Práticas Organizativas e Memórias: um Estudo Sobre uma Organização Artesanal na Cidade de Goiás-GO

Autores

  • Josiane Silva de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Thayane Gomes Ramos Universidade Federal de Goiás
  • Gisele Bernardo Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Lara Rezende Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i1-27542

Palavras-chave:

Práticas organizativas. Memórias. Etnografia. Cidade de Goiás

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma discussão sobre as relações entre as práticas organizacionais e memórias na prática do bordado na cidade de Goiás, Goiás. Realizamos uma discussão acerca da teoria das práticas e memórias proposta por Schatzki (2006) com uma pesquisa etnográfica desenvolvida entre os meses de março e dezembro de 2015, em um ateliê de confecção de bordados na cidade de Goiás, Goiás. Como técnicas de coleta de dados utilizamos observações participantes na organização pesquisada, além de entrevistas de história de vida com a mestra artesã. Os resultados da pesquisa destacam a afetividade como base de articulação das memórias e práticas organizacionais. Isso porque, por um lado, a dimensão teleoafetiva das práticas, ao destacarem a sociabilidade feminina no ambiente familiar como base de reprodução da prática do bordar no contexto pesquisado, evidencia como as questões de gênero estão implícitas na produção das memórias sobre os bordados. Por outro lado, essa dimensão, quando articulada em uma dinâmica onde as relações de forças econômicas são predominantes, a exemplo dos sujeitos quando estão em situação de privação de liberdade, reconfiguram as memórias das práticas do bordado destacando a produção de renda como base deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Silva de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás (PPGAdm/UFG). Pesquisadora do Observatório Estadual da Economia Criativa de Goiás (OBEC/GO). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada e mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.

Thayane Gomes Ramos, Universidade Federal de Goiás

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Observatório da Economia Criativa (OBEC-GO)

Gisele Bernardo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Observatório da Economia Criativa (OBEC-GO)

Lara Rezende, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG)

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Silva de Oliveira, J., Ramos, T. G., Bernardo, G., & Rezende, L. (2016). Práticas Organizativas e Memórias: um Estudo Sobre uma Organização Artesanal na Cidade de Goiás-GO. Teoria E Prática Em Administração, 6(1), 16–40. https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i1-27542

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)