TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DE CALÇADOS DO VALE DO SINOS
Resumo
O objetivo do trabalho é descrever as transformações observadas ao longo do tempo na organização do processo de trabalho na indústria de calçados do Vale do Sinos e identificar os seus determinantes. O trabalho, além da discussão teórica, contou com pesquisa direta por meio de visitas a empresas, entrevistas com trabalhadores e empresários do setor, e imagens enquanto registro factual das transformações verificadas. Dado o controle do processo de trabalho pelo capital, são variadas as formas específicas de sua organização. Absorvendo práticas desenvolvidas em outras atividades, a indústria calçadista as adotou de acordo com as modificações na demanda em termos de tipos de calçados e de tamanho dos pedidos. Utilizando grupos artesanais de trabalho até o ingresso no mercado externo ao final dos anos 1960, o setor migrou para um processo de trabalho com a utilização de trilhos e esteiras para atender a demandas em altos volumes e pouca variedade. Com a diminuição dos tamanhos dos pedidos e de maior diversificação de linhas e modelos que se observam a partir do início da década de 1990, o setor passou a adotar grupos ou células de trabalho. Esteiras e grupos coexistem em função do tamanho e variedade dos lotes de calçados produzidos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.