O IMPACTO ECONÔMICO REAL DA MUDANÇA DEMOGRÁFICA ESPERADA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2017v16n1.36022Resumo
Este artigo busca mensurar o impacto do envelhecimento populacional visto pelo lado real da economia, mostrando como tal fenômeno afetaria a esfera produtiva devido a menor disponibilidade do fator trabalho. Análises baseadas em razões de dependência possuem limitações por basicamente relacionarem quantitativos estimados de idosos e população total, mesmo não sendo toda a população adulta ocupada nem todos os idosos não-ocupados. Além disso, a depender do comportamento do produto médio por trabalhador uma maior razão de dependência não necessariamente significa maior "peso" para a população ocupada. Neste trabalho buscou-se isolar o componente demográfico para simular qual seria o comportamento compensatório mínimo necessário das variáveis não demográficas em questão - taxa de participação, taxa de ocupação e produto médio por trabalhador. Os resultados mostraram que a magnitude do impacto exclusivamente demográfico é tal que o desempenho necessário das outras variáveis citadas para compensá-lo é totalmente plausível, não havendo razão para "fatalismo demográfico".
Palavras-chave: Envelhecimento populacional. Força de trabalho. Disponibilidade do fator trabalho.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.