quanto a informações que deveriam auxiliar os gerentes. O sistema foi considerado seguro e rápido, apesar de alguns entenderem que existem falhas significativas, principalmente no que tange à entrada de dados e interface (sistema e usuário) que provocam retrabalho. Dentre as considerações da pesquisa, destacam-se maior ênfase em relação ao treinamento prévio dos usuários do SIAFI e reavaliação sobre níveis de acesso ao sistema praticados no Instituto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC

rofessora Adjunto da Universidade FUMEC - Minas Gerais - Brasil. Atua como Professora e pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração - PDMA ( desde 2011). Em junho de 2015 foi eleita e indicada como Coordenadora do PDMA. Professora e Pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (desde 2012). Professora de Graduação em Administração e Ciência da Computação (2011- atual). Doutora em Economia Aplicada (UFV - 16/05/2005), Mestre em Economia Rural (UFV - 2001)

Paulo Henrique Pimentel Veloso, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Possui graduação em Admnistração de Empresas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2000) e Mestrado em Administração pela Fundação Mineira de Educação e Cultura - Universidade FUMEC. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (desde 2010), foi professor em cursos técnicos (entre 2005 e 2009) e superiores (entre 2006 e 2010) na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e também professor de Educação Superior na Associação Educativa do Brasil entre (entre março de 2007 e junho 2009)

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

De Muylder, C. F., La Falce, J. L., & Veloso, P. H. P. (2016). Qualidade de Software Percebida pelos Usuários do Sistema SIAFI: Avaliação de Um Instituto Federal em Minas Gerais. Teoria E Prática Em Administração, 6(2), 200–228. https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i2-26517

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)